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Canção A Thousand Miles é usada em campanha em favor da saúde reprodutiva

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Comunicação

Canção A Thousand Miles é usada em campanha em favor da saúde reprodutiva

Peça usa canção de Vanessa Carlton para defender fácil acesso a saúde e direitos reprodutivos nos Estados Unidos; cantora participa da ação


24 de outubro de 2024 - 18h20

Por Sabrina Sanchez, do Ad Age

A introdução ao piano de A Thousand Miles, de Vanessa Carlton, é uma melodia alegre que já prepara os ouvintes para cantar a primeira linha: “Fazendo meu caminho pelo centro, andando rápido, rostos passando e estou a caminho de casa”. Mas a canção ganha um significado mais triste e sombrio no contexto de um novo curta-metragem da organização não-partidária Center of Reproductive Rights.

A Thousand Miles

Vanessa Carlton presta depoimento sobre sua experiência com atendimento em saúde reprodutiva (Crédito: Reprodução)

Criado pela GSD&M, o filme ilustra as distâncias que muitas mulheres nos EUA precisam percorrer para acessar cuidados de saúde reprodutiva, como abortos e contraceptivos, desde a revogação do Roe v. Wade.

Dirigido por Ben Sonntag e produzido pela produtora Chirp, liderada por mulheres, o filme segue uma mulher que parte em uma viagem que parece ser comum. Ela ouve A Thousand Miles, ao longo do caminho — só que uma nova versão, mais minimalista do que o pop original —enquanto seu trajeto se cruza com o de outras mulheres na mesma jornada. No final, elas se encontram em uma sala de espera para receber cuidados reprodutivos.

Carlton aparece ao final, observando que leis que proíbem o aborto forçaram 170 mil americanas a viajar para fora do estado em busca de cuidados reprodutivos no ano passado. Ela também compartilha que teve uma gravidez ectópica e provavelmente teria morrido sem cuidados reprodutivos.

“Por meio de A Thousand Miles, criamos um hino infeliz que destaca como os estados continuam a colocar as vidas e os meios de subsistência das mulheres em risco ao criar obstáculos ao cuidado básico de saúde”, diz Maria D’Amato, diretora criativa executiva da GSD&M. “Estamos honrados que o Center for Reproductive Rights confiou em nós como parceiros e que Vanessa Carlton nos permitiu interpretar sua canção de uma nova forma para destacar essa triste realidade.”

A campanha surge enquanto o aborto e os direitos reprodutivos continuam sendo um dos maiores debates políticos da eleição de 2024 nos Estados Unidos.

Como parte da campanha, o Center for Reproductive Rights está lançando um microsite. A organização espera que ele incentive as pessoas a contatar o Congresso e expressar apoio aos direitos reprodutivos. O site apresenta um mapa interativo onde as pessoas podem aprender sobre as restrições de saúde em estados de todo o país e descobrir como contatar seus representantes estaduais e federais para defender mudanças.

A campanha está sendo veiculada em plataformas digitais e sociais como Facebook, Instagram e Vevo.

“É desumanizador forçar uma pessoa a viajar centenas ou milhares de milhas por cuidados de saúde”, afirma Joung-ah Ghedini-Williams, diretora de marketing e comunicações do Center for Reproductive Rights. “No entanto, isso é o que as mulheres têm feito todos os dias nos EUA desde que Roe v. Wade foi revogado. Todos deveriam poder acessar o aborto em seu estado de origem, independentemente do motivo pelo qual precisam. Atualmente, temos mais de 20 processos judiciais em todo o país buscando expandir o acesso ao aborto, com o objetivo final de restabelecer um direito federal ao aborto”, argumenta.

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