Assinar
De 7 a 15 de março de 2025 I Austin - EUA
SXSW

Planejar é essencial, abrir-se ao inesperado também

Um dos grandes valores dessa experiência é abrir espaço para o novo: criar conexões com as pessoas, assistir keynotes que trarão um olhar para inovação que venha de algo não óbvio, entre outros


7 de março de 2025 - 16h09

Entre fotos, vídeos e reportagens sobre o Carnaval, eu me vi dedicada a explorar a minha trilha para o meu primeiro SXSW em Austin. Ir ao SXSW sempre foi um desejo que finalmente se tornou ação em 2025.

Ao me deparar com tantas palestras, workshops, mentorias e meetups, a pergunta principal que se faz é: o que me traz ao SXSW? Quais são as minhas principais expectativas? Afinal, o SXSW tem mais de 450 palestras distribuídas em 23 trilhas distribuídas durante os nove dias de evento. Dentro dessa programação, temas como Inteligência Artificial, Marketing e Experiência de Marca, Indústria de Tech, Cultura dentre outros são os meus principais interesses. Minha conclusão imediata foi de que seria impossível cobrir tudo o que eu tenho interesse. Em tempos em que buscamos produtividade e eficiência em tudo o que fazemos, obviamente fui tomada por um sentimento de FOMO (fear of missing out). Entretanto, não era esse o tipo de experiência que eu esperava ter. A proposta principal era de renovação e não apenas dar check in em uma sequência de palestras. Na verdade, esse ritmo é praticamente o nosso dia a dia diante de tantos compromissos diários em que apertamos o botão do piloto automático e deixamos nossa agenda praticamente toda ocupada sem espaço para explorar algo novo ou novas ideias.

Para resolver este dilema, fiz uma analogia com algo que não é tão novo para mim. Sou novata em SXSW mas tenho uma certa experiência com festivais de música, que adoro frequentar. Meu aprendizado é que os momentos mais inesquecíveis que vivi não vieram somente das bandas que sempre sonhei em ver tocar ao vivo, mas também daqueles momentos em que eu simplesmente dei espaço para me surpreender com bandas até então desconhecidas Ou seja, o planejamento é primordial, mas ter espaços em aberto e disponibilidade para o novo, para a descoberta e a surpresa têm um valor enorme!

Ao conversar com veteranos do SXSW, reforcei a conclusão de que esta mesma filosofia pode ser aplicada ao evento. Um dos grandes valores dessa experiência é abrir espaço para o novo: criar conexões com as pessoas, assistir keynotes que trarão um olhar para inovação que venha de algo não óbvio, explorar a cidade e as ativações do evento, explorar novas bandas e lançamento de filmes dentro das trilhas de música e filme, dentre outras coisas. Trazer um olhar mais humano e menos programático. Por fim, posso afirmar que não deixarei de ver os palestrantes mais esperados, mas vou assegurar espaço para o SXSW me surpreender.

SXSW 2025, desejo apenas que você me surpreenda!

Publicidade

Compartilhe