O entretenimento em Cannes envia mensagens para o mundo
Dedico esse texto e compartilho todo meu respeito à coragem dos clientes que aprovaram as campanhas vencedoras de Grand Prix e Ouro na categoria de entretenimento
O entretenimento em Cannes envia mensagens para o mundo
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19 de junho de 2024 - 19h18
Desde que pisei em Cannes, a energia é frenética e empolgante, sinto que a vivacidade toma conta de tudo e de todos. Cada discussão, cada network, cada peça publicitária parece transbordar criatividade. Fazer parte do júri principal da categoria de Entretenimento é um privilégio. Conhecer e participar das escolhas dos projetos revolucionários é uma honra indescritível.
As campanhas vencedoras da categoria de Entretenimento, aquelas que não só conquistaram a nós, jurados, mas que também prometem transformar o futuro da publicidade, estão abrindo portas para novas possibilidades.
E por isso que venho compartilhar alguns dos cases que receberam Leões na categoria de Entretenimento e que brilharam diante dos meus olhos.
O Grand Prix versa sobre Privacidade e Direitos Humanos
A primeira que quero destacar é o documentário We are Ayenda, que levou dois Leões, um Grand Prix na subcategoria Social Behaviour & Cultural Insight e um ouro na Non-Fiction Film: ( de 5-30 minutos). Com um storytelling impactante, esse documentário traz a história da Seleção Afegã de Futebol Feminino e sua fuga do Afeganistão após a tomada de poder pelo Talibã em 2021. Com entrevistas comoventes, registros de arquivos angustiantes e troca de mensagens de texto que as jovens compartilhavam no grupo de WhatsApp, o filme ressalta como o aplicativo utiliza recursos de privacidade e como se torna um espaço seguro para aqueles que mais precisam, causando aproximação e conexão com o público.
We are Ayenda
Histórias que mereceram o Ouro em Entertainment: equidade de gênero no futebol e mass shooting nos Estados Unidos
Outra ação que merece aplausos é a campanha Women’s Football, que foi criada pela Marcel para uma empresa de telecomunicações da França, a Orange. Esta ação teve a Federação Francesa de Futebol (FFF) como patrocinadora e usou a publicidade para combater o preconceito contra o futebol feminino e apoiar a Copa do Mundo Feminina em 2023. No case foi usada a tecnologia VFX para colocar rostos de jogadores homens nos corpos das atletas durante uma partida de futebol, então nos momentos decisivos dos jogos, a tecnologia é retirada e os rostos das jogadoras são revelados para surpresa de todos. A integração perfeita de tecnologia e narrativa ressaltou como o entretenimento pode ultrapassar expectativas e quebrar padrões. O sucesso foi tão grande que a campanha recebeu Ouro na subcategoria Diversity & Inclusion in Entertainment.
Women’s Football
Um dos momentos mais emocionantes foi o anúncio de “American Cancer Story” como campanha vencedora da subcategoria Brand Partnerships, Sponsorships & Collaborations com Ouro. A ONG Change the Ref traz um efeito impactante com o curta-metragem que aborda a tocante história de uma adolescente lutando contra o câncer, mas surpreende ao evidenciar uma questão tão letal quanto: a violência armada nas escolas. Dirigido pelo brasileiro José Padilha, o filme exibido na TV norte-americana e na Internet, é baseado em números assustadores do CDC que mostram o câncer como a terceira causa de morte entre jovens nos EUA, mas alarmantemente as armas de fogo ocupam o primeiro lugar. A ação busca transformar essas difíceis estatísticas em uma narrativa humanizada que toca o coração e nos permite refletir.
American Cancer Story
Cada uma dessas campanhas é um reflexo do tamanho e do poder de transformação que o entretenimento traz na publicidade. Elas não apenas chamam a nossa atenção, mas também iluminam, educam e comovem. Como jurada, presenciar as possibilidades de abordagens e as grandes ideias criativas tem sido inspirador.
Um detalhe importante é que as 3 histórias vencedoras tem as mulheres em grande protagonismo. Isso não foi um fator predominante para a votação. Pelo contrário. Chamei atenção dos jurados para o fato após as peças estarem expostas, já com seus leões definidos, na tela da sala do júri. A maioria de nós não tinha atentado para isso até então. Há muito para se debater sobre o lugar ocupado pela mulher na sociedade e suas condições de vida.
Ao pensar sobre essas e tantas outras peças de branded content e branded entertainment, sinto um mix de satisfação e entusiasmo pelo que virá a acontecer no entretenimento. O futuro da publicidade está sendo moldado neste momento, aqui em Cannes, e estou muito feliz por fazer parte de tudo isso.
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