“Tecnologia e humanização precisam caminhar juntas”, diz Nathalia, do Bradesco
Nathalia Garcia, diretora de marketing do Bradesco, traça um paralelo entre assuntos debatidos no SXSW 2025 e as estratégias de marketing do banco
Nathalia Garcia, diretora de marketing do Bradesco, traça um paralelo entre assuntos debatidos no SXSW 2025 e as estratégias de marketing do banco
Amanda Schnaider
17 de março de 2025 - 15h16
Em seu segundo ano no festival, Nathalia Garcia, diretora de marketing do Bradesco, enfatiza a percepção que pairou o SXSW 2025: “tecnologia e humanização precisam caminhar juntas”.
A diretora de marketing do Bradesco, Nathalia Garcia, traz seu panorama sobre o SXSW 2025 (Crédito: Divulgação)
Tanto figurinhas carimbadas do festival, como Esther Perel e Brené Brown, quanto grandes nomes do cenário político e social, como Michelle Obama, abordaram como a sociedade precisará aprender a navegar pela incerteza e instabilidade, além de resgatar as conexões humanas e reais.
“O que mais aprecio na maratona do SXSW é que mais do que absorver insights, o evento nos lembra da importância das relações humanas, da sociedade e da cultura na inovação”, revela a executiva. Na entrevista a seguir, a diretora indica como essa conexão também é essencial para as estratégias de marketing do Bradesco.
Meio&Mensagem – Em seu LinkedIn, você falou que o SXSW não apenas impacta você como profissional, mas também transforma você como pessoa. Quais foram as maiores transformações pelas quais passou nesses dois anos frequentando o festival?
Nathalia Garcia – Estar mais um ano SXSW é uma grande oportunidade e uma experiência transformadora. O contato com ideias tão inovadoras, as trocas intensas e os aprendizados nos permitem não apenas entender as novas tecnologias ou como elas impactam o mercado, mas, sobretudo, como podemos aplicar essas mudanças para promover um impacto positivo e genuíno nas pessoas. Sem dúvida, essa vivência tem ampliado minha consciência sobre a importância de ser uma pessoa mais empática e aberta à diversidade de pensamentos, além de permitir repensar o meu papel no mundo, meu propósito como líder e o legado que eu gostaria de deixar.
M&M – O SXSW é conhecido por antecipar tendências tecnológicas e culturais. Quais foram as principais tendências que você percebeu no evento e que podem impactar o marketing do Bradesco nos próximos anos?
Nathalia – A ascensão da IA generativa, a hiper personalização de experiências e o impacto das novas mídias na cultura e no consumo são tendências que certamente influenciam e seguirão influenciando o marketing não só no Bradesco, mas no mercado em geral. O desafio está em equilibrar inovação e autenticidade, garantindo que a tecnologia aproxime ainda mais a marca dos clientes. O SXSW é um evento que nos inspira a seguir evoluindo, sempre conectados às mudanças que moldam o futuro.
M&M – O South by Southwest é um evento no qual o networking é tão importante quanto ver as principais palestras, inclusive, conexão humana tem sido uma das suas principais discussões do festival. De que forma, o SXSW é importante para você e para o Bradesco neste sentido?
Nathalia – O que mais aprecio na maratona do SXSW é que mais do que absorver insights, o evento nos lembra da importância das relações humanas, da sociedade e da cultura na inovação. Para o Bradesco, essa conexão é essencial, seja na forma como nos comunicamos com os clientes ou na construção de experiências cada vez mais personalizadas e autênticas. Afinal, tecnologia e humanização precisam caminhar juntas.
M&M – Inovação é um dos principais pilares para um banco tradicional como o Bradesco, que deseja continuar sendo relevante para seus clientes. Quais inovações observou no SXSW que possam ser introduzidas nas estratégias de marketing do banco?
Nathalia – O SXSW é um grande radar de tendências, e o que mais me interessa são inovações que tornem a comunicação mais fluida, intuitiva e próxima. Tecnologias como IA generativa, novas mídias interativas, insights sobre a evolução do comportamento humano e experiências imersivas podem abrir caminhos para estratégias mais engajadoras no Bradesco. O foco é sempre transformar essas novidades em soluções que realmente façam a diferença na vida dos nossos clientes.
M&M – Além de tecnologia e inovação, desconexão online e conexões reais foram alguns dos principais assuntos discutidos no festival esse ano. De que forma isso pode impactar o seu dia a dia no banco?
Nathalia – O SXSW é um mergulho em ideias transformadoras, e a cada edição, busco conteúdos que ampliem minha visão e possam agregar à minha jornada profissional. Além de tecnologia e inovação, um dos temas que mais me marcou este ano foi longevidade e bem-estar, abordado pelo Dr. Peter Attia. Ele trouxe reflexões profundas sobre qualidade de vida e como pequenas mudanças diárias podem gerar impactos duradouros. A discussão sobre desconexão online e conexões reais também foi muito presente e reforçou algo essencial para o nosso dia a dia: a necessidade de equilibrar a digitalização com interações mais significativas. No banco, isso se traduz na forma como pensamos as experiências dos clientes, buscando proximidade e relevância. Afinal, inovação não é só sobre tecnologia, mas sobre entender e atender melhor as necessidades das pessoas, criando interações que realmente façam a diferença.
M&M – No blog de Meio & Mensagem, você comentou que o verdadeiro sentido de acompanhar festivais como este não está apenas em identificar tendências, mas em traduzi-las em ações concretas. De que forma você e sua equipe fazem isso?
Nathalia – Acredito firmemente que as tendências só ganham vida quando conseguimos transformá-las em estratégias reais e, principalmente, quando fizer sentido para os clientes. No Bradesco, minha equipe e eu buscamos conectar esses insights às necessidades dos nossos clientes, seja trazendo novas formas de personalização, explorando experiências imersivas ou repensando a forma como nos comunicamos e utilizamos os dados de pesquisa. Seja por uso de dados e NPS ou no contato direto entre gerentes e clientes, nós conseguimos estabelecer uma relação de confiança e proximidade com os clientes que nos ajuda a fazer essa conexão entre as tendências e o que faz sentido para eles. O foco é sempre traduzir inovação em impacto real, criando conexões mais autênticas e relevantes.
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