“Tudo Flui”
Estou com um olhar compromissado em digerir, curar e organizar os impactos que os modelos de linguagem estão exercendo no dia a dia da comunicação
Estou com um olhar compromissado em digerir, curar e organizar os impactos que os modelos de linguagem estão exercendo no dia a dia da comunicação
7 de março de 2025 - 15h09
Essa afirmação é do filósofo Heráclito de Éfeso (c. 535 a.C. – 475 a.C.). Lembrei dela pois eu tive uma ideia de texto pra compartilhar o sentimento que é estar a caminho novamente do SXSW.
A ideia veio do pensamento: você não é o mesmo. Heráclito tinha uma metáfora para isso: “você não entra no mesmo rio duas vezes. Você não é o mesmo e o rio não é o mesmo.” Tenho isso tatuado no braço.
É óbvio, mas vale a reflexão.
Todo ano tem alguma coisa que está no entorno do SXSW. Há um tema que acaba permeando as conversas, os painéis e os comentários. Às vezes, esse tema é previsível mas há vezes em que ele chega de surpresa, como aconteceu com IA e os modelos de linguagem em 2023.
Esse ano, o tema não chega a ser uma surpresa, mas a intensidade de como ele se impôs, sim. Para mim, a conversa vai girar em torno do estado geopolítico atual. Eu nunca tinha estado em um momento tão intenso nesse aspecto como agora. E um evento que sempre se posiciona como o radar do futuro vai necessariamente refletir as angústias que esse tempo traz para todo o mundo.
As mudanças estão acontecendo enquanto escrevemos esse texto. Toda uma visão de mundo sendo questionada por uma liderança nova que assume um poder de influência enorme em toda a cadeia de agentes globais. Mais importante que o conteúdo da mudança, espanta a forma.
Por isso, é mágico esse momento de peregrinação. De reencontrar pares e debater percepções. A evidência de que tudo de fato flui.
E eu também sou outro. Estou com um olhar compromissado em digerir, curar e organizar, na medida do possível, os impactos que os modelos de linguagem estão exercendo no dia a dia da comunicação. Tanto estratégica quanto taticamente. Olhar conceito e conhecer ferramenta. Testar, errar, brincar, arriscar. Além do storytelling e pensando no futuro.
E aí a conexão com o Heráclito faz sentido. Seu pensamento central girava em torno do conceito de devir, ou seja, a ideia de que tudo está em fluxo constante (panta rhei, em grego). Para ele, o universo não é estático, mas sim um processo dinâmico de transformação impulsionado pela tensão entre opostos (como dia e noite, quente e frio, vida e morte). O fogo era o elemento que simbolizava essa transformação contínua.
Nada mais atual.
Puro suco de SXSW.
Vamos deixar fluir.
Compartilhe
Veja também
Duração curta e novos locais: como será o SXSW 2026
Organização do evento detalha espaços das palestras e restringe acessos às badgets Interactive, Music e Film & TV
Convergência entre IA e XR evidencia a nova era das realidades imersivas
Especialistas no setor de realidade estendida (XR) debateram o futuro das realidades imersivas, passando pela convergência da XR com a IA e pela evolução do metaverso