Comunicação da Black Friday
Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o varejo do Google Brasil, fala sobre como a marca deve se posicionar nas campanhas
Sergio Damasceno Silva
7 de novembro de 2023 - 13h16
Black Friday: pesquisa feita pelo UOL no ano passado mostra que 92% dos brasileiros pesquisam o preço dos produtos e serviços antes de fazer as compras da data.
O público está disposto a fazer compras na Black Friday deste ano.
Comportamento na Black Friday
É o que revela a pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise, que ouviu 1,8 mil brasileiros, que são usuários de internet, para mapear seu comportamento nesta data especial de ofertas pelo comércio.
Assim, segundo a pesquisa, duas em cada três pessoas pretendem fazer compras na próxima Black Friday, que acontece no dia 24 deste mês.
Contudo, para esse público, o preço dos itens buscados é fator determinante para definir se a compra será ou não realizada.
Antecedência da Black Friday
Em 57% dos casos, a antecedência das pesquisas chega a dois meses ou mais. Já 21% dos consumidores começam a pesquisar um mês antes.
O estudo também olha para principais fatores que influenciam na decisão de compra online, além do preço.
Dessa forma, o campeão foi o valor do frete ou frete grátis, com 55%. Em segundo lugar, 29% citaram prazo de entrega. A terceira colocação ficou com credibilidade ou segurança do site/aplicativo 27%.
Tão importante quanto Natal
A data é tão importante quanto o Natal e o Dia das Mães para o comércio.
Com base nessas informações, o objetivo é entender como a marca deve se posicionar nas campanhas de forma a ter efetividade.
Isso porque a marca tem que trabalhar para não entrar na onda de “black fraude”, em que a tática de aumentar os preços antes para dar sensação de desconto depois coloca em dúvida a credibilidade dos consumidores.
O objetivo é tanto falar desse posicionamento quando de branding, já que a Black Friday é o tipo de data que cria awreness e identificação com a marca.
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Gleidys Salvanha
Diretora de negócios para Varejo do Google
Com passagem por agências como W/Brasil, Y&R e Publicis, Gleidys chegou ao Google em abril de 2013 como head of agency assumindo a liderança de varejo em setembro de 2018.