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Comunicação

As 9 características do cliente ideal, segundo as agências

Primeira edição do Marketer Scope, da Scopen, elenca atributos indispensáveis ao cliente exemplar; Itaú, Ambev e Unilever são as empresas que mais se aproximam desse ideal


14 de abril de 2025 - 6h00

A busca por relações de longo prazo, remuneração adequada e aposta na criatividade são os três de nove atributos que caracterizam o cliente ideal, segundo as agências ouvidas pelo Marketer Scope.

Realizado pela primeira vez no Brasil, o estudo da Scopen ouviu, de julho a setembro de 2024, 441 profissionais de agências para obter uma definição dos atributos do cliente exemplar. Veja a seguir:

A partir dessas características, a Scopen montou um ranking das dez marcas que, segundo os entrevistados, mais se aproximam do cliente exemplar. Itaú, Ambev e Unilever formam o pódio:

 

Quais são os clientes mais exemplares
Posição Marca
Itaú
Ambev
Unilever
O Boticario
Volkswagen
Heineken
7 Burger King
Coca-Cola
Natura & Co
10º Mercado Livre

Os participantes do estudo também avaliaram atuais ou ex-clientes em 13 atributos. Os mais mencionados foram: presença de bons profissionais na equipe de marketing (64,2%), compartilhar resultados que permitem aprendizado para as próximas campanhas (60,3%) e busca pela inovação e transformação do negócio (59,1%).

Por outro lado, o atributo menos mencionado foi o respeito em concorrências e remuneração das agências participantes do processo (17,3%), o que evidencia a baixa adesão a essa prática por parte dos anunciantes.  

Quando os atributos foram analisados de forma individual, os anunciantes que mais apareceram no top 3 foram: Volkswagen (líder em cinco atributos e na segunda posição em outro atributo) e Google (figura em seis atributos entre os top 3, sendo quatro deles na segunda posição e na terceira em dois atributos). Já Mondelez, Coca-Cola e Netflix estão presentes no top 3 em quatro dos 13 atributos analisados. Confira a seguir:

 

Best In Class, de acordo com os profissionais das agências)
Bons profissionais na sua equipe de marketing – 64,2%
Coca-Cola
Heineken
Unilever
Compartilham resultados que permitem aprender para as próximas campanhas – 60,3%
Volkswagen
Mercado Livre
GM
E uma empresa que busca inovar (Transformar seu negocio) – 59,1%
Heineken
Burger King
Itaú
Compartilham dados que ajudam no entendimento do seu negocio – 58,4%
Volkswagen
Natura & Co
Mondelēz
Remunera adequadamente o trabalho da agência – 52,1%
Volkswagen
Google
Netflix
Remunera adequadamente o trabalho da agência – 52,1%
Volkswagen
Google
Bradesco
Prepara bons briefings para compartilhar com as agências – 50,6%
Coca-Cola
Mondelēz
Google
É respeitosa com o tempo de resposta dos pedidos – 49,3%
Mondelēz
Pepisico
Netflix
E uma empresa avancada no digital – 46,2%
Netflix
Google
Stellantis
Cliente com políticas de diversidade, inclusão e equidade – 44,4%
Natura & Co
Google
Coca-Cola
Boas metodologias e processos que facilitam a relação com a agência – 43,1%
Mondelēz
Pepisico
Netflix
Tomam decisões primando pela qualidade em relação ao preço – 42,5%
Volkswagen
Itaú
Coca-Cola
São respeitosos nas concorrências (remunerando as agências participantes)
Pepsico
Netflix
Google

Ao considerar as posições das marcas em cada um dos atributos, a Scopen montou o ranking global de avaliação das empresas, que calcula a média em função da posição obtida por cada empresa em cada um dos 13 atributos analisados. Veja:

Ao considerar as posições das marcas em cada um dos atributos, a Scopen montou o ranking global de avaliação das empresas, que calcula a média em função da posição obtida por cada empresa em cada um dos 13 atributos analisados. Veja:

 

Ranking global dos anunciantes melhor avaliados pelos profissionais de agências
Posição Marca
Mondelēz
Google
Heineken
Netflix
Coca-Cola
Pepisico
Volkswagen
Itaú
O Boticário
10° Unilever

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