Assinar

SBT ameaça vice-liderança da Record

Buscar
Publicidade
Mídia

SBT ameaça vice-liderança da Record

Depois de cinco anos, SBT passa a Record na Grande São Paulo e acirra disputa pelo segundo lugar


13 de julho de 2012 - 4h46

Em agosto de 2007, quando recebeu o resultado mensal de audiência do Ibope que avaliava o desempenho da Grande São Paulo, o SBT viu que, pela primeira vez, perdia a vice-liderança na média das 24 horas do dia para a TV Record. Desde então, as posições das duas emissoras não tinham mais mudado. Até que um grupo de crianças e vários desenhos animados fizessem, em junho de 2012, a vice-­liderança da TV aberta brasileira voltar ao Anhanguera.

Após passar cinco anos consertando os defeitos, analisando os erros e estruturando uma programação que a deixasse em condições de batalhar pela recuperação do lugar que historicamente lhe pertenceu em outros tempos, o SBT retoma o fôlego rumo à vice-liderança e começa a incomodar a Record. E, se depender do otimismo de sua diretoria, não será dado nenhum passo para trás. “É uma tendência estatística. O segundo lugar no ranking é consequência de tudo o que viemos fazendo. Não é coisa de momento. Tudo foi cuidadosamente planejado há muito tempo para, agora, render esses resultados”, explica Glen Valente, diretor comercial nacional do SBT.

Na prática, esses índices podem ser vistos nos dados de audiência do Ibope da Grande São Paulo no mês de junho (veja gráfico). Considerando as 24 horas do dia, o SBT fechou o mês com uma média de 5,5 pontos, ultrapassando a Record, que obteve uma audiência de 5 pontos. A curva das duas emissoras já vinha convergindo para uma intersecção desde o mês de maio, quando a Record tinha 5,1 de média contra 5 do SBT. Agora, em junho, a troca de posições aconteceu. Líder entre as emissoras, a Globo encerrou o mês com uma média de 13 pontos nas 24 horas do dia.

Ao analisar os recortes dos dados do Ibope, é possível observar que o SBT cresceu em audiência em todas as faixas de horário — manhã, tarde, noite e madrugada. Entre todos esses períodos, somente no da manhã a emissora de Sílvio Santos ainda perde, na média geral, para a Record (são 5,1 contra 4,5 pontos). A ultrapassagem do SBT também já aconteceu no horário nobre. A emissora de Sílvio Santos encerrou o mês com 7,5 de média contra 7,4 da Record.
wraps
Embarque nesse Carrossel
À noite, é mais fácil enxergar os motivos da boa fase do SBT. Desde maio, a emissora colocou no ar o remake brasileiro de Carrossel, novela mexicana de sucesso da década de 1990. O tiro foi certeiro: logo na estreia, a trama registrou um Ibope de 15 pontos, que foi se mantendo na mesma faixa no decorrer dos capítulos seguintes. O sucesso de Carrossel (foto ao lado) foi tanto que acabou atingindo outras atrações da casa. “A novela trouxe um público fiel ao SBT e que, estando na emissora, começou a prestar a atenção que temos outros programas de variedades, de jornalismo e de outros gêneros”, conta Glen Valente.

Enquanto as noites trazem bons ventos ao SBT, o mesmo não acontece na Record. Há algum tempo a emissora alterou os horários de alguns de seus produtos por conta de oscilações negativas na audiência. A novela Máscaras foi transferida para depois 23h após a estreia do rea­lity A Fazenda, que não vem rendendo médias tão boas como nas edições anteriores. A novela infantojuvenil Rebelde também mudou de horário.

As manhãs se tornaram um ponto sensível na Record. Com a estreia do programa Encontro com Fátima Bernardes (que substitui a TV Globinho), da Globo, a emissora ganhou um concorrente direto para sua atração Hoje em Dia. Além disso, viu a audiência do SBT — que acabou se tornando a única emissora com programação infantil na faixa matinal — crescer, absorvendo parte do público egresso da Globo.

wraps
Outros dados
Esses acontecimentos, no entanto, parecem não perturbar a diretoria da Record. “Acho precipitado falar em fuga de público. O Ibope acaba de divulgar dados que revelam os bons resultados da Record em 2012. Para nós, não existe uma briga pelo segundo lugar. Nossa meta sempre foi a liderança”, defende o superintendente comercial nacional da emissora, Walter Zagari.

Os dados do Ibope a que ele se refere, porém, são diferentes daquele que apontam a ultrapassagem do SBT. Enquanto a emissora de Silvio Santos aproveitou a semana para divulgar seu feito, a Record divulgou um comunicado ressaltando que continua na vice-liderança televisiva no Brasil, usando como base os dados do Painel Nacional de Televisão, que avalia o desempenho da emissora em 14 mercados nacionais, nos seis primeiros meses de 2012.

Por esse ângulo, em âmbito nacional, a Record realmente está na vice-liderança. De acordo com os dados fornecidos pela própria emissora, entre 7h e meia-noite, a Record registrou, no primeiro semestre, uma média de 6,4 pontos, com share de 15,7%. O SBT, por outro lado, declarou não receber os dados de PNT do Ibope, trabalhando somente com o ranking referente à Grande São Paulo.

Seja pela análise do PNT ou pelos dados da Grande São Paulo, o que se configura é um acirramento pela disputa do telespectador. De um lado, o SBT confia que entrou em um período de estabilização e conta com o próprio público como aliado. “Ninguém torce contra o SBT. O público simpatiza conosco. Precisamos, então, trabalhar para agradá-lo”, diz o diretor comercial.

Já a Record tem como trunfo a exclusividade dos Jogos Olímpicos de Londres, que começam no próximo dia 27. “Essa transmissão representa uma oportunidade única de fazer um trabalho que vai entrar para a história do esporte na TV. Acreditamos que o público deseja acompanhar cada momento das competições e vamos dedicar grande parte de nossa grade ao evento”, promete Zagari.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Google integra streaming Disney+ em seu inventário de anúncios

    Google integra streaming Disney+ em seu inventário de anúncios

    Companhia passa a oferecer aos anunciantes a possibilidade de comprar espaços publicitários diretamente na plataforma de conteúdo

  • Globo e TV TEM serão afiliadas em região do Estado de São Paulo

    Globo e TV TEM serão afiliadas em região do Estado de São Paulo

    Emissora passa a ter o grupo, do interior de São Paulo, como afiliada na cidade de Presidente Prudente e outros 54 municípios da região