Assinar
De 7 a 15 de março de 2025 I Austin - EUA
SXSW

Refletindo com as siglas do SXSW e seu valor nessa experiência incrível

Uma reflexão sobre como os 3R's da relevância, os 3C's da resiliência e compaixão e os 3W's da saúde mental podem transformar nosso cotidiano


25 de março de 2024 - 14h10

Esta foi a minha estreia no SXSW e, para além das discussões sobre inteligência artificial, saúde mental e criatividade, algo que se destacou em todas as palestras que acompanhei foi o uso generalizado de siglas para elucidar conceitos. Desde as abreviações mais comuns no próprio evento, como FOMO (Fear of Missing Out – medo de perder algo), até os 3R’s da Beyoncé.

Compartilho aqui as três siglas que julguei mais relevantes:

3R’s da Beyoncé: Já sabemos que Beyoncé é uma referência quando se trata de criatividade, engajamento e encantamento. Mas por que tudo o que ela faz é tão bem-sucedido? Segundo Jon Youshaei na palestra “Insider Insights from 8 years working at Instagram & YouTube”, Beyoncé utiliza os 3R’s da relevância: Research + Remix + Repackage. Ou seja, é extremamente importante mantermos os olhos abertos e buscar referências, não importa de onde, quando ou de quem. Tudo o que vemos um dia fica armazenado em nossa memória. “Eu vi esse vídeo no YouTube há cerca de um ano… Guardei na minha memória. Beyoncé”. Depois, as referências se misturam e é aí que nascem as melhores ideias. Por fim, você adiciona sua própria identidade, colocando seu toque pessoal. Ou seja, passamos do Copy & Paste (simples copiar e colar) para o Copy with Taste (copiar com toque de sabor/estilo).

3C’s da resiliência e compaixão: Essa foi outra palestra incrível, ministrada pelo Dr. Simram Jeet Singh (https://www.meioemensagem.com.br/sxsw/simran-sxsw-2024). Ele começa dizendo o quanto a palavra “resiliência” perdeu seu significado devido ao seu uso incorreto em workshops e até mesmo em produtos que prometem ensinar a ser resiliente. Para ele, a resiliência está ligada à compaixão e aos 3C’s: Curiosidade + Coragem + Conexão. A curiosidade nos leva a investigar mais a fundo o que está acontecendo, não aceitando simplesmente que as coisas são como são. É importante entender o por quê das coisas e questionar a situação. Depois disso, é preciso coragem para agir. Ser resiliente não significa achar que está tudo bem ou que as coisas vão passar porque você já enfrentou situações piores. A resiliência implica coragem para agir, fazer diferente, buscar novas formas de progredir e superar a situação. Por fim, a conexão. É óbvio que, para ter compaixão, é preciso se conectar com o outro, mas vai além da empatia. É sobre se conectar verdadeiramente, buscar uma rede de apoio, encontrar pessoas que ajudem você a seguir em frente e dar o próximo passo. Essa palestra me fez refletir sobre as relações humanas que construímos e o quanto a resiliência é mais do que apenas seguir em frente.

3W’s da saúde mental: Seguindo essa linha de relações humanas, o painel com Selena Gomez, que estava acompanhada de sua mãe Mandy Teefey, Corey Yeager, Solomon Thomas, e mediado pela psicóloga Jessica Stern, trouxe um dos grandes temas do SXSW deste ano: saúde mental. Com relatos pessoais emocionantes de todos os participantes e uma brilhante contribuição do Dr. Corey Yeager, fomos levados a refletir sobre como é mais fácil pensar coisas negativas sobre nós mesmos do que positivas (https://www.meioemensagem.com.br/sxsw/selena-gomez-saude-mental). Jessica Stern concluiu o painel com a reflexão sobre os 3W’s: Wish / Wonder / Win. Wish (desejo) – algo que você deseja para si mesmo, algo que queira fazer, experimentar, uma meta a ser alcançada. Wonder (curiosidade) – algo que desperte sua curiosidade, que te inspire. Win (vitória) – algo que você faz bem, do qual se orgulha, algo que você deve continuar fazendo.

Ao voltar dessa experiência incrível que foi o SXSW, percebo a importância de conectar tudo o que presenciei (os 3Rs), compreendendo que as conexões humanas são primordiais (os 3Cs) e começando pelo autocuidado (os 3Ws).

Publicidade

Compartilhe