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De 7 a 15 de março de 2025 I Austin - EUA
SXSW

Menos participantes, mais marcas: a presença brasileira no SXSW 2025

Apesar da menor adesão de brasileiros entre os participantes, as empresas nacionais reforçam a presença no festival de inovação que se propõe a fazer uma reflexão sobre o futuro


5 de março de 2025 - 6h01

Em 2019, 2023 e 2024, o Brasil foi a segunda maior delegação credenciada para o South by Southwest (SXSW), atrás somente dos Estados Unidos, país sede do festival. Enquanto em 2019 foram 1.600 brasileiros, em 2024, esse número chegou em 2.500. No entanto, para 2025, a organização do evento não espera que o número ultrapasse os do ano passado.

Brasil SXSW 2025

SXSW 2024 recebeu o maior número de brasileiros entre todas as suas edições (Crédito: Sopa Images/Getty Images)

A menor adesão brasileiros se reflete também nos palcos do Conference, parte destinada às palestras, workshops e apresentações do SXSW. Enquanto em 2023 e 2024 houve 22 painéis com brasileiros na programação, neste ano, esse número caiu para 18. Apesar de a organização do festival não se posicionar oficialmente sobre o assunto, a alta do dólar parece ser um dos principais motivos para tal.

Força corporativa

Entretanto, o interesse do Brasil pelo evento não diminuiu, pelo contrário. O Itaú Unibanco, por exemplo, retorna ao SXSW como patrocinador pelo terceiro ano consecutivo. Além disso, seis empresas brasileiras ou com atuação no Brasil patrocinam painéis de conteúdo do festival.

Unico, Embraer, Hospital Albert Einstein e CI&T retornam, enquanto Grupo Boticário e Publicis Groupe Brasil participam pela primeira vez. Neste ano, a Latam Airlines ainda patrocina o SXSW Innovation Awards, que reconhece os projetos criativos mais empolgantes do mundo e celebra avanços tecnológicos, conquistas e descobertas.

O presidente do Einstein, Dr. Sidney Klajner, explica que hospital retorna ao SXSW pela terceira vez, porque o festival se propõe a fazer uma reflexão sobre o futuro, em várias áreas do conhecimento, onde tendências emergentes são debatidas e desenvolvimentos antecipados.

Bob Wollheim, EVP Growth da CI&T, ressalta que o processo de criação do painel apresentado pela marca neste ano no festival foi colaborativo, envolvendo diversas áreas da companhia nos Estados Unidos e no Brasil, além de parcerias estratégicas com as empresas participantes.

O Grupo Boticário, por sua vez, participa ativamente do SXSW pela primeira vez neste ano. Segundo Renata Gomide, vice-presidente de marketing do grupo, o processo de estudo da longevidade para o painel da marca no festival expandiu horizontes e trouxe perspectivas inéditas, agregadas ao tema da palestra, a respeito de como a progressão do tempo de vida humana impacta em assuntos adjacentes, como questões ambientais, de comportamento, diversidade.

Agências de olho no festival

A primeira participação global do Publicis Groupe no SXSW é interessante, uma vez que a presença de agências de publicidade, normalmente, não é tão expressiva no festival, principalmente, de suas operações brasileiras, ressaltando que Brasil foi o escolhido para representar o grupo no palco do SXSW 2025.

“Estamos vivendo um bom momento de grupo Publicis no Brasil, estamos sendo escolhidos para várias coisas”, afirma a também caloura no festival, Andrea Fernandes, a Chief Operations Officer (COO). Segundo a executiva, o interesse do Publicis Groupe pelo festival surgiu após observarem o crescimento da relevância do evento para o mercado brasileiro.

Confira abaixo todos os painéis apresentados por empresas brasileiras na programação do SXSW 2025:

Unico

Protecting Digital Identity When Disasters Strike

08 de março às 16h* no Hilton Austin Downtown – Salon J

Desastres não apenas destroem infraestrutura física – eles abrem a porta para a exploração digital. Golpistas atacam populações vulneráveis, explorando sistemas de identidade comprometidos e comunicação fragmentada. Nesta sessão, um especialista em identidade digital levará o público à mente de um golpista, mostrando como eles visam crises e quais medidas é possível tomar para proteger identidades digitais. De protocolos de dados de emergência a tecnologia focada na privacidade, o painel explorará como superar atores maliciosos antes que eles ataquem, garantindo que as pessoas não enfrentem uma crise digital além de outros desastres.

Embraer

Path to Net-Zero 2050: Blue Skies or a Bumpy Flight?

09 de março às 10h* no The LINE – Onyx Ballroom 1/2/3/4

Enquanto a indústria da aviação corre em direção à meta ambiciosa de alcançar emissões líquidas zero até 2050, este painel examinará criticamente o progresso feito até agora e os desafios que ainda existem. O painel ainda explorará se indústria está no caminho certo, os potenciais obstáculos e as estratégias transformadoras necessárias para atingir essa meta. A discussão adotará uma abordagem ousada e intersetorial, incorporando diversas perspectivas de formuladores de políticas, líderes da indústria, inovadores e defensores ambientais para abordar o futuro da aviação sustentável.

Grupo Boticário

Beauty 2030: The 4 Trends Redefining the Future of Longevity

09 de março às 10h* no The LINE – Topaz Ballroom 1-2-3

À medida que a expectativa de vida aumenta, as percepções sobre o envelhecimento estão mudando. Até 2050, a população global com mais de 60 anos deve dobrar, chegando a 2,1 bilhões, redefinindo padrões de beleza e autoestima. A longevidade está se tornando uma força dominante nos gastos com bem-estar, com o mercado preparado para se expandir além dos círculos ultra-ricos para as massas. Este painel explora como a Economia da Longevidade trata de viver melhor por mais tempo — estendendo a saúde, não apenas a vida. As marcas estão investindo em produtos que aprimoram a longevidade, democratizando o bem-estar com ferramentas, serviços e centros de pesquisa para todas as fases da vida.

CI&T

From Legacy To Leading Edge: AI in Automotive

09 de março às 16h* no The LINE – Onyx Ballroom 1/2/3/4

A indústria automobilística está em um momento crucial, impulsionada por novos concorrentes que estão remodelando o mercado e pela inteligência artificial (IA) que está desencadeando a modernização de sistemas legados. Tanto a necessidade de mudança quanto a capacidade de executá-la estão se alinhando, preparando o terreno para uma intensa corrida de inovação. O painel explorará uma indústria pronta para comprimir 20 anos de inovação em apenas alguns. Líderes importantes da indústria discutirão como as montadoras podem aproveitar a IA para acelerar a inovação, redefinir a experiência do cliente para se adaptar às demandas mutáveis do consumidor e aprimorar as ofertas de mobilidade para transformar o futuro do setor automotivo.

Hospital Albert Einstein

The Amazon: The Intersection of AI, Health and Technology

10 de março às 11h30* no JW Marriott – Salon BC

A região da Amazônia brasileira, com cerca de 28 milhões de habitantes e alguns dos mais baixos índices de desenvolvimento social, tem sofrido com os efeitos do aquecimento global na saúde da população. Os mais impactados são justamente aqueles que menos contribuem para as mudanças climáticas, especialmente as comunidades ribeirinhas e indígenas. O painel mostrará como a justiça climática desafia a região e como iniciativas de inovação e tecnologia abordam esse perfil populacional. Alguns dos projetos em andamento na área podem impactar a saúde em todo o mundo.

Publicis Groupe Brasil

Storms of Innovation: Driving Creativity in Turbulent Times

11 de março às 14h30* no The LINE – Topaz Ballroom 1-2-3

O Brasil é celebrado globalmente por sua criatividade, vista nos prêmios de Cannes, na música e na liderança em inovações como os sistemas eleitoral e bancário. Essa criatividade persiste apesar dos desafios econômicos, levantando a questão: como o Brasil pode ser tão criativo? O estudo do Publicis Groupe Brasil revela dois fatores-chave: uma mistura cultural única de raízes indígenas, africanas, europeias e asiáticas, e a resiliência na escassez, promovendo adaptabilidade e soluções inventivas. A apresentação explorará como esses traços perduram, inspirando empresas e marcas a prosperar no mundo de hoje.

SP House maior ainda

Outra iniciativa brasileira que volta ao festival é a Casa São Paulo, organizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, InvestSP e Prefeitura de São Paulo. Neste ano, a iniciativa conta com apoio de grandes patrocinadores, como Ambev, Fundação Itaú, Itaú, Toyota, Sabesp e Prodesp.

Além disso, no SXSW 2025, a casa terá um espaço maior, de 1.200 metros quadrados, com dois andares e com presença de alguns dos nomes mais célebres da história do South by Southwest, como Amy Gallo, Ian Beacraft e Neil Redding.

Marília Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de SP, ressalta que há ensaios de alguns outros estados que queiram participar da iniciativa. “Chama SP House, se vierem outros parceiros, precisamos entender como vamos nos posicionar com relação a isso. Mas isso é uma discussão para 2026”, completa.

*Horário local

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