KPIs do marketing digital
Quais são os mais importantes e como definir os que têm a ver com a estratégia da empresa?
tjiang
3 de outubro de 2024 - 15h39
Os Key Performance Indicators (KPIs) são indicadores de desempenho que se utiliza para medir o sucesso da empresa, de ação ou mesmo do indivíduo.
Assim, além de se defini-los para avaliar o progresso de estratégia, também podem ser usados para realizar benchmark.
O que consiste em comparar o desempenho de um processo, produto ou serviço em relação a outro.
Já os KPIs de marketing se usam para acompanhar a performance de estratégia e descobrir se o desempenho está dentro do esperado ou se precisará de ajustes.
Portanto, KPIs são importantes para avaliar processos, concentrar recursos onde serão mais eficazes e analisar práticas que podem precisar de melhorias.
E, claro, fundamentar a tomada de decisão com base em dados.
Diferenças entre KPIs e métricas
E quais são as diferenças entre KPIs X métricas?
O KPI é, geralmente, medida mais qualitativa que permite acompanhar o desempenho do negócio.
Assim, se usam para identificar se a empresa atinge seus objetivos estratégicos e operacionais.
As métricas são mais quantitativas, normalmente expressas como porcentagem ou proporção, que indica a performance de estratégia a partir de dados.
Dessa forma, por exemplo, número de visualizações nas páginas, tempo de duração das sessões no site ou taxas de aberturas de e-mail.
A combinação de KPIs e métricas pode fornecer insights valiosos para identificar quais objetivos precisam ter prioridade a fim de impulsionar o desempenho geral da empresa.
Para falar sobre isso e mais detalhes, o convidado deste webinar é Adilson Batista, vice-presidente de branding & creativity da Cadastra.