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Mídia

Legendários aposta no conteúdo transmídia

Programa apresentado por Marcos Mion na Record investe no binômio TV e internet para atrair audiência e anunciantes


5 de julho de 2011 - 11h01

Assistir TV apenas olhando para o aparelho é um hábito em desuso, pelo menos para grande parte do público jovem que ao mesmo tempo em que está de olho na telinha, navega na web e se comunica via redes sociais e Twitter. Essa interação entre mídias é o que Marcos Mion, que há mais de 10 anos dialoga com esse público, procura implementar no programa Legendários, no ar na Record desde 2010.

Além da exibição ao vivo na TV aberta aos sábados às 22h 45, o programa começa meia hora antes com o Legendários na Web, atração que continua nos intervalos e que mostra ao público os bastidores da produção. “Para ter a experiência completa do Legendários, é necessário ligar a TV e o computador, e ver os conteúdos se completarem e conversarem”, analisa Mion, criador, diretor geral e apresentador do Legendários.

Segundo ele, Legendários na Web é 100% executado para ativar as redes sociais e colocar as pessoas em casa participando e criando conteúdo. “Pode ser pelo Facebook, pelo telefone, pelo Twitter e pelo Skype, que abrem portas maiores ainda de interação com fãs de todo o mundo. Estamos desenvolvendo um projeto onde, através do Twitter do programa, que possui 750 mil seguidores, os fãs poderão roteirizar uma sketch para produzirmos para o grupo Banana Mecânica. Um roteiro feito a 750 mill mãos!”, destaca.
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O processo de produção do programa conta com um diretor de conteúdo multiplataforma, Pedro Tourinho, que ao lado de Mion é responsável pela criação e execução do braço crossmídia da atração. “Não pensamos apenas em matérias e ações de palco, pensamos em histórias com extensões antes impossíveis. Durante a concepção do programa, chegamos à conclusão que o diferencial seria estar na vida das pessoas durantes os sete dias da semana e não apenas aos sábados. Portanto, disponibilizamos pelo menos um vídeo novo por dia com a participação do elenco, além de promoções constantes, e matérias exclusivas, gravadas apenas para a web”.

Seguindo a linha do conteúdo, alguns anunciantes também estão investindo em ações multiplataforma. A Nokia, por exemplo, criou uma promoção na qual os internautas decidiam pela web o que iria acontecer com o episódio que iria ao ar na TV posteriormente. A ação, chamada Nokia App Decide, tinha como objetivo promover a loja de aplicativos online Ovi Store. O patrocinador principal do Legendários atualmente é o refrigerante Fanta, da Coca-Cola.

Embora Legendários tenha uma concepção totalmente ligadas às mídias digitais, a audiência da TV é a que ainda define os caminhos relacionados ao departamento comercial. “Mesmo o pêndulo ainda puxando mais para o lado da TV, lutamos diariamente para uma equalização. Afinal, temos indícios fortes do poder do nosso conteúdo web e o quanto antes todos, incluindo agências e clientes, perceberem esta realidade, obteremos resultados melhores e mais eficientes”, projeta.

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