Cannes 2025: Senadora dos EUA processa Omnicom e Whirlpool
DeAndrea Salvador alega que seu nome, imagem e voz foram manipulados na campanha fantasma da DM9 para Consul
Por Brian Bonilla, do AdAge
A senadora estadual americana DeAndrea Salvador (Partido Democrata – Carolina do Norte) entrou com uma ação judicial contra o Omnicom, a fabricante Whirlpool e diversas subsidiárias de ambas, incluindo a agência DDB (do grupo Omnicom).
A parlamentar alega que seu nome, imagem e voz foram manipulados ilegalmente com o uso de inteligência artificial na campanha “Efficient Way to Pay”, desenvolvida para a marca brasileira Consul, pertencente à Whirlpool.

(Crédito: Reprodução)
Na fala original de seu TED, de 2018, Andrea menciona os altos custos de energia para as famílias, se referindo ao mercado dos Estados Unidos (a partir de 1’04”). Já a cena utilizada no videocase para o Cannes Lions traz a voz da senadora citando a cidade de São Paulo.
O processo pede indenização por danos morais e reputacionais, com valores a serem definidos em julgamento.
A campanha promovia eletrodomésticos com eficiência energética, sugerindo que os consumidores poderiam financiar novas compras com o valor economizado nas contas de luz. O trabalho chegou a conquistar um Grand Prix no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, mas foi retirado da premiação no início deste verão após a polêmica vir à tona. Confira:
De acordo com a queixa apresentada na quarta-feira, 20, a campanha utilizou trechos manipulados com IA de uma palestra que Salvador realizou no TED em 2018 sobre acessibilidade energética. A senadora alega ter sofrido danos emocionais e à sua reputação por conta da ação.
“Sempre me considerei uma pessoa muito forte, mas ver aquilo e ter que explicar várias vezes é angustiante”, disse Salvador em entrevista ao Ad Age. “Tive que explicar para minha assistente legislativa, até para a minha avó. O dano já foi feito. Ainda existem cópias do vídeo disponíveis online”, afirmou.
A CNN Brasil também fez uma queixa formal à agência e ao cliente, acusando o uso de trechos editados de um de seus jornalistas na peça de inscrição da campanha para premiações. No entanto, o canal posteriormente decidiu não prosseguir com a denúncia.
Ao AdAge, a Omnicom e a DDB não comentaram o caso. A Whirlpool preferiu não se pronunciar.
Salvador afirmou ao Ad Age que, embora a ação judicial tenha como objetivo proteger sua reputação — especialmente diante da associação não autorizada com a campanha —, ela também busca estabelecer um precedente em um momento de rápidas transformações tecnológicas.
“Achei muito importante reconhecer o dano que foi causado, buscar responsabilização e manter a esperança de que este caso possa proteger outras pessoas de se verem expostas da mesma forma em uma plataforma internacional”, declarou a senadora.
Quem é DeAndrea Salvador?
DeAndrea Salvador tem se destacado como uma das vozes mais ativas na Carolina do Norte em relação às questões envolvendo inteligência artificial. Nos últimos anos, ela patrocinou diversos projetos de lei voltados à regulação de tecnologias digitais e IA.
Em março, ela apresentou o Projeto de Lei 747, que propõe a criação de um Laboratório de Aprendizado em IA dentro do Departamento de Comércio. A proposta foi aprovada em primeira leitura e permanece em tramitação.
Salvador também é autora do Projeto de Lei 735, que propõe a criação de um Fundo Fiduciário para Inovação em IA, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento responsável da tecnologia, ao mesmo tempo em que proíbe usos relacionados à vigilância, pontuação social e conteúdos digitais enganosos.
Em 2024, ela apoiou o Projeto de Lei 880, voltado a proibir deepfakes gerados por IA em campanhas eleitorais. Até agosto, os três projetos seguem pendentes na Assembleia Legislativa do estado.
Salvador destacou ainda que, embora já tenha visto campanhas políticas utilizarem IA em comunicações, esta foi a primeira vez que presenciou uma empresa privada manipulando digitalmente a imagem de uma figura política em benefício próprio.