Interpublic traz Huge ao Brasil
Empresa focada em plataformas digitais começa a operar no Rio de Janeiro
Empresa focada em plataformas digitais começa a operar no Rio de Janeiro
Meio & Mensagem
31 de outubro de 2011 - 8h00
O Grupo Interpublic mantém seu plano de aumento de presença no mercado brasileiro. Desta vez, quem chega ao País é a agência digital Huge, que tem expertise em design, mas opera em sistema full service. Instalado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o escritório nacional deverá contar com 25 funcionários até o final do ano.
A empresa tem sede em Nova York, filiais em Londres e Los Angeles, e atende clientes como Pepsi, Ikea e HBO, entre outros.
No Brasil, a operação é comandada por Eduardo Torres, ex-diretor de desenvolvimento de negócios do Yahoo. O executivo conta que a agência iniciou suas atividades após vencer uma concorrência. “Tivemos de antecipar nossa chegada para atender essa demanda e hoje já estamos trabalhando para quatro clientes, sendo um deles a Abril Mídia”, salienta. Outras lideranças da equipe são o diretor de criação Lucas Hirata (que estava na sede nova-iorquina) e a diretora de user experience Laura Lessa (que passou pela Globo.com e foi consultora em Londres de empresas como Financial Times, AOL e Orange).
A Huge não trabalha com campanhas e peças como banners ou hotsites. “Eventualmente, podemos fazer projetos em parceria com outras agências, mas nosso foco é construir produtos e não ações de marketing”, destaca Torres. Segundo ele, nos Estados Unidos as plataformas que a Huge criou geram para seus clientes cerca de US$ 12,5 bilhões de dólares de receita anual e são visitadas por mais 150 milhões de usuários por mês.
Outro responsável pela vinda da agência é o carioca Felipe Memória, um dos sete sócios globais da Huge e que atua na sede nova-iorquina. Ele explica que o mercado brasileiro já estava nos planos, mas a abertura de escritórios fora de Nova York sempre está condicionada a conquista de novos clientes. Foi assim na expansão para a Suécia, onde atendiam Ikea, e também para Los Angeles, atraídos pela conta de Disney. Posteriormente, o escritório de Estocolmo, na Suécia, foi fechado em virtude da mudança da base de operação na Europa para Londres.
“Temos dificuldade em traçar metas de crescimento, pois somos muito seletivos em contratações. Nosso negócio é baseado no talento de nossos colaboradores”, frisa Memória. Hoje, a Huge emprega 400 funcionários em todo o mundo. Desde que chegou a Nova York em 2007, Memória já levou diversos brasileiros para o escritório instalado no Brooklin. “Para o ambiente digital os profissionais brasileiros são melhores que os europeus em termos de talento”, compara.
Embora não tenham feito uma pesquisa para conhecer melhor o segmento digital no Brasil, Memória enxerga grande potencial para o amadurecimento deste mercado no País. “Ainda vemos muitos sites, principalmente de empresas de moda e e-commerce, que utilizam o sistema de programação em Flash, algo que não se vê há anos nos Estados Unidos”, exemplifica. Antes de seguir para os Estados Unidos, ele trabalhou na Globo.com como desenvolvedor do site Globo Esporte, foi professor da pós-graduação de design na PUC-Rio e lançou em 2005 o livro Design para a Internet: Projetando a Experiência Perfeita.
Apesar de, segundo Memória, não se interessar por prêmios do mundo da publicidade, a Huge conquistou um Leão de Bronze no Cyber Lions em 2010 pela campanha “Pepsi refresh” e foi incluída pelo Advertising Age na lista das agências para se prestar atenção (Agency to Watch) de 2010 e 2011. Fundada em 1999, a empresa foi adquirida pelo Interpublic em meados de 2008 e registrou receita de US$ 60 milhões em 2010 — alta de 50% em relação ao ano anterior. No final do ano passado, o Interpublic anunciou aporte de cerca de US$ 10 milhões para financiar a expansão da Huge para Brasil, China, Cingapura e Japão.
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