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Comunicação

Heinz se retrata e retira do ar campanha com referência a blackface

Marca retira do ar campanha criada pela Gut dias após suspender ação desenvolvida pela VML na Europa por referências e reforço a estereótipos racistas


8 de outubro de 2024 - 10h40

*Com informações do Ad Age

Na segunda-feira, 7, a Heinz se desculpou por uma campanha que, segundo críticos, lembra a prática do blackface, que reforça estereótipos negativos acerca de pessoas negras.

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Campanha da Heinz buscou inspiração no novo longa Coringa: Delírio a Dois e é alvo de críticas por remeter à prática do blacklash (Crédito: Reprodução)

Veiculada na Europa em mercados como Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Holanda e Itália, a campanha “Smiles” viralizou na última semana. Este é o primeiro trabalho do recém-inaugurado escritório da Gut Nova York, nos Estados Unidos.

Os anúncios mostravam pessoas sorrindo com ketchup espalhado ao redor da boca. Sob o conceito “Tem que ser Heinz”, a ação faz uma referência evidente ao filme Joker: Folie à Deux.

As peças, contudo, foram alvo de questionamentos, sobretudo a que mostrava um homem negro. Críticos apontam que as imagens lembram a prática de blackface, bem como shows de menestréis, apresentações de músicos e contadores de história que ocorriam entre os séculos 19 e 20.

À época, homens negros — retratados por atores brancos — recebiam características exageradas e cômicas, muitas vezes incluindo na caracterização grandes lábios avermelhados.

Em uma declaração ao Ad Age, por meio da Gut, a controladora Kraft Heinz pediu desculpas pela campanha.

“Como uma empresa obcecada pelo consumidor, estamos ouvindo e aprendendo ativamente, e sinceramente pedimos desculpas por qualquer ofensa causada por nossa recente campanha ‘Smiles’”, declarou um porta-voz da marca. “Embora a intenção fosse ressoar um momento atual da cultura pop, reconhecemos que isso não justifica a mágoa que pode ter causado. Melhoramos. Estamos trabalhando para retirar o anúncio do ar imediatamente”.

Caso repetido

Esta é a segunda vez, em questão de dias, que a Heinz se retrata por uma campanha considerada racialmente insensível.

A primeira, criada pela VML da Espanha, para molhos para macarrão da marca no Reino Unido, foi criticada por perpetuar estereótipos sobre pais negros ausentes. O comercial mostrava um casal recém-casado jantando junto aos pais brancos do noivo e apenas a mãe negra da noiva.

A Heinz ofereceu suas “mais profundas desculpas” pelo anúncio e disse que “continuará a ouvir, aprender e melhorar para evitar que isso aconteça novamente no futuro”.

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