Somos todos água
SXSW: Inspiração, Esperança, Crença no Potencial Humano e a Urgência em Elevar nosso Pensamento Crítico e Não-Óbvio frente aos enormes Desafios Globais
SXSW: Inspiração, Esperança, Crença no Potencial Humano e a Urgência em Elevar nosso Pensamento Crítico e Não-Óbvio frente aos enormes Desafios Globais
11 de março de 2024 - 13h11
Guerras, crise climática, fake news e crise de confiança. O SXSW não deixa de olhar para esses temas, mas se existe uma mensagem que o festival transmite, a todo tempo, é a sua confiança no potencial humano.
Isso já fica claro na abertura, quando Hugh Forrest, Co-President and Chief Programming Officer, recebe as pessoas participantes, convida-as a sair da zona de conforto – aproveitando o melhor do SXSW e reitera os valores do festival, que irão permear toda a programação e as experiências do evento:
Ada Limón, mulher de origem latina e poeta da biblioteca do congresso americano, traduziu esse pensamento de uma forma belíssima: “É fácil se render ao desespero. Ter esperança é mais difícil”. Ela subiu ao palco junto ao Dr. Lori Glaze, Planetary Science Division Director da NASA, numa das parcerias mais inusitadas propostas pelo SXSW. Mesmo havendo trilhas, são nas fronteiras borradas entre os diferentes temas e backgrounds em que encontramos provocações e inspirações – e que fazem do SXSW um evento tão desejado por diferentes pessoas. É de Ada Limón – que terá um poema gravado na placa de uma espaçonave que irá explorar Júpiter – o insight que dá nome a esse artigo.
A esperança e o otimismo, no entanto, não podem de forma alguma nos cegar quanto a realidade. Pelo contrário, ter um olhar crítico continua sendo uma das habilidades humanas mais necessárias em tempos de inteligência artificial, como bem pontuou John Maeda, Vice President Of Design and Artificial Intelligence da Microsoft. Brilhante, John Maeda trouxe ao palco a preocupação com a justiça e inclusão, além de outros highlights essenciais relacionados ao contexto atual de evolução tecnológica:
Pensar de forma computacional é inestimável;
Programar não é fundamental, mas entender a computação vai ajudar;
Aprenda a falar a linguagem das máquinas;
A transformação no trabalho está chegando rápido;
Prepare-se para mudanças induzidas por IA em carreiras de design e tecnologia, sempre se atualizando.
John finaliza sua fala, dizendo: “its a marathon, not a sprint”.
E se é uma maratona, o que nos mantém atualizados e em movimento?
Rohit Bhargava Founder & Chief Trend Curator – The Non-Obvious Company – nos convida a sair de um lugar de isolamento e solidão, de pouca atenção e de falta de propósito para buscar outras perspectivas. Rohit criou o acrônimo SIFT para consolidar quatro elementos que ele acredita essenciais para quem quer ir além do óbvio: Space, focus, insight and twist.
Seguimos por aqui, com a cabeça aberta e fervilhando. Como disse Ada Limón, “Poetry doesn’t exist in the answers.”
O SXSW também não.
Compartilhe
Veja também
SXSW 2025 terá CEO do Bluesky e tripulação da Artemis II
Festival fez sua terceira leva de anúncios, com mais dois keynotes e palestras de destaque
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva