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Jornais em baixa entre eleitores nos EUA

Pesquisa revela declínio de todas as mídias como fonte de informação, menos da web


8 de fevereiro de 2012 - 11h27

Enquanto os republicanos disputam as primárias para definir o candidato que concorre com o democrata Barack Obama nas eleições presidenciais deste ano, eleitores norte-americanos procuram cada vez menos os jornais como fontes de informação a respeito das campanhas: apenas um em cada cinco eleitores utiliza os jornais como fontes de informação a respeito da disputa presidencial. Jornais são os veículos com o menor desempenho na preferência do eleitorado norte-americano, segundo dados publicados nessa terça-feira, dia 7, pelo instituto Pew Research Center.

De acordo com a pesquisa, a TV a cabo lidera a preferência dos norte-americanos como fonte de informação noticiosa a respeito da campanha presidencial, com 35%. Logo abaixo, situam-se as emissoras locais de TV (32%). Emissoras em rede e Internet têm, respectivamente, 26% e 25%. Todos os veículos tiveram queda na preferência do eleitorado, exceto a internet, que subiu um ponto percentual, se comparadas as campanhas de 2008 e deste ano (veja quadros abaixo). O instituto acredita que o declínio está relacionado ao fato de que, neste momento, apenas um partido realiza as primárias, portanto o interesse público tem sido menor que nos anos anteriores, quando tanto republicanos quanto democratas disputaram internamente a escolha de seus candidatos.

Entre os usuários de internet, a preferência de fontes de informação se concentra nos sites de companhias de mídia tradicional, sejam de impresso, TV ou rádio (52%). Aqueles que utilizaram fontes exclusivas da internet somam 36%. O Facebook foi utilizado por 20%, o Youtube, 15% e o Twitter apenas por 5% dos usuários de internet. CNN (24%), Yahoo (22%) e Google (13%) lideram a preferência dos eleitores conectados. Sites e blogs reconhecidos pela sua cobertura e atuação política, Huffington Post e Drudge Report tiveram apenas 2% cada.

Para a pesquisa, o Pew Research Center entrevistou 1.507 eleitores adultos em todo o território nacional entre os dias 4 e 8 de janeiro.

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