Viver a transformação no SXSW
Em Austin, onde a tradição encontrará a “disrupção”, minha expectativa é experimentar e me permitir transformar a própria visão de mundo
Em Austin, onde a tradição encontrará a “disrupção”, minha expectativa é experimentar e me permitir transformar a própria visão de mundo
9 de março de 2023 - 11h22
Nesta semana, embarco para SXSW, um antigo sonho de ver de perto a mistura de diferentes culturas, cinema, música, tecnologia, inovação e muita conexão. Há quem diga que o melhor do festival são as pessoas – acredito! Nas últimas semanas venho me preparando e já tive oportunidade de conhecer pessoas incríveis como Mônica Magalhães e Vanessa Mathias, grandes referências em inovação.
Lá teremos a oportunidade de conversar com pessoas de diferentes áreas e perspectivas, o que sempre é muito rico para gerar novos pensamentos e ideias– ainda mais este ano, com recorde de brasileiros no evento que recebe pessoas do mundo inteiro. Em 2019, o Brasil já era a maior delegação estrangeira credenciada, com cerca de 1.600 pessoas.
Em Austin, onde a tradição encontrará a “disrupção”, minha expectativa é experimentar e me permitir transformar a própria visão de mundo. Mais do que aprender sobre a inteligência artificial, é necessário entender, avaliar e estudar as transformações que essas ferramentas trarão nas nossas vidas, nos negócios, no trabalho, na saúde e na forma de viver das próximas gerações. Sinto um novo salto, como o que vivemos com o surgimento da internet, mais um marco no processo da aceleração digital.
E essa forma de pensar não é nada mais do que acompanhar e viver, on time, essa transformação digital, que acontece muito rapidamente. Não faz muito tempo que assistimos ao surgimento das redes sociais e o boom de plataformas como o TikTok, que, em seu primeiro ano, acumulou 100 milhões de usuários e hoje já soma 1 bilhão de usuários ativos mensais, sendo o aplicativo mais baixado do mundo pelo terceiro ano consecutivo – em 2022 registrou mais de 672 milhões de downloads nas lojas de aplicativos. Um levantamento feito pela NordVPN, sobre os hábitos digitais dos brasileiros, aponta que os internautas estão online em 54% do tempo de sua vida. Como a inteligência artificial vai influenciar as próximas mudanças?
Esta ebulição de ideias e pensamentos me empolga! Como as próximas gerações irão viver? Como seu comportamento será afetado? Penso no trabalho, na carreira, mas sobretudo penso no meu filho de 5 anos: em qual mundo ele vai viver? O que ele precisa aprender para estar pronto e ser feliz?
Como acredito em curtir a jornada, tenho a sorte de ir para o SXSW com um grupo de amigas e líderes incríveis do Todas Group, o que tornará as conversas ainda mais interessantes e divertidas, já que temos diferentes experiências e conhecimentos. Como ouvi da brilhante futurista Mônica Magalhães, “é sobre desconstruir modelos mentais e aprender sobre mudança de comportamento”.
Mal posso esperar para ouvir as palestras, ver ativações de marcas, música, cinema e toda transformação que está por vir. Vamos viver o SXSW 2023!
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo