Issa Rae: “A diversidade precisa de uma publicidade melhor”
Ao promover seu novo documentário Seen & Heard, a atriz, escritora, cineasta e produtora criticou a indústria por construir sucesso às custas dos talentos pretos
Ao promover seu novo documentário Seen & Heard, a atriz, escritora, cineasta e produtora criticou a indústria por construir sucesso às custas dos talentos pretos
Amanda Schnaider
9 de março de 2025 - 12h23
Assim como sua personagem Issa Dee em Insecure, o senso de humor é uma característica marcante da escritora, atriz, cineasta e produtora, Jo-Issa Rae Diop, mais conhecida como Issa Rae. Na tarde deste sábado, 8, ela mergulhou em sua carreira e contribuições para a audiência preta, enquanto arrancava gargalhadas do público.
Issa Rae compartilhou detalhes sobre seu mais novo projeto Seen & Heard com a HBO (Crédito: Amanda Schnaider)
Sua primeira aparição de destaque na mídia foi com o lançamento da série de comédia The Misadventures of Awkward Black Girl, no YouTube, em 2011, criada e interpretada por ela. Porém, o “sim” que mudou a trajetória de sua carreira foi mesmo o da HBO para Insecure. “Honestamente, até aquele momento, estava convencida de que Awkward Black Girl seria o meu grande marco”, comentou.
Mas uma coisa Awkward Black Girl e Insecure têm em comum: as experiências pessoais e a identidade de Issa influenciaram fortemente a narrativa de ambas as produções, permitindo uma representação autêntica da vida das mulheres negras.
Após a produção em parceria com a HBO lhe render uma série de indicações ao Emmy e ao Globo de Ouro, agora, a autora embarca em um novo projeto com a HBO, a série documental Seen & Heard, que tem como objetivo narrar a história da representação preta na televisão.
Exibida em primeira mão no South by Southwest (SXSW), no sábado, 8, antes de estrear na Max, Seen & Heard se afasta dos formatos tradicionais de documentário, apresentando figuras proeminentes da televisão negra, incluindo Oprah Winfrey e Shonda Rhimes, e suas contribuições para essa mídia.
“Assistir eu mesma e ouvir algumas dessas histórias pela primeira vez me inspira. O final desse documentário me inspira a fazer mais e me recompor”, completou.
Jacqueline Coley, do Rotten Tomatoes, revelou que o primeiro episódio do documentário é focado em como os estúdios de televisão antigamente “usavam a audiência negra”, e então os “abandonavam assim que fosse conveniente”. Neste sentido, Issa pontuou que quis mergulhar nesse projeto porque “às vezes, parece uma conspiração”, mas que pôde ser comprovada.
“Uma coisa é dizer isso. Você pode ter ouvido alguém dizer isso na história da televisão e na história de redes [de televisão] específicas”, disse Rae. “Mas ter os criadores, showrunners e escritores reais narrando a história disso é inegável. Queríamos criar uma história abrangente e ser capazes de mostrar, com evidências, que foi assim que eles construíram o sucesso de suas redes nas nossas costas”, alertou a produtora. “Quase não temos nada para mostrar por isso, o que é trágico. E a história se repete”.
Issa também comentou sobre seu recente sucesso como produtora da comédia One of Them Days, que tem SZA e Keke Palmer no elenco principal e já arrecadou quase US$ 50 milhões nos cinemas, mesmo com um orçamento modesto.
“Nós só queríamos uma oportunidade de ser bem-sucedidos. Conseguir um lançamento nos cinemas já era um grande marco para nós”, disse. “Estou grata que o público parece saber, tipo, ‘ah, precisamos apoiar este filme nos cinemas ou talvez não haja outra oportunidade como essa novamente’.”
Durante a conversa, Issa ainda enfatizou que a iniciativa de diversidade precisa de um publicitário melhor. “O anti-DEI, a retratação imediata de quaisquer esforços para nivelar o campo de jogo e focar em nossas histórias, acho que [vem de] um grande mal-entendido e um medo de exclusividade”, ressaltou. “A diversidade precisa de um publicitário melhor”.
Num esforço contínuo para construir histórias autênticas e representativas, em 2020, Issa fundou a Hoorae, empresa de mídia multifacetada que desenvolve conteúdo em vários meios, para cinema, TV e digital. “Temos uma equipe incrível e nos esforçamos para criar os próximos executivos que estão tornando esta indústria empolgante novamente. E, sim, eles realmente me dão muita esperança para o futuro”, frisou.
Ainda neste sentido, Issa pontou que há executivos surgindo na indústria que estão lutando para ter novas vezes, apesar da resistência, apesar de colocarem seus empregos em risco. “Eu admiro aqueles que ainda estão pressionando por histórias diversas apesar dos mandatos”, disse. “Admiro qualquer pessoa que esteja indo para o governo, entrando na política, tentando fazer mudanças fora disso [indústria]”.
Ela também enfatizou que, às vezes, o ônus é colocado sobre as celebridades para que elas se manifestem. “Eu fico tipo, ‘Vocês todos calem a boca e apoiem as pessoas que estão fazendo o trabalho… e façam isso silenciosamente. Essa é a melhor maneira de fazer a mudança, não se tornar o centro dela, mas encontrar alguém no nível de base e colocar seu peso por trás dela.”
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