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De 7 a 15 de março de 2025 I Austin - EUA
SXSW

“Parem de culpar os games pelos problemas da sociedade”

Estamos mais conectados do que nunca, mais ferramentalizados do que nunca e, ainda assim, mais solitários e desconectados do que nunca


15 de março de 2024 - 17h23

oi com essa provocação que Rachel Kowert, psicanalista e renomada pesquisadora sobre games e seus impactos sociais e psicológicos, abriu seu painel no SXSW.

Com embasamentos de pesquisas e artigos, o painel desconstruiu a noção comum de que os games são a raiz de problemas como violência, solidão e até mesmo obesidade.

E aí, vou trazer pra cá uma outra informação que ouvi no painel da Sandy Carter, de que em pleno crescimento exponencial de ferramentas de AI; aplicativos de companhia humana são as ferramentas de AI que lideram o ranking de buscas por ferramentas de AI.

Estamos mais conectados do que nunca, mais ferramentalizados do que nunca e, ainda assim, mais solitários e desconectados do que nunca. Só que os games sempre existiram. Estão entre nós desde muito antes do boom da internet e redes sociais.

E então, volto para as palavras de Rachel Kowert, que disse que “Os gamers não podem ser responsabilizados por malefícios que são na verdade, consequência do mundo contemporâneo. Ao invés desses malefícios, jogos são poderosas ferramentas que combatem esses mesmos problemas. O game é uma importante forma de conexão com outras pessoas, promove bem-estar, e criatividade.”

Muito se falou por aqui no SXSW também sobre o poder das comunidades. Os games dão uma poderosa sensação de pertencer a algo maior, a uma comunidade, a um grupo de pessoas. E isso é um contraponto poderosíssimo ao tempo atual que vivemos.

Para finalizar, Rachel deixa a mensagem clara de que precisamos, como sociedade, reavaliar nosso olhar e relação com os games, encorajando uma visão mais positiva e integrativa de seu papel de desenvolvimento humano.

Vou terminar esse texto, da mesma forma como a Rachel terminou seu painel: com uma sugestão de leituras e artigos para continuarmos essa conversa.

Começando com o livro escrito por ela: “New Perspectives on the Social Aspects of Digital Gaming”.

Para saber mais, vale muito uma visita ao site da pesquisadora, onde ela deixa vários conteúdos sobre suas pesquisas relacionadas ao assunto: https://rkowert.com/

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