DE 08 A 16 DE MARÇO DE 2024 | AUSTIN - EUA

SXSW

Senso de Comunidade

A importância de construção de comunidade é um tema recorrente no SXSW, incluindo os territórios de game, Metaverso e Web3 também


17 de março de 2023 - 9h47

Diversidade racial nas empresas

(Crédito: Fizkes/ Shutterstock)

O Reddit vai completar 18 anos este ano. Nos EUA a sua penetração é de 29,3%, enquanto no Brasil fica em torno de 9,6% (16-64 anos – GWI). Sua missão é ser a comunidade para as comunidades. Um lugar onde as pessoas compartilham interesses em comum e por isso criam cultura e estabelecem um vínculo emocional. A comunidade está no centro de tudo que o Reddit faz. A importância de construção de comunidade é um tema recorrente no SXSW, incluindo os territórios de game, Metaverso e Web3 também.

Pessoas usam o Reddit pra discutir o último episódio de Last of Us, verificar se promoção ou desconto vale realmente a pena, ouvir a opinião de especialistas e pessoas comuns antes de comprar algo.

O anonimato, não torna o ambiente tóxico. Muito pelo contrário, todas as opiniões contrárias convivem em uma mesma thread. Quem quiser participar do Reddit tem que entrar em uma comunidade e será “julgado” no bom sentido se não se comportar de forma adequada ou por pessoas que realmente entendem de determinado assunto…

O uso de vídeos está crescendo, mas ao contrário do que pregam outras plataformas, o texto não está morto é um comportamento comum em diferentes gerações, não apenas entre os mais velhos.

É claro que as gerações têm comportamentos diferentes. A geração do milênio procura por informações referentes aos diferentes estágios de vida, como morar sozinho ou casar. Enquanto a Geração Z explora aspectos de suas identidades, quem são, em diferentes aspectos, de questões políticas a identidade de gênero. Eles também se sentem mais à vontade compartilhando conhecimento com pessoas que não conhecem.

E como a empresa ganha dinheiro? a primeira fonte de negócios é a publicidade. As pessoas vêm ao Reddit para se informar, então a publicidade é sobre informação, educação, prestação de serviço, tirar dúvidas. Trazer algo de valor e não apenas a oferta promocional de um produto. A Adidas fez uma campanha de muito sucesso na plataforma com especialistas falando sobre o design do tênis, como ele foi feito, explicando porque ele tinha uma alta performance.

Eles têm mais de 100.000 comunidades, então podem cobrir qualquer setor. Mas mais importante do que ter acesso a uma audiência demográfica, o contexto importa. Então estar no contexto que as pessoas estão interessadas no tema é importante ter o público aberto para ouvir sua mensagem.

Chegar no Reddit é como chegar em uma festa, você precisa se apresentar, respeitar quem já está ali, começar uma conversa. Você não chega gritando e invadindo a sala, como boa parte da publicidade faz.

E o ambiente é seguro. As pessoas que moderam o subreddit realmente investiram seu tempo lá, então eles realmente cuidam de sua comunidade. E a plataforma já está pensado em como ter uma economia que possa sustentar as pessoas dentro da plataforma.

Por fim, Jen Wong dá o passo a passo de como iniciar uma comunidade:

1. Certifique-se de realmente entender as plataformas.

2. Depois de entender as comunidades nas quais você está interessado, comece uma conversa.

3. Ofereça suporte e serviço a eles. Responda perguntas. Contribua em grande estilo. E só mais tarde vá e abra uma comunidade.

Publicidade

Compartilhe