As campanhas de Natal mais emblemáticas da história
Um dos períodos mais inspiradores para a publicidade, festas natalinas geraram jingles e comerciais que marcaram o imaginário das pessoas
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Meio & Mensagem
21 de dezembro de 2022 - 11h36
Um dos períodos comerciais mais importantes para a indústria, as festas de fim de ano também costumam ser fonte de inspiração e criatividade para as marcas, o que faz com que as campanhas de Natal tenham um lugar importante na memória das pessoas.
A magia e os símbolos da data, como o Papai Noel, as renas e as luzes que enfeitam as árvores, costumam ser elementos bem explorados pelos anunciantes.
Nesse período, geralmente, as mensagens comerciais dão lugar a narrativas mais emotivas, em que as relações familiares, a amizade, o companheirismo e a harmonia ganham protagonismo.
Por essa razão, alguns desses comerciais e anúncios acabaram marcando a cultura popular e continuam na lembrança das pessoas.
O esmero das marcas em produzir mensagens criativas e inspiradoras de Natal tem uma razão. No Brasil, e em vários mercados internacionais, a data representa um dos principais períodos em termos de volume de transações comerciais.
Em 2021, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) registrou que 123,7 milhões de consumidores foram às compras no Brasil.
Essas pessoas foram responsáveis por uma movimentação 10% maior nos shoppings do que o registrado no Natal de 2020, período em que a indústria, de forma geral, sofria de forma mais direta os impactos da pandemia de Covid-19.
Embora a Black Friday esteja, ano após ano, ganhando mais importância entre os consumidores, o Natal ainda é soberano no calendário das compras.
Um levantamento feito pela plataforma Betway mostra que, nos últimos seis anos, o faturamento do Natal, no Brasil, foi três vezes superior ao da Black Friday no e-commerce.
Nesse período, enquanto a sexta-feira de descontos movimentou R$ 20,2 bilhões, no acumulado dos seis anos, as vendas de Natal alcançaram R$ 68,6 bilhões no e-commerce.
As campanhas de Natal, de forma geral, costumam demandar grande atenção das marcas e de suas agências de publicidade.
Chamar a atenção do público com uma campanha de Natal, no entanto, não é uma tarefa tão simples, uma vez que várias empresas também procuram atrair a atenção das pessoas para seus produtos ou serviços.
Por isso, encontrar o tom de mensagem que passe exatamente os objetivos da marca e deixe claro suas bandeiras, ao mesmo tempo em que seja capaz de tocar a emoção e a sensibilidade do público-alvo passa a ser o objetivo da maior parte das marcas no período. E aquelas que conseguem, naturalmente, conseguem marcar território na memória das pessoas.
A publicidade brasileira – e também a internacional – já produziu campanhas memoráveis de Natal.
Algumas delas ficaram marcadas pela trilha sonora, que acabaram extrapolando o período e são lembradas até hoje pelo público. Entre elas, estão marcas que nem existem mais, mas que sobrevivem na memória do público pela força de sua mensagem.
Relembre, abaixo, algumas dessas campanhas de Natal que fizeram sucesso nas décadas anteriores e marcaram a publicidade no período de fim de ano.
Em 1960, a companhia aérea Varig colocaria no ar, pela primeira vez, a mensagem publicitária cuja trilha sonora seria lembrada décadas depois.
A música “Estrela Brasileira”, cujos versos falavam do “Papai Noel voando a jato pelo céu”, foi criada por José Bonifácio de Oliveira, o Boni, que na época era um dos donos da agência de publicidade Boni, Edmilson e Larte (Bel), detentora da conta publicitária da companhia área.
A marca já havia, anos antes, apresentado ao público o slogan “Varig, Varig, Varig”, que foi inserida na canção natalina para enfatizar a marca.
A canção e o comercial fizeram tanto sucesso que, nos anos seguintes, foram feitas cerca de 20 outras versões da campanha, com artistas e cantores brasileiros interpretando o jingle.
Veja, abaixo, uma das versões do comercial natalino da Varig, da década de 1990, com a canção interpretada por um coral infantil:
Em 1992, o comercial ganhou a voz da apresentadora Xuxa:
Também na década de 1960, a rede de varejo Pernambucanas mostrava a magia do Natal ao público com uma animação, em preto e branco, que destaca como a data marcava a celebração entre os familiares e pessoas queridas.
A canção “Dezembro Vem o Natal” seguiu nos comerciais natalinos da marca por muitos anos. Assista:
“Quero ver você não chorar/ Não olhar pra trás/ Nem se arrepender do que faz”. Esses versos, certamente conhecidos por várias gerações, foi apresentado aos consumidores na década de 1970, no comercial de Natal do Banco Nacional.
Em 1971, a agência JMM criou a peça publicitária para o extinto banco. A canção foi composta por Edson Borges, conhecido como “Passarinho”.
Veiculada por muitos anos nas campanhas do Banco Nacional, a canção acabou se tornando um símbolo do Natal no País.
Veja, abaixo, uma das versões:
Uma das marcas com maior excelência na produção de campanhas de Natal, a Coca-Cola sempre procura emocionar e surpreender o público com suas mensagens de fim de ano.
No ano de 1995, a empresa lançou a versão brasileira de sua campanha natalina que, até os dias de hoje, é lembrada sobretudo por quem era criança na época.
A imagem da carreata de caminhões iluminados da Coca-Cola, circulando por paisagens de neve, ficou marcada na memória das pessoas. Veja:
O carismático LekTrek, mascote da marca de alimentos Sadia, marcou o público ao aparecer com gorro de Papai Noel falando sobre o cheiro do peru de Natal.
Ao longo dos anos, a marca seguiu usando o mascote, algumas vezes, nas campanhas natalinas, que sempre destacam os produtos da marca. Veja:
A fabricante de brinquedos Estrelas ocupou um lugar importante no imaginário das crianças da década de 1980.
O comercial natalino destacava diversos brinquedos que compunham o portfólio da marca. As cenas eram embaladas com o jingle da marca, que dizia que “Toda Criança tem uma Estrela Dentro do Coração.” Veja:
“Hoje é um novo dia/ De um novo tempo/ Que começou”. Composta por Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle e Nelson Motta, a canção “Um Novo Tempo”, simboliza o fim de ano da Globo desde 1971.
Para cada Natal, a emissora elabora uma apresentação diferente da canção, sempre entonada pelo seu elenco de atores, atrizes e apresentadores, que procuram transmitir ao público uma mensagem de paz e esperança para o novo ano.
Veja, abaixo, a versão da mensagem de Natal da Globo de 1973:
https://www.youtube.com/watch?v=QqeXSrSn98Q
E veja, abaixo, a versão da campanha da Globo em 2022:
A criatividade no Natal também é algo buscado nas mensagens das marcas mundo afora.
Algumas empresas já criaram tradição na comunicação nesta época do ano, gerando expectativas no público a respeito dos comerciais natalinos.
Veja, abaixo, alguns exemplos de campanhas internacionais de Natal que acabaram ganhando notoriedade além de seus países.
A loja de departamentos John Lewis, do Reino Unido, tem a missão de, a cada ano, inaugurar a celebração do Natal para os britânicos.
Marcada pelas mensagens sempre em tom de emoção, a marca já lançou comerciais memoráveis para a data.
Em 2013, a rede convidou a cantora Lilly Allen para gravar uma versão da canção “Somewhere Only We Know”.
A animação, criada pela agência Adam&EveDDB contava a história do urso que nunca havia celebrado o Natal por sempre hibernar no período. Até que a gentileza de seus amigos muda a história. Assista:
Em 2018, novamente a Adam&EveDDB quis emocionar o público com sua mensagem de Natal e, para isso, contou a história do primeiro piano do cantor Elton John.
O comercial é embalado por Your Sing, um dos maiores clássicos do astro britânico. Veja:
Bem tradicional na Espanha, a Loteria de Natal ganhou mais notoriedade nos últimos anos pela produção sofisticada e emocionante de seus comerciais.
Em 2015, a Loterias y Apuestas del Estado e a agência Leo Burnett contaram a história de Justino, um simpático e solitário segurança de uma fábrica de manequins.
O comercial chegou a ser premiado no Festival de Criatividade de Cannes. Veja:
A rede de supermercados Edeka, da Alemanha, apresentou uma mensagem forte para as famílias também em 2015.
Para levantar uma provocação sobre a necessidade de mais união entre as pessoas, a marca criou um comercial em que um senhor, bem solitário, simula a própria morte, para ter a atenção dos filhos e familiares no Natal. Assista:
Outra marca alemã também emocionou e viralizou em outros países no período do Natal ao retratar os impactos da pandemia na vida das famílias.
Em 2020, a empresa apresentou um senhor idoso, isolado em sua casa, fazendo exercícios físicos para, de certa forma, preencher o tempo de isolamento imposto pela quarentena.
No fim, o comercial mostra que o treino do senhor era para levantar e netinha, para que ela colocasse os enfeites na árvore, no Natal. A campanha é da agência Jung Von Matt. Veja:
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