Os planos por trás da nova identidade visual do Masp
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand atualiza identidade visual para coroar inauguração do Edifício Pietro Maria Bardi e novas exposições
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Giovana Oréfice
10 de março de 2025 - 15h17
(Crédito: Divulgação)
Cartão postal da cidade de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) está de cara nova. A atualização da identidade visual marca a abertura oficial do Pietro Maria Bardi, edifício anexo batizado em homenagem ao primeiro diretor artístico do museu.
O intuito da mudança de logotipo, bem como ícones, tipografia e até mesmo paleta de cores, foi o de tornar a marca do Masp mais moderna e contemporânea, com melhor leitura e acessibilidade. Além disso, servirá para a organização e parametrização das submarcas dentro do museu, como Escola e a Loja Masp.
“Era uma atualização necessária que era importante ser feita na comunicação visual do museu e que foi então impulsionada por esse momento histórico de inauguração do novo edifício”, descreve Paulo Vicelli, diretor de experiência e comunicação do Masp. O projeto começou a ser pensado no final de 2023 e ganhou corpo ao longo do ano passado, culminando no lançamento neste mês.
Para marcar a expansão, o visual conta com um elemento gráfico abstrato que mostra dois edifícios lado a lado. O grande destaque da identidade inédita é o conceito “Masp: um museu, dois edifícios”. Todo o desenvolvimento foi feito em parceria com o estúdio de design Porto Rocha; a agência de conteúdo digital Out of Office; e a Soundthinkers, sound company de inteligência sonora, sob a consultoria de comunicação de Rony Rodrigues.
De acordo com Vicelli, o intuito foi não apenas representar o novo momento do Masp, mas também resgatar as conquistas do museu na última década. “Muita coisa mudou em 10 anos, sobretudo na gestão atual, como a volta dos cavaletes para a galeria do 2° andar, todo o restauro do edifício Lina”, exemplifica.
Ele se refere à primeira grande intervenção ao edifício Lina Bo Bardi, o principal do Masp. Inaugurado na década de 60, entrou em um processo de restauração em 2020, com término previsto para, justamente, março de 2025. Entre as demais conquistas, o diretor cita, ainda, a incorporação de obras no acervo nos últimos 10 anos, bem como diversidade de obras e das atividades do quadro de funcionários representando a missão um museu diverso, inclusivo e plural.
A atualização também aconteceu em prol da aplicação da marca em diferentes plataformas e projetos editoriais. Vicelli relembra que o logo antigo do museu cresceu em um mundo em que o digital não tinha a importância de hoje. Agora, ganha uma presença mais sólida e robusta, facilitando a leitura nos meios digitais.
Segundo o diretor, entre os museus de arte brasileiros, o Masp é o com maior número de seguidores e interações em todos os canais que está presente. Assim, o digital tem se consolidado como o principal meio de interação com os visitantes, seja para informar a população sobre notícias do museu, ou até mesmo comportando-se como uma fonte de conhecimento, aprendizados e curiosidade.
“As redes sociais se tornaram principal canal de comunicação com o público, que não necessariamente vai ao museu, mas até mesmo com pessoas de fora de São Paulo e do país, que nos acompanham. Temos uma projeção importante da marca do museu que a mídia tradicional, muitas vezes, não alcança”, descreve Vicelli.
O cronograma de divulgação das inúmeras novidades que o Masp recebe no primeiro semestre tem início, de fato, com as informações do novo visual da marca. Ainda essa semana, introduzirão o novo prédio e, com isso, abordam a abertura das exposições de estreia do edifício Pietro Maria Bardi – sete no total.
As obras do novo prédio terminaram em novembro de 2024, mas foi apenas em 25 de janeiro deste ano, no aniversário da capital paulista, que foi aberto para a população. No final de março, no dia 28, acontece a inauguração com exposições e demais atividades regulares do Masp.
“Ainda que tenha sido inaugurado em 24, é esse ano que ele ganha a rua. A população vai poder frequentar um novo espaço, participar de aulas, das atividades, da escola Masp. Então, é um momento chave para essa virada”, declara o porta-voz.
Ainda, o plano de comunicação da nova marca consistirá na explicação acerca da transição do logo, mudança de fonte e perfil da logomarca. O Masp prepara também uma campanha de out-of-home, em paralelo com a divulgação das exposições, apresentando o conceito “Masp: um museu, dois edifícios”.
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