SXSW e a minha fotografia do momento
Todos querem descobrir no festival as tendências de futuro, mas é importante entender o que já está impactando os negócios da comunicação
Todos querem descobrir no festival as tendências de futuro, mas é importante entender o que já está impactando os negócios da comunicação
9 de março de 2023 - 15h20
Chegou o momento de embarcar para Austin! É na capital do Texas, nos EUA, que irei passar os próximos 10 dias para ter uma preview do futuro. Afinal, a cada ano, o SXSW (South by Southwest) revela tendências, apresenta novas tecnologias e confronta previsões anteriores.
É tanta gente descolada, sintonizada, criativa e tomadora de decisão, que todos os assuntos parecem, realmente, muito sólidos, mas o tempo revela que nem tudo é inabalável. No ano passado, por exemplo, os investimentos em ações no Metaverso foram protagonistas de muitas pautas e discussões. O entusiasmo era visível. Porém, ao longo de 2022, observamos a equalização sobre as fronteiras deste tema e a realidade mostrou que, quando se fala de tendências, é sempre preciso ter cautela.
As pessoas investem tempo, dinheiro e expectativas nos dias em que estarão no SXSW. E quando me perguntam quais são as minhas, minha resposta é pragmática: vou para lá para tirar uma fotografia da indústria criativa HOJE, que, na minha visão, é muito mais relevante do que todas as previsões somadas.
E quais são os elementos que imagino encontrar para compor o quadro desta fotografia? Bem, minhas apostas são relacionadas ao uso e à curva de adoção das novas tecnologias. Por exemplo, estou querendo muito assistir a uma apresentação da Elizabeth Branson-Boudreau, CEO e publisher da MIT Technology Review, que vai listar as tecnologias mais inovadoras deste ano na avaliação deles. Essa palestra é um clássico do SXSW e mostra as fronteiras e possíveis impactos das tecnologias que já existem e que estão mexendo com o mercado neste momento. Coisas como inteligência artificial que geram imagens e outras inovações que já estão ou têm potencial para impactar as empresas da economia criativa.
Outro tema que é nativo entre os meus interesses é a construção de marca por meio de storytelling, especialmente quando isso se dá no ambiente digital, do marketing de influência. Por mais que a gente saiba como fazer isso no Brasil, é sempre interessante entender como essa forma de comunicar marcas está se desenvolvendo em outros mercados. Dentro deste tema, um dos painéis que me chamou a atenção é sobre como as pessoas, depois da Great Resignation, estão investindo em sua marca pessoal nas redes sociais – simplesmente porque é assim que nascem os influenciadores.
Os questionamentos sobre como “decodificar a cultura para criar um futuro melhor” serão o tema de um painel que vai reunir a Anheuser-Busch InBev e o YouTube em uma discussão que vai girar em torno de como as empresas podem (ou devem) se adiantar e buscar entender quais são as motivações de Millennials e GenZ, que são as gerações que estão conduzindo as tendências culturais e de consumo atualmente. Outro assunto que me mobiliza e que está no line-up do festival é sobre como criar marcas capazes de viralizar. Nesse caso, o interessante é perceber quais são as alavancas da viralização em diferentes partes do mundo.
O SXSW traz muitos outros debates e, claro, a oportunidade de conviver com gente de todo mundo super sintonizada com o mercado, com o que ele é hoje e com as tendências de comportamento que já estão se consolidando. Talvez, seja na fila de entrada dos eventos, no balcão dos bares ou nos restaurantes que as discussões mais ricas e interessantes aconteçam. Pode ser que elas borbulhem no tradicional Pete’s Dueling Piano Bar, um hotspot garantido, ou em uma das visitas nas melhores lojas de botas e moda western do Texas, a Allens Boots. Por isso, a minha expectativa vai muito além do line-up oficial – embora ele, sozinho, já seja bem animador.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo