“Adoção da IA vem acompanhada de responsabilidades”
Diretora de marketing do Grupo Casas Bahia, Vivian Zwir, analisa como equilibrar inovação e tradição sem comprometer a confiança do consumidor
Diretora de marketing do Grupo Casas Bahia, Vivian Zwir, analisa como equilibrar inovação e tradição sem comprometer a confiança do consumidor
Taís Farias
11 de março de 2024 - 6h00
No ano passado, em um desejo de resgatar seu histórico e focar no DNA da marca, a holding dona de marcas como Casas Bahia e Ponto abandonou o nome corporativo Via e voltar a se denominar Grupo Casas Bahia. Em mais um movimento nostálgico, a companhia voltou a usar o slogan “Dedicação Total a Você”.
Nesse contexto, Vivian Zwir, diretora de marketing do Grupo, garante que inovação e tradição não coisas opostas e busca no South by Southwest 2024 inspiração em temas emergentes que possam não só otimizar a operação da varejista, mas melhorar a experiência dos clientes com suas marcas. Confira na entrevista:
Meio & Mensagem – Por que a presença em eventos, como o SXSW, é estratégica para a companhia? Consegue citar um exemplo de desafio ou oportunidade que foi mapeada nesse contexto?
Vivian Zwir – A presença do Grupo Casas Bahia no SXSW é estratégica, refletindo nosso compromisso em permanecer na vanguarda do varejo através da exploração de inovações tecnológicas, novas tendências de mercado e dinâmicas de comportamento do consumidor. Buscamos inspiração em temas emergentes que moldam o futuro e a comunicação de marca, como o uso ético da IA, a sustentabilidade e a inclusão. Esses elementos são essenciais para desenvolvermos uma narrativa de marca que não apenas ressoe com nossos valores fundamentais, mas também reflita as preocupações e aspirações de nossos consumidores.
M&M – A IA invariavelmente é um destaque do festival. Pensando em um negócio como o de Casas Bahia, que tipo de resposta você espera encontrar aqui para as questões levantadas pela IA e sua aplicação?
Vivian – Reconhecemos o potencial transformador da IA para inovar em diversas áreas do nosso negócio, desde a otimização da experiência do cliente até a reformulação das estratégias de marketing e vendas. Estamos especialmente interessados em explorar novos usos da IA que possam ser aplicados para aprimorar não só a eficiência operacional, mas também para oferecer experiências de compra únicas e personalizadas aos nossos clientes. Entretanto, a adoção da IA vem acompanhada de responsabilidades significativas. Um dos pontos de atenção é o viés nos modelos de IA, tema que ainda precisa ser mais aprofundado nas discussões. Além disso, a questão dos direitos autorais também é um desafio relevante, especialmente agora que existe a possibilidade de se utilizar a IA para criar conteúdo ou até imagens e filmes. Estamos atentos à essas discussões e buscando acompanhar de perto as evoluções que vem por aí.
M&M – Para além da IA, quais são os seus destaques do festival? O que você está buscando?
Vivian – No SXSW, além da IA, estamos focados em temas como criatividade na construção de marcas, engajamento de comunidades de clientes e temas relacionados ao comportamento humano em geral. A palestra de Rohit Bhargava sobre Pensamento não-Obvio é um ótimo exemplo. Foi maravilhosa e gerou muitos insights para levarmos de volta para casa. Assuntos como criação de conteúdos que viralizam, marketing de influência socialmente responsável e até gestão de conflitos também estão no nosso radar.
M&M – Casas Bahia é uma marca reconhecida como tradicional para os consumidores. Como isso conversa com a inovação? Como conectar esses dois polos?
Vivian – A inovação é fundamental para rever como fazemos as coisas e repensar sempre como nos conectar com novas gerações de consumidores, sem perder a essência que nos torna queridos pelo público. Isso envolve integrar novas tecnologias e tendências, como a IA, para oferecer experiências de compra personalizadas e eficientes, ao mesmo tempo em que mantemos o calor humano e a proximidade característicos da nossa marca. A chave é equilibrar tradição e modernidade, garantindo que a inovação reforce nosso legado e nossos valores.
M&M – O SXSW ficou conhecido por, de certa forma, ser um guia do futuro. Quais tendências apontadas no festival devem reverberar no comportamento de consumo?
Vivian – Na minha visão, as tendências apresentadas no SXSW que devem impactar o comportamento de consumo incluem inteligência artificial para criação de conteúdos diversos e personalização de jornadas de compra; realidade aumentada e virtual enriquecendo a experiência do cliente. Esse tema veio forte no passado. Deu uma esfriada e, agora, está voltando com bastante força; produtos e serviços focados na saúde física e mental dos consumidores, que estão mais preocupados com qualidade de vida, saúde mental e longevidade; e uma busca por autenticidade e conexão humana nas interações com as marcas.
Compartilhe
Veja também
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo
SXSW 2025 terá Douglas Rushkoff, Amy Webb, John Maeda, entre outros
39ª edição do South by Southwest apresenta uma mescla entre veteranos e estreantes em sua grade de programação, composta por 23 trilhas