Assinar

Programa Fill the Gap abre inscrições para turma 2025

Buscar

Programa Fill the Gap abre inscrições para turma 2025

Buscar
Publicidade
Comunicação

Programa Fill the Gap abre inscrições para turma 2025

Inscrições para a segunda edição do treinamento de líderes de grupos sub-representados vai até abril e aulas estão marcadas para maio


17 de março de 2025 - 6h16

Fill the Gap 2025

Fill The Gap abre inscrições para 40 vagas (crédito: reprodução)

Em sua segunda edição, o Fill the Gap, programa de formação executiva para pessoas de grupos sub-representados, abriu nesta segunda-feira, 17, as inscrições para as 40 vagas da turma deste ano. A iniciativa – encabeçada pelas agências AlmapBBDO, Artplan e Droga5 (antiga Soko), em parceria com a ESPM – foi anunciada durante o Prêmio Caboré 2022, mas oficialmente lançada em 2023.

O programa oferece vagas para profissionais em nível de gerência com experiência de pelo menos cinco anos na posição. A ideia com a formação é impulsionar o acesso de talentos negros, indígenas, trans, não-binários e pessoas com deficiência em posições de liderança na publicidade global. As inscrições vão até o dia 14 de abril.

O processo seletivo será conduzido pela consultoria EmpregueAfro, especializada no recrutamento de pessoas diversas, e o anúncio com os selecionados está marcado para o dia 24 de abril. Com duração de seis meses, o curso se divide em quatro trilhas nas áreas de desenvolvimento profissionais, autoconhecimento, negócios e relacionamento. As aulas começam em 5 de maio.

Além das monitorias especializadas, o Fill the Gap se propõe a conectar talentos a oportunidades concretas no mercado, por meio de parcerias com empresas de diferentes segmentos. Na edição anterior, por exemplo, houve o apoio da Pantys, que colaborou em projetos finais dos alunos.

Diversidade na propaganda

Dados da segunda edição do Censo de Diversidade das Agências Brasileiras, divulgados em setembro do ano passado, apontaram, entre outras coisas, diminuição do número de mulheres negras no quadro geral das agências em relação ao ciclo anterior. Em 2023, o grupo correspondia a 21%. Em 2024, no entanto, o percentual caiu para 17%.

A quantidade de pessoas com deficiência também apresentou redução entre os dois anos de censo, saindo de 1,6% para 0,92%. Além disso, houve queda percentual no grupo de pessoas LGBTQIAPN+, de 24% para 19%. O estudo é feito pelo Observatório da Diversidade na Propaganda (ODP) em parceria com a Gestão Kairós.

Fill the Gap

A ideia do Fill the Gap surgiu em 2022, quando Filipe Bartholomeu, presidente e CEO da AlmapBBDO, Rodolfo Medina, presidente executivo do Grupo Dreamers, do qual a Artplan faz parte, Felipe Simi, CEO e creative chairperson da Droga5, foram indicados ao Caboré, na categoria de Dirigente da Indústria. À época, o trio combinou que, independentemente de quem ganhasse a Coruja, uniriam esforços para mudar a falta de diversidade entre C-Levels no mercado brasileiro.

A primeira turma se formou em dezembro de 2023 com 35 pessoas. Entre os formados, 57% eram de pessoas do gênero feminino negras; 35% do gênero masculino negras; 40% LGBTQIAPN+; 8% de pessoas trans; e 1% indígenas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Dança das Contas: Shell, Alma Preta e outros

    Dança das Contas: Shell, Alma Preta e outros

    iD\TBWA assume a conta da rede de postos de gasolina e Lew’Lara\TBWA estreia parceria com a Alma Preta

  • W7M lança produtora de conteúdos verticais para GenZ

    W7M lança produtora de conteúdos verticais para GenZ

    Sob a liderança de Cainã Meneses, Trendspace chega ao mercado com parceria criativa com TikTok e Mercado Livre