Conar abre processo para analisar Bettina e Empiricus
Conselho quer que empresa comprove a veracidade das informações relacionadas aos investimentos financeiros; empresa lamenta o processo
Conar abre processo para analisar Bettina e Empiricus
BuscarConar abre processo para analisar Bettina e Empiricus
BuscarConselho quer que empresa comprove a veracidade das informações relacionadas aos investimentos financeiros; empresa lamenta o processo
Bárbara Sacchitiello
22 de março de 2019 - 16h02
Atualizada às 17h04
“Oi, meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado”. Essa frase, repetida à exaustão pela internet nos últimos dias após a publicidade da empresa Empiricus ter se transformado em meme, será alvo de investigação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
Nesta sexta-feira, 22, a entidade abriu processo contra os anúncios em vídeos da Empiricus Research após ter recebido numerosas denúncias de consumidores que, segundo o Conar, “questionaram a veracidade das afirmações contidas nos vídeos, prometendo sem maiores explicações rentabilidade elevada para investimentos financeiros.”
Os vídeos que popularizaram a imagem – e a riqueza – de Bettina eram veiculados, em sua maioria, no YouTube, como anúncios em meio a diversos conteúdos. A empresa convidava as pessoas a acessarem um link para obter mais informações sobre os investimentos financeiros.
Antes mesmo de o caso chegar no Conar, o tom do comercial da Empiricus já havia gerado muita polêmica na internet, levantando debates a respeito dos reais ganhos que Bettina alega ter conseguido colocando em prática os conselhos financeiros da Empiricus. Após a repercussão, a garota-propaganda – que também é funcionária da empresa – argumentou em algumas entrevistas concedidas à imprensa que não afirmou, nos vídeos publicitários, que não havia transformado suas economias iniciais (cerca de R$ 1500) em mais de R$ 1 milhão, como sugeririam os vídeos, mas que também havia realizado aportes financeiros que, ao longo do tempo, resultaram no patrimônio atual. A empresa chegou a fazer uma nova versão da campanha em que Bettina comenta as críticas recebidas por sua publicidade. Veja:
https://www.youtube.com/watch?v=D-Qg9AHCoXs
A Fundação Procon São Paulo também notificou a Empiricus Research nesta semana para prestar esclarecimentos sobre a movimentação financeira declarada na campanha.
Além de analisar o vídeo protagonizado por Bettina, o processo do Conar também irá investigar outras ações publicitárias veiculadas pela Empiricus: “Dobre seu salário em tempo recorde”, “+251 todos os dias na sua conta”, “Receba todo mês R$1823,53 de aluguel”, “Milionário com ações” e “O dobro ou nada”.
Segundo o Conselho de Autorregulamentação, a Empiricus será notificada do processo terá um prazo para apresentar sua defesa. Enquanto isso, não há nenhuma determinação que peça a suspensão da veiculação da publicidade.
Resposta da Empiricus
Após a publicação, a Empiricus entrou em contato com a reportagem para enviar um comunicado a respeito do assunto. A empresa afirma que ainda não foi notificada e lamenta o fato de ter sido alvo de processo. Veja o posicionamento na íntegra:
“A Empiricus não foi notificada sobre qualquer representação do Conar. A empresa respeita a instituição, mas não é a ela associada. A Empiricus lamenta que seu trabalho de educação financeira, que possibilita que os brasileiros aprendam e usufruam de uma ampla diversidade de aplicações que podem aumentar os seus rendimentos, seja alvo de uma representação. A comunicação da empresa replica o modelo amplamente disseminado de publicidade de empresas de publicações financeiras dos Estados Unidos, país onde o acesso a produtos financeiros é democratizado e amplamente desbancarizado.”
Compartilhe
Veja também
“Mais que Mais Barato”: Extra quer resgatar conexão com clientes
Com campanha desenvolvida pela Africa Creative, supermercado anuncia reposicionamento de marca com foco no Rio de Janeiro
FirstCom e People2Biz entram para o mercado de influência
A partir da criação do grupo Human to Human (H2H), a Luis Claudio e Paulo Leal entram para o mercado de business influencer marketing