Magazine Luiza estreia o Periscope no varejo

Buscar

Magazine Luiza estreia o Periscope no varejo

Buscar
Publicidade

Comunicação

Magazine Luiza estreia o Periscope no varejo

Como a rede e outras marcas estão usando a plataforma de transmissão de vídeo em suas campanhas de marketing


3 de agosto de 2015 - 8h00

O Magazine Luiza transmitiu, na semana passada, via o aplicativo de vídeos Periscope, de propriedade do Twitter, o lançamento mundial do Windows 10. A Lu, vendedora virtual da companhia e um consultor da Microsoft, narraram a transmissão e falaram sobre as novidades do sistema. É a segunda vez que a rede testa a ferramenta em suas campanhas. Recentemente, utilizou o Periscope para revelar uma das vencedoras da promoção "Esse condomínio é meu".

Ilca Sierra, diretora de marketing de multicanal do Magazine Luiza, explica ao Meio & Mensagem que o Periscope se diferencia de outras ferramentas por conseguir a comunicação ao vivo com clientes de forma dinâmica. No caso da transmissão da semana passada, a empresa mediu o sucesso pela quantidade de visualizações e interações. “O Periscope traz muitas possibilidades de engajamentos com a marca e certamente vamos utilizar para outros lançamentos e para mostrar ofertas e liquidações nas lojas”, diz Ilca. A própria empresa utiliza sua página na internet para explicar como se usa o Periscope.

A empresa foi uma das primeiras, entre as redes de varejo, a fazer uso de "novas tecnologias" em suas ações. Em 1992, lançou suas lojas físicas sem produtos, onde o cliente comprava a partir de um sistema virtual. Criou, em 2012, o Magazine Você, que permite a qualquer pessoa a criação de uma loja online no Facebook. A empresa também costuma utilizar o YouTube para transmitir ao vivo suas "Liquidações Fantásticas". Em 2015, foram 16 horas de transmissão.

wraps

O uso do Periscope

No Brasil, a pioneira no uso do Periscope foi a Skol que transmitiu o show da banda Tropkillaz via aplicativo, em março. Em abril, a GE usou o aplicativo para transmitir uma coletiva de imprensa anunciando patrocínio à Confederação Brasileira de Canoagem. Fora do Brasil, muitas marcas já fazem uso da ferramenta. Apesar de um modelo de anúncios não estar formatado, algumas marcas estão testando o app. Em junho,a Nestlé promoveu a marca de sorvetes Drumstick pelo Periscope. Os vídeos também foram publicados via Twitter. Entre outras marcas que fizeram ações parecidas estão a rede de fast-food Wendy, a marca de bebidas 7Up e a Starbucks.

O Twitter apresentou o Periscope em março deste ano, o aplicativo permite aos usuários assistir e compartilhar vídeos ao vivo pelo celular. O vídeo passou a ser importante para o Twitter na concorrência com Google e Facebook. A empresa investiu cerca de US$ 100 milhões para adquirir o Periscope, em janeiro deste ano. Além de marcas, emissoras de televisão como ESPN Brasil e Multishow já fazem uso do app para mostrar bastidores e prévias dos shows e programas. 

wraps

Como explorar o Periscope para promover sua marca:

Divulgue: anuncie as transmissões com antecedência, seja pelo Twitter ou qualquer outra rede social e gere expectativa.

Seja espontâneo: no momento das transmissões é recomendável ser natural e verdadeiro. A premissa do aplicativo é a naturalidade que permite a aproximação com quem assiste. 

Incentive o engajamento: Os “corações” na tela e os comentários servem para medir o quanto seu Periscope está agradando, por isso, há a necessidade de incentivá-los.

Dê continuidade: Os vídeos feitos no Periscope ficam disponíveis por até 24 horas. Aproveite em outra ferramenta e divulgue para quem não pôde assistir ao vivo.

Meça e avalie: Após a divulgação veja qual foi o rendimento de corações e comentários durante a exibição.

Fonte: e-dialog

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Filme da Volkswagen com Elis Regina é eleito Melhor Comercial do Brasil

    Filme da Volkswagen com Elis Regina é eleito Melhor Comercial do Brasil

    Comercial da AlmapBBDO, feito com tecnologia de inteligência artificial, venceu a edição 2024 de premiação do SBT

  • Oliver lança projeto de inclusão de mulheres negras no mercado

    Oliver lança projeto de inclusão de mulheres negras no mercado

    Iniciativa busca ampliar equidade e inclusão sustentável no mercado através de um programa de desenvolvimento profissional