Veja as 15 campanhas mais premiadas de 2024
“Gerações”, desenvolvida pela AlmapBBDO para a comemoração de 70 anos de Brasil da Volkswagen, lidera o Ranking Meio & Mensagem
“Gerações”, desenvolvida pela AlmapBBDO para a comemoração de 70 anos de Brasil da Volkswagen, lidera o Ranking Meio & Mensagem
Alexandre Zaghi Lemos
31 de janeiro de 2025 - 6h00
Desenvolvida para a comemoração de 70 anos de Brasil da Volkswagen, a campanha “Gerações”, criada pela AlmapBBDO, é a líder do consolidado de 2024 no Ranking Meio & Mensagem, única iniciativa no mercado brasileiro que consolida o desempenho das empresas atuantes no País nos principais festivais globais, regionais e nacionais. A ação conquistou 23 troféus no ano passado, incluindo o Grand Effie Brasil, a Estrela Preta do Anuário do Clube de Criação, o Grand Prix de Digital & Social no El Ojo de Iberoamérica e o prêmio de Melhor Comercial do Brasil, do SBT.
O pódio das campanhas mais premiadas de 2024 se completa com dois cases da VML, cocriados com outras unidades da rede: “Thanks for Coke-Creating”, trabalho conjunto dos escritórios de Nova York, Kansas e São Paulo para Coca-Cola, e “Cães sem fronteiras”, que uniu equipes de Madrid, Nova York e São Paulo no case desenvolvido para a Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia, que já havia ocupado a 13ª posição no ranking anterior, relativo à temporada de 2023, quando começou a competir nos festivais internacionais — caso único de repetição entre as 15 destacadas nessa edição.
O Ranking Meio & Mensagem já publicou, nesta semana, outras duas listas: o ranking de agências mais premiadas de 2024, com a AlmapBBDO retomando a liderança e superando a Africa Creative, e a lista de anunciantes, na qual a Ambev mantém o primeiro lugar pelo sexto ano consecutivo.
Posição | Campanhas | Pontuação | Quantidade de prêmios | |||
GPs | Ouros | Pratas | Bronzes | |||
1ª | “Gerações”, da AlmapBBDO para Volkswagen | 2.590 | 4 | 11 | 5 | 3 |
2ª | “Thanks for Coke-Creating”, da VML Nova York, Kansas e São Paulo para Coca-Cola | 2.110 | 2 | 9 | 6 | 11 |
3ª | “Cães sem fronteiras”, da VML Madrid, Nova York e São Paulo para Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia | 2.035 | 2 | 6 | 5 | 6 |
4ª | “Tá na mão”, da Gut para Mercado Livre | 1.975 | 1 | 7 | 9 | 3 |
5ª | “ThrowBack Deals”, da MRM para Samsung | 1.795 | 2 | 8 | 8 | 6 |
6ª | “Scrolling Therapy”, da Dentsu Creative Buenos Aires, Chicago, Nova York e São Paulo para Eurofarma | 1.500 | 1 | 4 | 4 | 6 |
7ª | “Patrocínio Limpo”, da DM9 para Consul | 1.380 | 1 | 7 | 2 | 2 |
8ª | “The One Exhibition”, da DM9 para Leica | 1.360 | 1 | 4 | 3 | 5 |
9ª | “UninterruptAds”, da Africa Creative para Budweiser, da Ambev | 1.220 | 1 | 5 | 7 | 3 |
10ª | “Errata”, da AlmapBBDO para Johnnie Walker, da Diageo | 1.005 | 1 | 3 | 7 | 1 |
11ª | 960 | 3 | 5 | 6 | ||
12ª | “Perdeu, MCs!”, da 404 Design & Innovation para Netflix | 885 | 1 | 1 | 5 | 7 |
13ª | “Calvo Drive-Thru”, da David para Burger King | 870 | 6 | 1 | 1 | |
14ª | “Tormenta”, da AlmapBBDO para O Boticário | 860 | 4 | 7 | 3 | |
15ª | “Atacama Fashion Week”, da Artplan para ONG Desierto Vestido | 810 | 6 | 7 | 3 |
*Os pontos atribuídos a cada troféu são diferentes nos diversos festivais considerados, conforme metodologia publicada nesta reportagem
Publicado pelo 17o ano consecutivo, o Ranking Meio & Mensagem tem o objetivo de oferecer ao mercado um retrato único do resultado brasileiro nas mais relevantes premiações publicitárias globais, regionais e nacionais. As listas anuais desta edição apontam os anunciantes e agências instalados no Brasil mais premiados, assim como as campanhas por ela criadas que tiveram as melhores performances nos festivais considerados.
A metodologia usada para a construção dessas listas considera os pontos dados a cada troféu pelo Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que, por sua influência e importância, acaba por balizar os demais. Ou seja, cada Grand Prix conta 30 pontos; cada Ouro, 15 pontos; cada Prata, 7 pontos; e cada Bronze, 3 pontos.
Observando a dinâmica dessas premiações e consultando os líderes das empresas que mais participam desses eventos, são definidos pesos específicos para cada festival considerado. Para isso, leva-se em conta a abrangência dos eventos, o prestígio de que desfrutam entre os profissionais de criação e a quantidade de troféus que distribuem, com privilégio aos mais seletivos.
Desta forma, o Ranking Meio & Mensagem divide os festivais em três grupos. O primeiro, com peso 15, inclui os resultados do Cannes Lions, D&AD e Effie Worldwide. No segundo grupo, com peso 10, estão The One Show, Clio Awards (incluindo suas divisões Entertainment, Health, Music e Sports, sendo que essa última divulgou resultado neste mês), ADC Awards, Effie Awards Latin America e Effie Awards Brasil. Com peso 5, estão considerados New York Festivals Advertising Awards (NYF), London International Awards (LIA), El Ojo de Iberoamérica, Anuário do Clube de Criação, Profissionais do Ano (da Globo) e Melhor Comercial do Brasil (do SBT).
Para viabilizar a consolidação de todos os prêmios com um critério único, o Ranking Meio & Mensagem faz algumas adaptações. O troféu de Titanium, do Cannes Lions, e o Global Best of the Best, do Global Effie Awards, são considerados como Ouros, ambos com peso 15. No grupo dos festivais com peso 5, os vencedores nacionais do Profissionais do Ano e o ganhador do Melhor Comercial do Brasil computam os pontos de Grand Prix. Já os premiados regionais do Profissionais do Ano somam os pontos de Ouros. Nos casos destes dois prêmios, isso ocorre porque eles têm apenas um premiado por categoria, sem a divisão de Ouros, Pratas e Bronzes.
Em todos os eventos monitorados, não são considerados prêmios especiais como os de agências e anunciantes do ano, concedidos pela somatória de pontos nos respectivos eventos ou por decisão de seus organizadores. São monitoradas somente as áreas dos festivais destinadas a publicidade profissional, ou seja, não estão incluídos prêmios voltados para estudantes ou desafios criativos promovidos durante os eventos.
No mês que vem, serão publicados os rankings de produtoras de imagem e áudio instaladas no Brasil, que têm metodologias diferentes, pois incluem também peças produzidas para agências e anunciantes do exterior.
Compartilhe
Veja também
R/GA Brasil cria serviço de resolução de problemas
Cube® reúne especialista de diferentes áreas em busca de soluções de problemas complexos de clientes
As 9 tendências de design para as marcas e a sociedade em 2025
Relatório Pulse, da rede CBA B+G, aponta sustentabilidade, adaptação às mudanças climáticas e quebra de estereótipos sobre a idade como insights para o segmento