As 9 características do cliente ideal, segundo as agências
Primeira edição do Marketer Scope, da Scopen, elenca atributos indispensáveis ao cliente exemplar; Itaú, Ambev e Unilever são as empresas que mais se aproximam desse ideal
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Meio & Mensagem
14 de abril de 2025 - 6h00
A busca por relações de longo prazo, remuneração adequada e aposta na criatividade são os três de nove atributos que caracterizam o cliente ideal, segundo as agências ouvidas pelo Marketer Scope.
Realizado pela primeira vez no Brasil, o estudo da Scopen ouviu, de julho a setembro de 2024, 441 profissionais de agências para obter uma definição dos atributos do cliente exemplar. Veja a seguir:
A partir dessas características, a Scopen montou um ranking das dez marcas que, segundo os entrevistados, mais se aproximam do cliente exemplar. Itaú, Ambev e Unilever formam o pódio:
Quais são os clientes mais exemplares | |
Posição | Marca |
1° | Itaú |
2° | Ambev |
3° | Unilever |
4° | O Boticario |
5° | Volkswagen |
6° | Heineken |
7 | Burger King |
8° | Coca-Cola |
9° | Natura & Co |
10º | Mercado Livre |
Os participantes do estudo também avaliaram atuais ou ex-clientes em 13 atributos. Os mais mencionados foram: presença de bons profissionais na equipe de marketing (64,2%), compartilhar resultados que permitem aprendizado para as próximas campanhas (60,3%) e busca pela inovação e transformação do negócio (59,1%).
Por outro lado, o atributo menos mencionado foi o respeito em concorrências e remuneração das agências participantes do processo (17,3%), o que evidencia a baixa adesão a essa prática por parte dos anunciantes.
Quando os atributos foram analisados de forma individual, os anunciantes que mais apareceram no top 3 foram: Volkswagen (líder em cinco atributos e na segunda posição em outro atributo) e Google (figura em seis atributos entre os top 3, sendo quatro deles na segunda posição e na terceira em dois atributos). Já Mondelez, Coca-Cola e Netflix estão presentes no top 3 em quatro dos 13 atributos analisados. Confira a seguir:
Best In Class, de acordo com os profissionais das agências) | |
Bons profissionais na sua equipe de marketing – 64,2% | |
1° | Coca-Cola |
2° | Heineken |
3° | Unilever |
Compartilham resultados que permitem aprender para as próximas campanhas – 60,3% | |
1° | Volkswagen |
2° | Mercado Livre |
3° | GM |
E uma empresa que busca inovar (Transformar seu negocio) – 59,1% | |
1° | Heineken |
2° | Burger King |
3° | Itaú |
Compartilham dados que ajudam no entendimento do seu negocio – 58,4% | |
1° | Volkswagen |
2° | Natura & Co |
3° | Mondelēz |
Remunera adequadamente o trabalho da agência – 52,1% | |
1° | Volkswagen |
2° | |
3° | Netflix |
Remunera adequadamente o trabalho da agência – 52,1% | |
1° | Volkswagen |
2° | |
3° | Bradesco |
Prepara bons briefings para compartilhar com as agências – 50,6% | |
1° | Coca-Cola |
2° | Mondelēz |
3° | |
É respeitosa com o tempo de resposta dos pedidos – 49,3% | |
1° | Mondelēz |
2° | Pepisico |
3° | Netflix |
E uma empresa avancada no digital – 46,2% | |
1° | Netflix |
2° | |
3° | Stellantis |
Cliente com políticas de diversidade, inclusão e equidade – 44,4% | |
1° | Natura & Co |
2° | |
3° | Coca-Cola |
Boas metodologias e processos que facilitam a relação com a agência – 43,1% | |
1° | Mondelēz |
2° | Pepisico |
3° | Netflix |
Tomam decisões primando pela qualidade em relação ao preço – 42,5% | |
1° | Volkswagen |
2° | Itaú |
3° | Coca-Cola |
São respeitosos nas concorrências (remunerando as agências participantes) | |
1° | Pepsico |
2° | Netflix |
3° |
Ao considerar as posições das marcas em cada um dos atributos, a Scopen montou o ranking global de avaliação das empresas, que calcula a média em função da posição obtida por cada empresa em cada um dos 13 atributos analisados. Veja:
Ao considerar as posições das marcas em cada um dos atributos, a Scopen montou o ranking global de avaliação das empresas, que calcula a média em função da posição obtida por cada empresa em cada um dos 13 atributos analisados. Veja:
Ranking global dos anunciantes melhor avaliados pelos profissionais de agências | |
Posição | Marca |
1° | Mondelēz |
2° | |
3° | Heineken |
4° | Netflix |
5° | Coca-Cola |
6° | Pepisico |
7° | Volkswagen |
8° | Itaú |
9° | O Boticário |
10° | Unilever |
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