SXSW: com tantas inovações interessantes, mensurar resultados ainda é a chave para o sucesso
Fazer publicidade relevante não significa apenas fazer com que a audiência chegue até as marcas por meio de histórias convincentes
Fazer publicidade relevante não significa apenas fazer com que a audiência chegue até as marcas por meio de histórias convincentes
20 de março de 2024 - 16h48
O SXSW é um dos eventos que dão o tom para a inovação em diversos setores ao longo do ano. A abordagem à Publicidade na edição de 2024 mostra que marcas, anunciantes, agências e todos os profissionais criativos devem considerar a adaptabilidade como parte de seu escopo de trabalho diário, para manter o engajamento dos clientes em um cenário de constante mudança. No entanto, como é obrigatório que as marcas entendam as preferências das suas audiências, as estratégias de storytelling mais convincentes e os valiosos insights sobre como aproveitar momentos culturais devem se apoiar em um conceito básico, e bem conhecido: mensuração eficaz.
Em Retail Media, podemos ver claramente como a mensuração é fundamental para acompanhar as escolhas dos clientes e, assim, direcionar os esforços das campanhas de publicidade para chegar até eles. À medida que os canais se multiplicam e o comportamento dos consumidores muda, fazer marketing de forma eficaz passa a significar ir ao encontro dos clientes onde eles estão. Um exemplo simples são os anúncios em streaming e a rapidez com que os investimentos em publicidade em vídeo cresceram após a popularização desses serviços. Uma pesquisa da Kantar Ibope mostrou que 99% dos brasileiros foram impactados por conteúdo de vídeo em 2022. A mesma pesquisa mostrou que os investimentos em publicidade em vídeo representaram 68% de todos os investimentos realizados no mercado publicitário naquele ano.
Por outro lado, a indústria está em constante evolução e aprender sobre as preferências dos clientes para interagir adequadamente com eles se tornou mais desafiador do que nunca. O número de pontos de contato que as marcas devem analisar em uma única jornada, provenientes de uma variedade de dispositivos e plataformas de mídia, está aumentando – dados da Upland BlueVenn sugerem que os clientes já usam mais de 20 canais online e offline para interagir com marcas. Enquanto isso, uma pesquisa do Insider Intelligence descobriu que 60% dos profissionais de marketing citam mensuração inconsistente entre canais como razão para o aumento da complexidade da publicidade.
Soluções de ad tech, como as “data clean rooms” (DCRs), análises rápidas de varejo e métricas omnicjannel, entre outras, surgem como tecnologias que poderiam preencher as lacunas da mensuração. Criar estratégias de mensuração claras com a ajuda da tecnologia é essencial para permitir que os profissionais de marketing entendam o desempenho de suas campanhas e, por mais básico que possa parecer, isso é tão importante quanto criar um storytelling inovador.
Fazer publicidade relevante não significa apenas fazer com que a audiência chegue até as marcas por meio de histórias convincentes. Trata-se de compreender os clientes, moldar os anúncios para satisfazer as suas necessidades e alcançá-los com mensagens relevantes nos seus dispositivos ou canais de preferência, tanto online como offline. Somente uma estratégia de mensuração adequada pode ajudar as marcas a saber quem estão alcançando, e a contribuição da tecnologia é inestimável para esta tarefa. Com tanta inovação e criatividade, nunca devemos esquecer as regras básicas que nos trouxeram até aqui.
Compartilhe
Veja também
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo
SXSW 2025 terá Douglas Rushkoff, Amy Webb, John Maeda, entre outros
39ª edição do South by Southwest apresenta uma mescla entre veteranos e estreantes em sua grade de programação, composta por 23 trilhas