Como ser bem-sucedido com os vídeos do TikTok?
Claudia Mello, head de data strategy & media, da Spark, aponta quais são as melhores estratégias para as marcas explorarem a plataforma de vídeos curtos
Roseani Rocha
2 de agosto de 2023 - 15h14
A palavra TikTok representa a onomatopeia tique-taque, que imita o barulho feito por relógios. O termo também é utilizado para marcar ações em espaço de tempo. O nome da rede social faz referência aos clipes curtos dos usuários: tiktok, tiktok, curtos e intermitentes, o tempo todo. O TikTok é mais do que apenas tendência emergente – é o futuro do consumo de mídia social.
Mas, como as marcas podem extrair o melhor da rede? A página For You (Para Você) é um feed com hiper seleção que permite aos usuários a possiblidade de atingir público maior do que as plataformas sociais tradicionais. Os feeds resultantes desta página são baseados em quais vídeos o usuário assiste até o fim. E é aqui que está a oportunidade não local, e sim mundial para as marcas entrarem no jogo.
Se a marca acessar a página Para Você de um usuário sem que ele saiba sobre a marca, o alcance potencial dessa marca não terá limites. Se a marca deseja obter sucesso na plataforma, deve deixar de lado noções preestabelecidas sobre o que é “ótimo conteúdo” e assumir que a rede é baseada em diversão e criatividade rápida.
O algoritmo da página For You é tão poderoso que pode colocar a marca em destaque em todo o país, até mesmo em todo o mundo, se os usuários considerarem o conteúdo valioso. Para obter esse alcance sem um centavo do orçamento pago, as marcas devem se encaixar na multidão por meio de ativações oportunas de tendências e áudios do TikTok. Formatos de tendências e áudio são relevantes por dias, e não por semanas. Ou seja, nada de cauda longa aqui. Portanto, marcas devem afrouxar o controle sobre os longos processos de aprovação e confiar em suas equipes de mídia social para decidir o que vai no TikTok.
Até aqui, estratégias de mídia social foram desenvolvidas em torno das plataformas tradicionais de mídia social: Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat. Grandes agências investem muito em anúncios e cortes de 60 segundos. Isso não funciona no TikTok: pessas assistem os vídeos curtos como veem Netflix. Nos EUA, 40% da geração Z e dos millennials usam o TikTok como mecanismo de pesquisa mais do que o Google.