Heinz se retrata e retira do ar campanha com referência a blackface
Marca retira do ar campanha criada pela Gut dias após suspender ação desenvolvida pela VML na Europa por referências e reforço a estereótipos racistas
Heinz se retrata e retira do ar campanha com referência a blackface
BuscarHeinz se retrata e retira do ar campanha com referência a blackface
BuscarMarca retira do ar campanha criada pela Gut dias após suspender ação desenvolvida pela VML na Europa por referências e reforço a estereótipos racistas
Meio & Mensagem
8 de outubro de 2024 - 10h40
*Com informações do Ad Age
Na segunda-feira, 7, a Heinz se desculpou por uma campanha que, segundo críticos, lembra a prática do blackface, que reforça estereótipos negativos acerca de pessoas negras.
Veiculada na Europa em mercados como Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Holanda e Itália, a campanha “Smiles” viralizou na última semana. Este é o primeiro trabalho do recém-inaugurado escritório da Gut Nova York, nos Estados Unidos.
Os anúncios mostravam pessoas sorrindo com ketchup espalhado ao redor da boca. Sob o conceito “Tem que ser Heinz”, a ação faz uma referência evidente ao filme Joker: Folie à Deux.
As peças, contudo, foram alvo de questionamentos, sobretudo a que mostrava um homem negro. Críticos apontam que as imagens lembram a prática de blackface, bem como shows de menestréis, apresentações de músicos e contadores de história que ocorriam entre os séculos 19 e 20.
À época, homens negros — retratados por atores brancos — recebiam características exageradas e cômicas, muitas vezes incluindo na caracterização grandes lábios avermelhados.
Em uma declaração ao Ad Age, por meio da Gut, a controladora Kraft Heinz pediu desculpas pela campanha.
“Como uma empresa obcecada pelo consumidor, estamos ouvindo e aprendendo ativamente, e sinceramente pedimos desculpas por qualquer ofensa causada por nossa recente campanha ‘Smiles’”, declarou um porta-voz da marca. “Embora a intenção fosse ressoar um momento atual da cultura pop, reconhecemos que isso não justifica a mágoa que pode ter causado. Melhoramos. Estamos trabalhando para retirar o anúncio do ar imediatamente”.
Esta é a segunda vez, em questão de dias, que a Heinz se retrata por uma campanha considerada racialmente insensível.
A primeira, criada pela VML da Espanha, para molhos para macarrão da marca no Reino Unido, foi criticada por perpetuar estereótipos sobre pais negros ausentes. O comercial mostrava um casal recém-casado jantando junto aos pais brancos do noivo e apenas a mãe negra da noiva.
A Heinz ofereceu suas “mais profundas desculpas” pelo anúncio e disse que “continuará a ouvir, aprender e melhorar para evitar que isso aconteça novamente no futuro”.
Compartilhe
Veja também
Superbet ressalta que tudo em excesso faz mal
Campanha de conscientização sobre jogo responsável tem veiculação na TV aberta e fechada, além de landing page sobre jogo consciente
Como a vitória de Donald Trump pode impactar a publicidade nos EUA?
Líderes de agências, anunciantes e empresas de tecnologia ouvidos pelo Ad Age opinaram sobre os possíveis cenários e mudanças que devem ser trazidas pelo novo governo