Estrelas e tópicos em pauta no SXSW 2023
Robert Downey Jr., o CEO da Patagonia, o co-fundador da OpenIA, Esther Perel, RZA e outros figuram na programação do festival
Robert Downey Jr., o CEO da Patagonia, o co-fundador da OpenIA, Esther Perel, RZA e outros figuram na programação do festival
8 de março de 2023 - 11h04
Por Amanda Schnaider e Thaís Monteiro
Este mês, Austin recebe público de diversos países, e sobretudo do Brasil, para o South by Southwest. É a segunda vez que o evento retorna pós-pandemia, ainda em formato híbrido. Em 2022, a programação focou especificamente nos whistleblowers de big techs, no cenário imersivo da Web3, em propostas sustentáveis, em dar vazão à criatividade em tempos de crise e outros tópicos.
Alguns dos temas focais deste ano não diferem muito do anterior. O metaverso, sustentabilidade e criatividade ainda estão na pauta, mas a popularização do ChatGPT, o movimento da Patagonia ao doar seus lucros para iniciativas sustentáveis, o digital como direcionador político e o local da emoção humana no meio disso tudo ganharam maior destaque. O CEO da marca e o co-fundador da Open IA representam o investimento da programação nesses tópicos.
Ao invés dos whistleblowers, nomes como Robert Downey Jr., Tilda Swinton, o casal Jonas e a banda New Order figuram como estrelas. A fundadora do movimento ‘me too’, Tarana Burke e a psicoterapeuta Esther Perel se destacam enquanto pensadoras atuais. Outras figuras e palestras interessantes estão listadas na agenda abaixo.
O South by Southwest pode ter passado a abranger um público mais corporativo, mas sua veia cultural segue pulsando. A atriz Tilda Swinton e a banda New Order, formada, em 1980, a partir de membros remanescentes da banda inglesa Joy Division, discutirão suas carreiras. O ator Robert Downey Jr. conversará com especialistas sobre sua nova área de interesse: crimes online, que custaram aos americanos US$ 7 bilhões em 2022. O casal Priyanka Chopra Jonas e o cantor e ator Nick Jonas trazem assuntos humanitários ao palco. Priyanka é embaixadora da ONU pelos direitos das crianças.
Robert Downey Jr. (Online Crime: An American Crisis)
Austin Convention Center – Ballroom EF
11 de março – 14h30 às 15h30
Tilda Swinton
Austin Convention Center – Ballroom D
13 de março – 13h às 14h
New Order
Austin Convention Center – Ballroom D
15 de março – 13h às 14h (horário local)
Priyanka Chopra Jonas
Priyanka Chopra Jonas in Conversation with Jennifer Salke
Austin Convention Center – Ballroom D
10 de março – 13h às 14h (horário local)
Nick Jonas
Crushing: The Burden of Diabetes on Patients
Austin Convention Center – Ballroom D
13 de março – 10h às 11h (horário local)
Fundadora do movimento ‘me too’, Tarana Burke participa de uma conversa com a chief diversity officer da TBWA\North America, Aliah Berman, sobre mudanças coletivas e diversidade como vantagem. A psicoterapeuta Esther Perel discutirá como o mundo conectado e causador de ansiedade tem afetado relações humanas, incertezas, imperfeições e intimidade. Já o rapper RZA, do grupo Wu-Tang Clan, divide perspectivas sobre sua produção criativa e como criar impacto cultural e comunitário de forma duradoura.
Tarana Burke
Austin Convention Center – Ballroom EF
10 de março – 16h às 17h (horário local)
Esther Perel (The Other A.I.: The Rise of Artificial Intimacy & What it Means for “Us”)
Austin Convention Center – Ballroom D
11 de março – 16h às 17h (horário local)
RZA (36 Chambers of The RZA)
Austin Convention Center – Ballroom D
14 de março – 14h30 às 15h30
Amy Webb, John Maeda e Rohit Bhargava são nomes tradicionais na agenda do SXSW. Este ano, não será diferente. A CEO do Future Today Institute apresenta tendências tecnológicas e possíveis cenários a serem encarados no futuro próximo. Bhargava e Henry Coutinho-Mason revelarão histórias que mudarão o mundo na próxima década. John Maeda se concentrará na contraposição entre IA e neurociência. Há, ainda, palestras sobre os benefícios de trazer humor, personalidade e storytelling para as marcas e a Deloitte apresentará a história do futuro a partir das três fases da internet.
Amy Webb Launches 2023 Emerging Tech Trend Report
Austin Convention Center – Ballroom D
11 de março – 10h às 11h (horário local)
15 Non-Obvious Trends Shaping Our Future Normal (Rohit Bhargava)
Austin Convention Center – Ballroom D
11 de março – 11h30 às 12h30 (horário local)
Bye Boring, Hi Bold: The Future of B2B Marketing
JW Marriott – Salon GH
12 de março – 10h às 11h (horário local)
Design in Tech Report 2023: Design and Artificial Intelligence (John Maeda)
Austin Convention Center – Ballroom D
12 de março – 11h30 às 12h30 (horário local)
A Brief History of the Future
JW Marriott – Salon AB
13 de março – 14h30 às 15h30 (horário local)
“A Terra é agora nosso único acionista”, disse Yvon Chouinard, dono da Patagonia, ao anunciar que os lucros da empresa serão direcionados a organizações que combatem as mudanças do clima. Representando a empresa, o CEO Ryan Gellert explicará o futuro do negócio. Outra CEO, Mary Barra, da GM, tratará dos avanços de grandes montadoras em veículos autônomos e elétricos. O papel do conteúdo e da publicidade também estão representados em discussões sobre o impacto de impressões de anúncios digitais na emissão de carbono e as possibilidades da publicidade verde e necessidade de mudar a narrativa sobre o clima para uma perspectiva positiva a fim de gerar ações e não desesperança.
Ryan Gellert (CEO da Patagonia)
Austin Convention Center – Ballroom D
12 de março – 13h às 14h (horário local)
Digital Ads: Climate’s Next Great Battleground
JW Marriott – Salon E
12 de março – 14h30 às 15h30 (horário local)
How Climate Storytelling Can Beat Climate Doom
Austin Marriott Downtown – Waller Ballroom C
13 de março – 14h30 às 15h30 (horário local)
Self-Driving Cars: From Science Fiction to Scale
Austin Convention Center – Ballroom A
14 de março – 11h30 às 12h30 (horário local)
Lançado pela OpenIA em novembro de 2022, o ChatGPT fez o debate sobre inteligência artificial escalar por todos os campos. O co-fundador e presidente da OpenIA, Greg Brockman, debaterá o futuro da identidade, mídia e da humanidade em face da IA. O impacto da IA no trabalho e as oportunidades, desafios e perigos que representa, assim como a computação quântica, estão em pauta.
OpenAI Co-founder on ChatGPT, DALL·E, and the Impact of Generative AI
Austin Convention Center – Ballroom D
10 de março – 14h30 às 15h30 (horário local)
Operationalizing Empathy: How AI Will Shift Human Consciousness and Accelerate Emotional Intelligence
Hilton Austin Downtown – Salon K
12 de março – 10h às 11h (horário local)
The Universal Intern and Partner: How Generative AI is Changing How we Work
Austin Convention Center – Ballroom EF
12 de março – 14h30 às 15h30 (horário local)
QuantumanAI: Why Your Future Depends on Quantum Computing & Artificial Intelligence
Hilton Austin Downtown – Salon H
15 março – 11h30 às 12h30 (horário local)
Com o intuito de auxiliar empresas e líderes de marketing a se defenderem dos gastos durante a crise econômica, Nancy Hill, CEO da Marcus Thomas LLC, traçará quatro estratégias de publicidade. Além da crise econômica, outro fator que tem desafiado a indústria de publicidade é a crise da complexidade, trazida pela internet. Nick Law, global lead for design & creative tech da Accenture Song vai ao SXSW para ajudar os executivos de marketing a resolverem essa questão.
Advertising Strategies for a Brutal Budget Season
JW Marriott – Salon E
11 março – 11h30 às 12h30 (horário local)
Only Deep Simplicity Can Fix the Complexity Crisis (Nick Law)
JW Marriott – Salon 6
11 de março – 14h30 às 15h30 (horário local)
Brand Activism: No More Business as Usual
JW Marriott – Salon GH
12 de março – 11h30 às 12h30 (horário local)
Will Data Privacy Kill Advertising?
JW Marriott – Salon E
13 de março – 10h às 11h (horário local)
Nos últimos dois anos, a creator economy cresceu em mais de 165 milhões de criadores, chegando a 303 milhões no mundo, segundo dados do estudo “Future of Creativity”, da Adobe. De olho nisso, o SXSW reunirá uma série de palestras que abordarão assuntos que permeiam esse mercado, desde plataformas que incentivam e impulsionam os creators até avatares baseados nos próprios criadores do mundo físico, que ganham salário.
Diverse Creators Are Underpaid: How Do We Fix It?
JW Marriott – Salon GH
10 de março – 11h30 às 12h30 (horário local)
Next Gen Entrepreneur: Rise of the Creator Economy
Hilton Austin Downtown – Salon K
10 de março – 14h30 às 15h30 (horário local)
Fueling the Creator Economy by Building Community
Hilton Austin Downtown – Salon G
12 de março – 14h30 às 15h30 (horário local)
Salaried Avatars: Creators Join the Avatar Economy
JW Marriott – Salon GH
13 de março – 16h às 17h (horário local)
Compartilhe
Veja também
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo
SXSW 2025 terá Douglas Rushkoff, Amy Webb, John Maeda, entre outros
39ª edição do South by Southwest apresenta uma mescla entre veteranos e estreantes em sua grade de programação, composta por 23 trilhas