6 de março de 2025 - 13h57
A caminho de Austin (Texas) e me preparando para a minha primeira participação como palestrante no South by Southwest (SXSW), não deixo de pensar sobre a relevância em conseguirmos levar o ineditismo de ideias ao berço da criatividade mundial, ajudando a pautar as novas tendências do mercado e selando a contribuição do Grupo Boticário para o setor, com o reconhecimento que perenemente trabalhamos para alcançar: ser uma companhia precursora de conversas relevantes para a sociedade.
Ter uma nova e instigante contribuição para levar à audiência, em meio a um evento em que as ideias fluem tão dinamicamente, é, sem sombra de dúvidas, algo que traz grande gratidão e mostra que estamos na direção correta quando pensamos na cultura de inovação presente na essência da companhia, que hoje é a maior em beleza no país.
Me sinto orgulhosa!
Longevidade é a conversa da vez
Creio que, para falar em tendência, precisamos inevitavelmente refletir sobre o futuro, e não há maneira melhor de acessá-lo do que abraçando a longevidade e as novas perspectivas trazidas por ela. É com esse tema que faço minha estreia como painelista no SXSW, ao lado de Carla Buzasi, CEO da WGSN, empresa parceira e que é referência na previsibilidade de comportamentos do consumidor em todo o mundo.
No Grupo Boticário, temos dado grande peso ao tema, pois encontramos nele uma lacuna de mercado, onde há muito o que falar, mas pouca gente disposta a isso… Afinal, quem quer pensar em envelhecer?!
Para dar largada à conversa, encabeçamos projetos de valor para a comunidade acima dos 45 anos ao longo dos últimos anos. Como o “Pacto Prateado”, que visa garantir a diversidade etária em nossas comunicações e equipes, além de investirmos em campanhas e lançamentos que atendem às demandas reais dos consumidores maduros, como a chegada da linha Botik Resveratrol, do Boticário, voltada a auxiliar nos cuidados da pele durante os primeiros sinais do climatério, sintoma causado pela menopausa.
Então, gosto de pensar em minha presença no South by Southwest 2025 como o enlace que faltava para amarrar essa estratégia de cauda longa e com intuitos genuínos, que temos construído a respeito da maturidade. É com segurança que levamos esse olhar para as tendências do mercado prateado, analisando de forma muito próxima a relação dele não apenas com o setor de beleza, mas também com outros temas que permeiam a vida humana e que, por consequência, muito se relacionam com a forma como lidamos com a sustentabilidade, as relações sociais, o modelo de consumo, etc.
O que mais espero ao desembarcar?
Além da minha principal aposta, que é a longevidade e a forma como as marcas têm se preparado para conversar assertivamente com o consumidor maduro, também anseio para captar novidades e trazê-las, ainda frescas, ao mercado de comunicação nacional.
Acredito que devemos ter discussões construtivas no âmbito social, sobre as abruptas mudanças no consumo de conteúdo e como ele tem chegado às novas gerações, sendo esse cenário um reflexo dos novos padrões de relacionamento estabelecidos pelos mais jovens. Também creio que a intergeracionalidade e a dissolução das “caixinhas geracionais” sejam tópicos em evidência nas conversas.
Além disso, na edição passada, vimos muitas discussões sobre o uso efetivo e ético da inteligência artificial, mas acredito que, para 2025, a interação “homem/máquina” evoluiu e devemos ver esses debates mais amadurecidos e progressivos sobre o uso de I.A e novas propostas de tecnologia. Aposto também que, justamente por conta das novas perspectivas de tempo de vida e pelas mudanças impostas pela relação desequilibrada da humanidade com a natureza, veremos ideias disruptivas a respeito da biotecnologia, para quem sabe conseguirmos preservar espécies e biomas por meio de recursos científicos.
Por fim, desembarco ainda mais entusiasmada pela aproximação da minha palestra, com o tema “Beauty 2030: the 5 trends redefining the future of longevity”, que acontecerá no domingo (9), às 10h, na “Sala Topaz” do Hotel The Line. Faço a minha estreia, junto à do Grupo Boticário (como painelista), confiante de que estamos levando à Austin toda a potência criativa brasileira, com insights muito valiosos e alinhados à linha criativa do festival.
Te espero por lá!