Assinar
De 7 a 15 de março de 2025 I Austin - EUA
SXSW

Você tem fome de quê?

"Com um cardápio fartamente recheado Austin e SXSW são uma verdadeira explosão de sabores. Aprecie, com moderação"


9 de março de 2023 - 11h01

(Crédito: metamorworks-shutterstock)

Sou daqueles que odeia cardápios enormes. Uma lista interminável de opções que transforma qualquer jantar em uma caça ao tesouro. E que também mata aquela sensação gostosa de intimidade, de quem já provou tudo o que a casa tem para oferecer.

Em alguns lugares, temos vontade de voltar para experimentar cada item do menu. Em outros, rodamos, rodamos, mas pedimos sempre o mesmo prato. E, na maioria das vezes, tão bom quanto a experiência em si é a expectativa, o planejamento da viagem.

Todas as analogias entre comida e conteúdo já foram feitas. Ah, a fome de conhecimento. Um prato tão saboroso que nunca nos deixa satisfeitos. Da mesma forma, todos os guias de viagem já foram escritos. E assim como a culinária de Austin é uma mistura deliciosa de sabores e culturas, o SXSW é um banquete para quem busca se alimentar dessas tais novas ideias.

Há opções para todos os gostos. Se na culinária vamos do famoso churrasco texano até a cozinha mexicana e asiática, no SXSW 2023 também teremos uma variedade enorme de temas que extrapola os itens tradicionais do cardápio. Mas, cuidado com o apetite. É importante não exagerar, tentando experimentar tudo de uma vez. Saboreie cada prato e aproveite ao máximo cada mordida.

Vamos começar do começo. Não dá para falar de Austin sem citar os seus famosos tacos. A começar pelo Torchy’s Tacos — um dos restaurantes mais populares da cidade, com seus tacos e tortillas fartamente recheados. Talvez um dos principais exemplos da culinária que se convencionou chamar de tex-mex. Uma expressão reducionista, cada vez mais contestada pelos novos chefs de origem latina, que buscam estabelecer cada um a sua própria identidade. Movimento análogo acontece nos cenários cultural e de tecnologia que serão explorados em “Latino/a/x Cultures & Media: Going Global”, que irá tratar de questões identitárias e a crescente influência da cultura latina no cenário global.

E se cada um tem o seu taco preferido, você pode continuar experimentando alguns desses grandes inovadores visitando lugares como Nixta Taqueria, Discada, Cuantos Tacos e La Tunita. Diferentes influências, diferentes ingredientes, resultados muito particulares. Assim como em “Driving Diversity Forward with Data” onde veremos qual o retorno nas organizações dos investimentos feitos em iniciativas de diversidade, e a importância do uso de dados em questões de diversidade, equidade, inclusão e pertencimento.

As diferenças entre tradição e modernidade vão estar por toda a parte. No churrasco, começando por lendas como Franklin Barbecue e La Barbecue, e passando pela nova escola texana representada por caras como LeRoy and Lewis e o chef John Bates, do InterStellar. Enquanto isso, na cozinha de autor, restaurantes como Suerte e Birdie estão revolucionando as tradições locais. A chef Tracy Malechesk usou toda a experiência adquirida no já clássico Gramercy Tavern de NY para criar massas e sobremesas surpreendentes, como o seu delicioso bolo de azeite de oliva. E, assim, “How Female Leaders Disrupt Traditional Industries” também vai abordar como a inovação liderada por mulheres, e as conquistas de startups de tecnologia fundadas por elas, estão transformando setores tradicionais como seguros ou finanças.

E se um dos temas mais concorridos no evento será o “The Future of Food”, com suas revoluções e fusões, nada melhor que terminar com as deliciosas criações de Tatsu Aikawa, chef nascido em Tóquio e criado em Austin, e seu inusitado Izakaya texano, o Kemuri Tatsu-Ya. Afinal, onde mais você poderia experimentar um bentô de brisket?!

O cardápio pode até parecer longo demais para alguns, mas certamente será muito saboroso. E, assim, a cidade vai cumprindo a sua promessa: Keep Austin Weird ou オースティンを奇妙に保つ.

Então pra quem vai, bon voyage e bon appétit.

Publicidade

Compartilhe