Conheça as agências de PR mais bem avaliadas pelos clientes
Pesquisa PR Scope lista as empresas de relações públicas mais reconhecidas pelos executivos de comunicação e marketing atuantes no mercado brasileiro
Conheça as agências de PR mais bem avaliadas pelos clientes
BuscarConheça as agências de PR mais bem avaliadas pelos clientes
BuscarPesquisa PR Scope lista as empresas de relações públicas mais reconhecidas pelos executivos de comunicação e marketing atuantes no mercado brasileiro
Alexandre Zaghi Lemos
28 de novembro de 2023 - 6h05
Instrumento utilizado por parte do mercado para avaliar as relações entre agências e clientes, a pesquisa PR Scope, realizada pela consultoria Scopen, concluiu a sua 6ª edição. Realizado bianualmente, em 2023 o estudo ouviu 401 executivos das áreas de comunicação, marketing e relações corporativas, ouvidos entre abril e agosto deste ano.
A partir das avaliações feitas pelos entrevistados, a Scopen consolidou diversos rankings, entre os quais os que listam as agências que têm a melhor percepção do mercado, as mais bem avaliadas pelos seus clientes atuais, as mais conhecidas e as que se destacaram em quesitos como atratividade e exemplaridade (veja os rankings mais abaixo).
InPress Porter Novelli, FSB e Edelman dominam os rankings de percepção do mercado, atratividade, exemplaridade e conhecimento espontâneo. Já as mais bem avaliadas pelos clientes atuais foram Textual Comunicação, LLYC e CDI.
Além dos executivos de empresas, a pesquisa entrevistou também 153 profissionais de 33 agências, nos meses de julho e agosto. A partir dessas entrevistas, construiu um ranking das mais admiradas pelas próprias concorrentes, liderado por Giusti, Golin e Zeno.
A pesquisa também avalia diversos aspectos das relações entre as empresas e as agências de relações públicas. As principais mudanças na comparação com a edição anterior, de 2021, são um pequeno aumento no tempo médio dos contratos, de 4,1 anos para 4,5 anos, e o incremento nos bônus para as que trabalham com parte dos ganhos atrelados à performance das estratégias traçadas. Para selecionar suas parceiras, 88% das empresas realizam concorrências com briefing.
Os contratos com as parceiras de relações públicas são quase que totalmente remunerados por fee mensal (93%). Por outro lado, aumentou de 15,4%, em 2021, para 16,4% o percentual dos bônus variáveis atrelados à performance das ações desenvolvidas pelas agências em relação à remuneração total das que se enquadram nessa prática.
Compartilhe
Veja também
PPA 2024: Conheça os cases vencedores na premiação da Globo
Celebração dos trabalhos veiculados na TV e mídias digitais do grupo aconteceu na noite de quinta-feira, 21, e reconheceu seis agências na etapa Nacional
AlmapBBDO vence concorrência por todas as marcas da Zamp
Agência passa a cuidar da comunicação de Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway, antes atendidas por David, Africa e Dentsu