Bárbara Sacchitiello
7 de dezembro de 2023 - 16h16
Atualizada às 18h08
No dia de seguinte da apresentação da nova identidade visual do Itaú – que passou a utilizar uma forma mais arredondada no logo e adotou o laranja como tom único – o Banco Inter usou as redes sociais para fazer uma provocação ao concorrente.
A instituição, que também tem o laranja como cor, usou o X (ex-Twitter) para fazer um post que sugere que o Itaú copiou o estilo de sua marca.
Sem mencionar o nome do banco, o Inter fez um post com a frase: “Pode copiar, só não faz igual”, acompanhada de um GIF. Veja:
Rapidamente, usuários do X identificaram que o Inter se referia ao novo logo do Itaú e começaram a comentar as possíveis semelhanças ou diferentes entre ambos.
Resposta do Itaú
Em comunicado enviado à reportagem, o Itaú destacou que seu novo projeto de design de marca recorreu ao histórico da identidade visual e que a cor laranja foi introduzida no logo na década de 1970.
“O Itaú Unibanco esclarece que seu novo projeto de design recorreu à história: do tupi-guarani, Itaú significa pedra preta. Na nova paleta cromática, o laranja tem sua relevância histórica destacada com mais protagonismo. Tons de azul ganham vida para identificar os segmentos Uniclass e Personnalité, enquanto Itaú BBA e Private se apropriam ainda mais dos tons escuros. O símbolo, que representa a pedra, foi lapidado e se apresenta em uma forma mais orgânica e fluida.”, disse.
O banco também complementou que “a essência da marca Itaú foi construída ao longo de décadas e com o brilhantismo de grandes nomes, como Aloízio Magalhães, nos anos 60; Francesc Petit, que introduziu a pedra ao logo do Itaú e o laranja na identidade, nos anos 70; e Alexandre Wollner, que destacou o laranja em nossas agências, nos anos 80, e sistematizou a marca com consistência e escala. Eles permaneceram como inspirações para que o novo projeto tornasse a marca mais humanizada, orgânica e contemporânea.”
Com nova marca e Madonna, o Itaú celebra 100 anos
A nova identidade visual do Itaú demandou 22 meses de trabalho e foi criada com a proposta de celebrar os 100 anos da instituição financeira.
O conceito foi apresentado aos consumidores na noite de quarta-feira, 7, em comercial exibido no intervalo do Jornal Nacional. O slogan “Feito de Futuro”, desenvolvido em parceria com as agências Africa Creative e Galeria, reforça a proposta da comunicação de celebrar a longevidade do banco.
Nesta segunda-feira, 7, em evento para a imprensa, realizado em São Paulo, o Itaú deu mais detalhes sobre as ações de comemoração aos 100 anos.
Além da mudança da marca, o banco também gravou uma campanha que conta com a participação da cantora Madonna e de outras personalidades do Brasil, como Fernanda Montenegro, Jorge Ben Jor, Ronaldo Nazário, Marta e Ingrid Silva.