8 de março de 2024 - 20h30
No primeiro dia de SXSW, discutimos como as mulheres quebram barreiras e constroem suas narrativas dentro e fora das telas, sob 5 diferentes pontos de vista que apontam para um único caminho: ainda há muito para conquistar.
Meghan, a duquesa de Sussex, teve um dos seus primeiros despertares para o feminismo ainda criança, escrevendo cartas para uma empresa de lava-louças que exibia um comercial misógino na televisão americana. Sua experiência não só deixa claro a importância da publicidade como também traz à tona nossa responsabilidade.
Em uma sequência de testemunhos sobre suas diferentes experiências, sentimos a audiência (majoritariamente feminina) vibrar em uma energia que demanda muito mais do que os avanços que fizemos até hoje.
Brooke Shields, a atriz e CEO, traz à tona a importância de quebrarmos os estereótipos de mulheres mais velhas na televisão e Nancy Wang Yuen, a sociologista, nos alerta sobre a necessidade de trazermos pessoas de diferentes raças para contarem suas próprias histórias.
Os dados também nos fazem repensar muito do nosso trabalho, já que muitas meninas e mulheres se sentem violadas e assediadas diariamente na internet, se tornando um grande problema de saúde mental e pública, como Nancy pontuou.
Deixo o Austin Convention Center com a sensação de que, no mundo dos nossos briefings, planejamentos e campanhas, ser intencional e cobrar atitudes para mudar essa realidade é mais do que uma responsabilidade, é um compromisso com o futuro do mercado que merecemos viver.
Em Marketing de Influência, nosso trabalho na Mudah, o discurso tem ainda mais importância, com pessoas construindo conteúdos para outras pessoas. E como disse Brooke Shields, todo grande movimento começou em uma sala pequena. Espero que nos lembremos disso toda vez que nos reunirmos em uma.