Como funciona a comercialização de espaços digitais
Quais são as melhores estratégias para atingir o objetivo da marca anunciante?
Meio & Mensagem
1 de agosto de 2024 - 12h10
A tecnologia da publicidade (advertising technology ou adtech) é toda a estrutura que suporta a publicidade digital. É a cadeia de serviços de tecnologia especializados por garantir a melhor performance possível para os anunciantes pelo melhor preço possível para os veículos.
Nesse ambiente, há serviços que são prestados para os anunciantes e outros prestados para os publishers, ou seja, quem tem um inventário de espaços publicitários possíveis de serem comercializados.
Para os publishers, por exemplo, é importante garantir que os anúncios vendidos sejam publicados em tempo real, para maximizar as impressões desses anúncios e otimizar a precificação do seu inventário de acordo com a demanda e a concorrência.
Já os anunciantes precisam ter certeza de que os consumidores atingidos por suas campanhas são exatamente aqueles mais interessados por seus produtos e que seus anúncios os impactem quando estão mais propensos à compra.
Para isso, é preciso ter informações sobre o posicionamento de cada consumidor em potencial na jornada de compra e medir o sucesso de cada anúncio em cada uma de suas etapas. Tudo isso sem perder de vista os limites de orçamento destinados às campanhas, as métricas de ROI e ROAS a elas associadas e preservando a marca de possíveis associações negativas.
Para atender as demandas de anunciantes e publishers, as plataformas de adtech criam e implementam processos com o objetivo de ligar essas duas pontas através de uma série de ferramentas disponíveis entre as quais talvez a mais importante seja a compra e venda de mídia programática.
A estrutura de adtechs se compõe de cruzamentos ininterruptos de informações sobre o comportamento online e preferências dos consumidores para otimizar a exposição e a efetividade de cada anúncio, os quais são dimensionados por inteligência artificial (IA). Basicamente, a IA opera as duas formas básicas de compra programática: a programática direta (ou automática garantida) e o real-time bidding (RTB), ou ofertas em tempo real.