SXSW ascende discussões sobre o futuro do trabalho
Semana de 4 dias, tiktokização das profissões, inteligência artificial assistente e até inclusão de ex-presos no mercado tech são temas quentes para acompanhar no evento
Semana de 4 dias, tiktokização das profissões, inteligência artificial assistente e até inclusão de ex-presos no mercado tech são temas quentes para acompanhar no evento
7 de março de 2023 - 21h21
(Crédito: Alinabuphoto/shutterstock)
Em 2017 decidi me tornar nômade digital em 2017, junto ao meu sócio (de profissão e de vida) Franklin Costa. Embora na época já trabalhássemos juntos, nosso negócio atual, oclb nasceu remotamente e desde aquela época já sabia que o mercado de trabalho de trabalho precisava mudar.
Antes mesmo da pandemia, experimentamos como o trabalho pode ser produtivo e flexível, autônomo e assíncrono, mas colaborativo ao mesmo tempo. Passados mais de 6 anos, 30 países e 253 Airbnbs onde passamos, boa parte da indústria da comunicação já entendeu os benefícios do home office e rotinas flexíveis.
Mas a mentalidade sobre o trabalho ainda pode avançar, e o SXSW será cirúrgico neste debate.
A edição do SXSW em 2023 inaugura a track temática “Workplace Revolution”, com diversas discussões sobre o tema. Destaco aqui as que estou mais curiosa para acompanhar no evento.
Talvez o tema principal deste ano, o SXSW questionará o que significa ser humano – e profissional – em um mundo de Chats tipo GPT e DALL-E’s da vida, que escrevem briefings e montam campanhas inteiras. Algumas sessões imperdíveis nesta linha serão o papo com o fundador da Open IA, Greg Brockman, e outra com Kevin Kelly, cofundador da Wired, sobre o uso da IA como “colega de trabalho universal”.
Sonho dos trabalhadores e terror dos empresários mais conservadores, a semana de 4 dias funcionou tão bem no Reino Unido que boa parte das empresas decidiu esticar o experimento. No SXSW, o destaque será uma sessão com líderes do movimento “4-day-workweek” e empresas que aumentaram a produtividade e resultados com esta estratégia.
Estudos preveem que, até 2030, metade da força de trabalho dos EUA será freelancer. Trabalhadores cada vez mais reivindicam autonomia ou buscam freelas para complementar o portfólio ou como alternativa a um mercado formal difícil.
O painel “Work in 2030: Half the US Workforce Will Be CEOs” discute essa tendência, desafios trabalhistas e como empresas e profissionais podem se adaptar a esta realidade.
Em outro papo, o CEO da Shopify trará à tona a “influencerização” de empreendedores e o papel da marca pessoal no mercado de trabalho atual. Afinal, todo mundo tem que virar influencer para ser um bom profissional?
Com a crise global no mercado de trabalho, muitas pessoas e jovens estão reavaliando o “ROI” de um diploma universitário. Por outro lado, alguns mercados sofrem com a falta de mão de obra qualificada, como o de tecnologia. Quais modelos de educação podem complementar, ou até substituir a experiência de aprendizado tradicional? A sessão “Reinventando a educação para o futuro do trabalho”, com lideranças do Google e da Temple University, será um dos destaques sobre isso.
Países como Estados Unidos e Brasil têm uma enorme população carcerária (ou ex-encarcerada). No entanto, o modelo prisional gera mais violência e impede a reincerção de pessoas à sociedade.
Empresas como Slack apresentarão no SXSW projetos para reincluir pessoas que já foram presas no mercado de trabalho em áreas tecnológicas. Pode parecer polêmico, mas programas sociais inovadores como o “Next chapter” estão expandindo o acesso a treinamento técnico e emprego para ex-presidiários, enquanto suprem a demanda por pessoas qualificadas.
Como nômade digital, entusiasta de inovação e empreendedora, fico animada com o que o futuro pode trazer para o nosso trabalho.
Pessoalmente, vejo muito potencial nas tendências acima, mas sei também que o mercado de trabalho é complexo. A aplicação delas vai depender de um pacto social novo e profundo – para líderes e profissionais de todos os setores.
Por via das dúvidas, antes de postar no LinkedIn, melhor estudar e esperar para acompanhar o que ainda vem por aí.
Compartilhe
Veja também
Duração curta e novos locais: como será o SXSW 2026
Organização do evento detalha espaços das palestras e restringe acessos às badgets Interactive, Music e Film & TV
Convergência entre IA e XR evidencia a nova era das realidades imersivas
Especialistas no setor de realidade estendida (XR) debateram o futuro das realidades imersivas, passando pela convergência da XR com a IA e pela evolução do metaverso