Assinar

As 20 melhores campanhas de 2019 na visão dos criativos

Buscar

As 20 melhores campanhas de 2019 na visão dos criativos

Buscar
Publicidade
Comunicação

As 20 melhores campanhas de 2019 na visão dos criativos

Trabalhos foram eleitos por 101 líderes de criação das maiores agências brasileiras, na enquete realizada por Meio & Mensagem pelo oitavo ano consecutivo


20 de dezembro de 2019 - 6h00

Coragem e ousadia são as características mais marcantes da publicidade do Burger King, que têm como um dos principais alvos o líder de mercado McDonald’s. A ação “Anúncio Grelhado”, criada pela David São Paulo, sintetiza esse posicionamento provocativo. Uma das mais premiadas de 2019, com 9 Leões no Cannes Lions (1 Ouro, 3 Pratas e 5 Bronzes), 2 Effies Awards Brasil e o Grand Prix de Mobile no Wave Festival, agora “Anúncio Grelhado” é eleita por 101 líderes criativos das maiores agências brasileiras como Campanha do Ano de 2019, na enquete realizada por Meio & Mensagem pelo oitavo ano consecutivo.

Para a construção do ranking, a reportagem ouviu presidentes, vice-presidentes ou diretores de criação das principais agências instaladas no Brasil, entre os dias 3 e 10 de dezembro. Foi pedido a cada um deles que fizessem listas individuais com as dez melhores ações de comunicação, em ordem de preferência.

Desta forma, atribuiu-se 10 pontos para a indicada em primeiro lugar, 9 pontos para a segunda, e, assim, sucessivamente, até 1 ponto para a décima. Alguns selecionaram menos campanhas, mas a maioria enviou votos completos e 145 ações foram mencionadas por pelo menos um jurado.

Os votantes não puderam escolher campanhas de sua agência nem ações nas quais tenham se envolvido. Fora isso, valiam campanhas integradas, comerciais para televisão, anúncios de mídia impressa, ações digitais, out-of-home e dirigidas a outras mídias. Desde que fossem criadas por agências instaladas no Brasil e dirigidas ao público brasileiro ou, em casos mais amplos, que o País estivesse incluído no target. No ranking das dez mais votadas, foram consideradas ações veiculadas em 2019 ou iniciadas no ano passado, desde que não tenham figurado na lista de melhores de 2018.

A ação “O filme infinito”, da Wieden + Kennedy para Old Spice, seria a oitava colocada de 2019 se já não tivesse sido a 18ª de 2018. Com grande repercussão neste ano, incluindo 3 Leões em Cannes e o Grand Prix de Film do Wave Festival, o filme somou 184 pontos neste ano — bem mais que os 52 conquistados logo após ser lançado, em dezembro do ano passado.

1ª: “Anúncio grelhado”, da David para Burger King – 497 pontos

https://www.youtube.com/watch?v=jHBe6q6OWDI

2ª: “Air Max Graffiti Stores”, da AKQA para Nike – 418 pontos

 

3ª: “Caverna do Dragão”, da DPZ&T para Kwid Outsider, da Renault – 377 pontos

https://www.youtube.com/watch?v=kC9-bfsNne8

4ª: “A boneca que nunca pedi”, da Wieden + Kennedy para Nike – 348 pontos

5ª: “Méqui”, da DPZ&T para McDonald’s – 264 pontos

 

6ª: “Stranger Antenna”, da AKQA para Netflix – 263 pontos

7ª: “Goleiro distraído”, da Tech and Soul para Uber – 198 pontos

8ª: “If you drink right, you f*** right”, da Wieden + Kennedy para Skol Beats – 115 pontos

9ª: “Tapete de acessibilidade”, da GTB para Ford – 96 pontos

 

10ª: “Bluesman”, da AQKA para Baco Exu do Blues – 71 pontos

11ª: “Busca da Mãe” e “Busca do Filho”, da DPZ&T para Itaú – 67 pontos

https://www.youtube.com/watch?v=RP7UUoO5kU4&feature=emb_logo

12ª: “COMA”, da AlmapBBDO para Getty Images – 65 pontos

13ª: “Seleção Feminina é Coisa Nossa”, da AlmapBBDO para Guaraná Antarctica – 64 pontos

https://www.youtube.com/watch?v=8wsDd_MqXwM&feature=emb_logo


14ª: “Milhas do povo”, da Grey para o Reclame Aqui – 62 pontos

15ª: “Machado de Assis Real”, da Grey para a Faculdade Zumbi dos Palmares – 59 pontos


16ª: “#GoEqual”, da Africa para ONU Mulheres – 56 pontos

https://vimeo.com/377608120


17ª: “Volvo Competitor’s Sale”, da Grey para a Volvo – 54 pontos

https://vimeo.com/336173333


18ª: “Recrutamento”, da David para Burger King – 53 pontos

https://www.youtube.com/watch?v=WWRY5Xr-5mE


19ª: “Pet Commerce”, da Ogilvy para Petz – 49 pontos

https://www.youtube.com/watch?v=dEAQkHj25hg&feature=emb_logo


20ª: “Paraquedas”, da W+K para Elo – 48 pontos

 

Os eleitores, os profissionais responsáveis pela escola das melhores campanhas de 2018 e suas respectivas agências no momento do voto (entre 3 e 10 de dezembro): Adriano Abdalla (VML), Adriano Alarcon (Fbiz), Alan Strozenberg (Z515), Alessandra Sadock (Artplan), Alexandre Pagano (Energy BBDO), Alexandre Ravagnani (Repense), Alexandre Vilela (Havas+), Ana Castelo Branco (WMcCann), Andrea Siqueira (BETC/Havas), Anna Martha Silveira (FCB), Atila Francucci (Nova/SB), Bernardo Cople (Propeg), Beto Rogoski (Y&R), Caio Grafietti (Nova/SB), Carlos Fonseca (Tribal), Cesar Leite (Momentum), Claudio Lima (Cheil), Daniela Ribeiro (Artplan), Danilo Janjacomo (Wunderman Thompson), Denny Zatariano (Ref+), Diego Machado (AKQA), Domenico Massareto (Publicis), Douglas Kozonoe (Cheil), Eco Moliterno (Accenture Interactive), Edgard Gianesi (David), Edu Lima (W+K), Eduardo Basque (Mestiça), Eduardo Rodrigues (Eou-MRM), Eduardo Salles (MullenLowe), Emerson Braga (Propeg), Fábio Barbato (McGarryBowen), Fabio Simões (FCB), Fabrício Pretto (David), Felipe Luchi (Lew’Lara\TBWA), Felipe Simi (Soko), Félix del Valle (Ogilvy), Fernando Duarte (AlmapBBDO), Fernando Piccinini (Rino com), Filipe Cuvero (Dentsu), Flávio Waiteman (Tech and Soul), Fred Siqueira (Ampfy), Gabriel Sotero (BETC/Havas), Guilherme Jahara (SunsetDDB), Gustavo Bastos (Onzevinteum), Gustavo Tirre (Artplan), Gustavo Victorino (Publicis), Hugo Rodrigues (WMcCann), Hugo Veiga (AKQA), Humberto Cunha (Santa Clara), João Caetano Brasil (Energy BBDO), João Passarinho Netto (Jotacom), Keka Morelle (Wunderman Thompson), Kevin Zung (WMcCann), Larissa Magrisso (W3haus), Laura Florence (Havas Health & You), Leo Corvo (Multisolution), Luis Constantino (Oliver), Marcelo Bruzzesi (Ampfy), Marcelo Lenhard (Hands), Marcelo Maia (McGarryBowen), Marcelo Reis (Leo Burnett Tailor Made), Marcelo Rizerio (CP+B), Marcelo Tripoli (McKinsey), Márcio Fritzen (Ogilvy), Marcio Juniot (SunsetDDB), Mentor Neto (Bullet), Nicolas Romano (Wunderman Thompson), Omar Caldas (We), Otavio Schiavon (Africa), Paulo Sanna (Mestiça), Paulo Voltolino (Multisolution), Pedro Guerra (Heads), Pedro Prado (Leo Burnett Tailor Made), Pedro Utzeri (Leo Burnett Tailor Made), PH Gomes (Greenz), Philippe Degen (Talent Marcel), Rafael de Miranda (Grey), Rafael Donato (David), Rafael Guaranha (SunsetDDB), Rafael Merel (Lew’Lara\TBWA), Rafael Pitanguy (Y&R), Rafael Urenha (DPZ&T), Rafael Ziggy (DPZ&T), Renato Butori (AlmapBBDO), Renato Cavalher (OpusMúltipla), Renato Jardim (Talent Marcel), Renato Simões (W+K), Renato Zandona (AKQA), Rodolfo Sampaio (Moma), Rodrigo Almeida (Y&R), Rodrigo Resende (AlmapBBDO), Rodrigo Tortima (Grey), Rodrigo Viscontti (Ampfy), Rynaldo Gondim (Heads), Saulo Mileti (Publicis), Sergio Mugnaini (DPZ&T), Sleyman Khodor (Talent Marcel), Sophie Schonburg (Africa), Theo Rocha (Facebook), Tiago Lucci (Ref+) e Vico Benevides (GTB).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • “Mais que Mais Barato”: Extra quer resgatar conexão com clientes

    “Mais que Mais Barato”: Extra quer resgatar conexão com clientes

    Com campanha desenvolvida pela Africa Creative, supermercado anuncia reposicionamento de marca com foco no Rio de Janeiro

  • FirstCom e People2Biz entram para o mercado de influência

    FirstCom e People2Biz entram para o mercado de influência

    A partir da criação do grupo Human to Human (H2H), a Luis Claudio e Paulo Leal entram para o mercado de business influencer marketing