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De 7 a 15 de março de 2025 I Austin - EUA
SXSW

Líderes: visão estratégica não pode ser um luxo – deve ser um hábito

Não estamos nem perto de entender o potencial das tecnologias que temos à disposição hoje, nem daquelas que ainda devem surgir


16 de março de 2025 - 12h00

“Os líderes do futuro precisam ser fluentes em tecnologia – entendendo seu funcionamento e impacto – para tomar as decisões certas em um mundo em transformação”, Amy Webb, fundadora e CEO do Future Today Institute.

É com essa frase que quero começar este artigo! Dita por uma das vozes mais influentes da atualidade, ela me fez repensar diversos conceitos, justamente porque aborda o papel da liderança, público com o qual atuo ativamente. Em seu já ansiosamente aguardado “Emerging Tech Trend Report”, Amy apresentou um cenário em que inteligência artificial, realidades imersivas e a neurotecnologia serão capazes de remodelar todo o mercado.

De acordo com o relatório de mais de mil páginas sobre o futuro da tecnologia, não estamos nem perto de entender o potencial das tecnologias que temos à disposição hoje e muito menos daquelas que ainda devem surgir nos próximos anos. A Inteligência Artificial, como a conhecemos hoje, deixará de ser mera observadora de nosso dia a dia e passará a ter controle sobre algumas ações.

Veremos também a fusão entre IA e biologia tornando a matéria programável e a vida reprogramável. Tudo isso será possível diante do que Amy chama de “The Beyond”, ou seja, um espaço de transição tecnológica e social onde as regras tradicionais deixam de se aplicar e onde inteligência artificial, biotecnologia e sensores avançados convergem para redefinir a realidade.

Dentro deste cenário, qual o real papel da liderança em novos tempos?! Como os líderes devem se preparar? Esses são questionamentos comuns entre os mais de 2 mil CEOs e C-levels que fazem parte da comunidade B2B. Para aqueles que não puderam acompanhar o SXSW de 2025, listo alguns pontos indicados por Amy:

  • Aceite que o futuro não será linear e se antecipe às tendências para conseguir se adaptar da melhor forma possível.
  • A velocidade das mudanças que vivemos exige visão além do imediato, portanto pense sempre grande.
  • Entenda que as regras do jogo mudam cada vez mais rápido e, nesse cenário, a resistência é sempre um risco. Ficar na zona de conforto não é uma opção.

Analise as peças do problema que está em sua frente e entenda como cada uma delas pode se encaixar nas possibilidades de solução. Afinal, “O maior erro das empresas é reagir às tendências em vez de antecipá-las. A visão estratégica não pode ser um luxo – deve ser um hábito.” (Amy Webb).

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