Você tem fome de quê?
"Com um cardápio fartamente recheado Austin e SXSW são uma verdadeira explosão de sabores. Aprecie, com moderação"
"Com um cardápio fartamente recheado Austin e SXSW são uma verdadeira explosão de sabores. Aprecie, com moderação"
9 de março de 2023 - 11h01
Sou daqueles que odeia cardápios enormes. Uma lista interminável de opções que transforma qualquer jantar em uma caça ao tesouro. E que também mata aquela sensação gostosa de intimidade, de quem já provou tudo o que a casa tem para oferecer.
Em alguns lugares, temos vontade de voltar para experimentar cada item do menu. Em outros, rodamos, rodamos, mas pedimos sempre o mesmo prato. E, na maioria das vezes, tão bom quanto a experiência em si é a expectativa, o planejamento da viagem.
Todas as analogias entre comida e conteúdo já foram feitas. Ah, a fome de conhecimento. Um prato tão saboroso que nunca nos deixa satisfeitos. Da mesma forma, todos os guias de viagem já foram escritos. E assim como a culinária de Austin é uma mistura deliciosa de sabores e culturas, o SXSW é um banquete para quem busca se alimentar dessas tais novas ideias.
Há opções para todos os gostos. Se na culinária vamos do famoso churrasco texano até a cozinha mexicana e asiática, no SXSW 2023 também teremos uma variedade enorme de temas que extrapola os itens tradicionais do cardápio. Mas, cuidado com o apetite. É importante não exagerar, tentando experimentar tudo de uma vez. Saboreie cada prato e aproveite ao máximo cada mordida.
Vamos começar do começo. Não dá para falar de Austin sem citar os seus famosos tacos. A começar pelo Torchy’s Tacos — um dos restaurantes mais populares da cidade, com seus tacos e tortillas fartamente recheados. Talvez um dos principais exemplos da culinária que se convencionou chamar de tex-mex. Uma expressão reducionista, cada vez mais contestada pelos novos chefs de origem latina, que buscam estabelecer cada um a sua própria identidade. Movimento análogo acontece nos cenários cultural e de tecnologia que serão explorados em “Latino/a/x Cultures & Media: Going Global”, que irá tratar de questões identitárias e a crescente influência da cultura latina no cenário global.
E se cada um tem o seu taco preferido, você pode continuar experimentando alguns desses grandes inovadores visitando lugares como Nixta Taqueria, Discada, Cuantos Tacos e La Tunita. Diferentes influências, diferentes ingredientes, resultados muito particulares. Assim como em “Driving Diversity Forward with Data” onde veremos qual o retorno nas organizações dos investimentos feitos em iniciativas de diversidade, e a importância do uso de dados em questões de diversidade, equidade, inclusão e pertencimento.
As diferenças entre tradição e modernidade vão estar por toda a parte. No churrasco, começando por lendas como Franklin Barbecue e La Barbecue, e passando pela nova escola texana representada por caras como LeRoy and Lewis e o chef John Bates, do InterStellar. Enquanto isso, na cozinha de autor, restaurantes como Suerte e Birdie estão revolucionando as tradições locais. A chef Tracy Malechesk usou toda a experiência adquirida no já clássico Gramercy Tavern de NY para criar massas e sobremesas surpreendentes, como o seu delicioso bolo de azeite de oliva. E, assim, “How Female Leaders Disrupt Traditional Industries” também vai abordar como a inovação liderada por mulheres, e as conquistas de startups de tecnologia fundadas por elas, estão transformando setores tradicionais como seguros ou finanças.
E se um dos temas mais concorridos no evento será o “The Future of Food”, com suas revoluções e fusões, nada melhor que terminar com as deliciosas criações de Tatsu Aikawa, chef nascido em Tóquio e criado em Austin, e seu inusitado Izakaya texano, o Kemuri Tatsu-Ya. Afinal, onde mais você poderia experimentar um bentô de brisket?!
O cardápio pode até parecer longo demais para alguns, mas certamente será muito saboroso. E, assim, a cidade vai cumprindo a sua promessa: Keep Austin Weird ou オースティンを奇妙に保つ.
Então pra quem vai, bon voyage e bon appétit.
Compartilhe
Veja também
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo
SXSW 2025 terá Douglas Rushkoff, Amy Webb, John Maeda, entre outros
39ª edição do South by Southwest apresenta uma mescla entre veteranos e estreantes em sua grade de programação, composta por 23 trilhas