Assinar

As ativações das marcas no Rock in Rio

Buscar

As ativações das marcas no Rock in Rio

Buscar
Publicidade
Marketing

As ativações das marcas no Rock in Rio

Evento é palco das mais variadas ações como a tirolesa da Heineken, a roda-gigante do Itaú e as casas da Coca-Cola e da NBA


12 de setembro de 2017 - 7h10

O Parque Olímpico já está transformado na Cidade do Rock e as marcas estão com quase tudo pronto para mais uma edição do Rock in Rio, que começa nesta sexta-feira, 15. A área que recebeu a Olimpíada e a Paralimpíada será o palco dos setes dias do evento, que mais uma vez atraiu marcas patrocinadoras e apoiadoras, e bateu mais um recorde de licenciamento de produtos. Fortalecendo-se a cada ano como uma sólida plataforma de comunicação, o Rock in Rio receberá as mais variadas ativações de marcas, algumas consagradas como a roda-gigante do Itaú e a tirolesa da Heineken, e outras novidades, como a NBA House, que chega pela primeira vez ao evento em parceria com a Cisco.

Confira abaixo algumas das ações que serão vistas nos próximos dias:

Coca-Cola

Uma banda formada por mais de 50 fãs ao lado de 12 músicos fará 30 shows diários no espaço da Coca-Cola no Rock in Rio, o Espaço Coca-Cola Fã de Música, que ocupará uma área de 180 metros quadrados. Essa é uma das ativações que marcam o retorno da Coca-Cola como patrocinadora após a ausência na última edição do festival. O repertório da Coca-Cola Band terá como inspiração músicas dos artistas do line-up e clássicos do rock e pop. Quem quiser assumir algum instrumento poderá fazer uma audição rápida no estúdio da Coca-Cola FM, rádio da marca que assina o espaço e estará presente no Rock in Rio com uma programação especial.  Após cada apresentação, os participantes receberão um link com fotos para compartilharem nas redes sociais. A curiosidade fica por conta da elaboração do projeto que foi desenvolvido em parceria com o público consumidor: jovens entre 14 e 19 anos se reuniram com o time de marketing da Coca-Cola para dar sugestões e dividir suas impressões sobre os temas sugeridos. A produção do espaço da Coca-Cola é da SRCOM.

 

Coca-Cola volta ao Rock in Rio e monta sua casa (crédito: divulgação)

Além desta ativação, a Coca-Cola levará copos colecionáveis para o público do Rock in Rio, ilustrados com alusões a temas musicais do festival (pop, rock e eletrônico). Os espectadores vão ganhar os copos na compra de refrigerante nas lojas do Bob’s na Cidade do Rock. Serão 300 mil unidades à disposição do público ao longo do evento. A companhia levará pela primeira vez ao Rock in Rio a marca Fanta, que terá a Casa Fanta Guaraná na Rock Street África. Com cenografia que simula uma floresta tropical, além de pufes “de pedra” e Fanta Guaraná liberados, diversos cipós pendurados com carregadores de celular estarão disponíveis para o público.

Heineken

Patrocinadora do Rock in Rio desde 2011, a cerveja de origem holandesa aproveita a edição deste ano para retomar ativações que fizeram sucesso anteriormente, como a tirolesa, e investir em novas ações. Através da hashtag #heinekenplay, a marca pretende ajudar fãs a interagirem com as principais bandas de cada dia através do Twitter e do Facebook. A ideia é que, ao usar a hashtag, o público peça as músicas que deseja ouvir. As que tiverem o maior número de postagens, aparecerão no telão Tirolesa, que contará, ainda, com um medidor de decibéis que indicará quando o público estiver cantando alto, incentivando-o a cantar ainda mais. A música também estará no lounge da Heineken na Cidade do Rock. O espaço contará com telas de LED que se moverão de acordo com a energia da pista. A marca também terá um palco para a Star Band, uma banda que fará apresentações para convidados do espaço e participantes do festival nos intervalos do line-up oficial do evento.

 

Heineken leva mais uma vez a tirolesa ao evento (crédito: divulgação)

A Heineken trabalhará, ainda, os conceitos de reciclagem e consumo responsável em dois stands Rock & Recycle posicionados na Rock Street e no Rock District. Os consumidores que recolherem 15 copos plásticos terão direito a trocá-los por um copo comemorativo exclusivo da marca e poderão enche-lo em uma “chopeira de água” que tem como objetivo sinalizar a importância do consumo moderado, além de interagir com a marca, fazendo gifs relacionados à música. Pela primeira vez, a Heineken também ativará a marca Sol no festival. Ela estará presente no Gourmet Square, espaço climatizado que estreia nesta edição e onde serão servidos pratos elaborados por 14 chefs renomados do Rio de Janeiro.

Ativações do Itaú estão a cargo da Tudo (crédito: divulgação)

Itaú

O Itaú montará a arena #issomudaomundo no Rock in Rio. Nela, atrações alternativas como a Sax in the Beats, uma dupla tocando bateria e saxofone vestida com cabeças de cavalo e panda, ou ainda a Brass Band, com músicos de diferentes bandas de fanfarra do Rio de Janeiro, se apresentarão. Esta última foi criada especialmente par o evento. O banco, que é o patrocinador máster do Rock in Rio e mais uma vez estará no festival com a roda-gigante, também planejou atrações que classifica como ‘instagramáveis’. Entre elas, está um fone de oito metros de altura, instalado logo na entrada da Cidade do Rock. Quem chegar perto poderá ouvir ali as músicas que compõem a playlist do dia do evento. Outro cenário para fotos que o banco preparou é o Playground, no qual o público poderá se divertir e usar como ponto de encontro. Com gangorra e balanços, ele ficará próximo à Rock Street, com vista para os dois palcos principais. As ações foram desenvolvidas pela Tudo.

Nissin

Pela primeira vez, a Nissin, através da marca Cup Noodles, será apoiadora oficial do Rock in Rio. A marca terá uma loja na Rock Street, onde o produto será vendido nos sabores galinha caipira, carne, tomate, legumes, frango com requeijão e costela com molho de churrasco. O espaço também disponibilizará um totem carregador de celular para que o público possa carregar as baterias de seus dispositivos móveis. O filme publicitário da campanha do macarrão instantâneo será transmitido nos telões do festival durante os intervalos dos shows e haverá ativações na Cidade do Rock com o mascote Cup Boy. Para alcançar o público que não estará no evento mas aproveitando o clima dele pela cidade, o food truck Cup Truck promoverá degustações de Cup Noodles dos mesmos sabores que serão comercializados na Cidade do Rock em outros pontos do Rio de Janeiro.

Simulação do espaço da Sky (Crédito: Divulgação)

Sky

Como media partner do evento pela quarta vez consecutiva, a Sky levará o clima da Rota 66 à Cidade do Rock. A marca se inspirou na famosa estrada americana, que vai de Chicago a Santa Mônica e influenciou a história da música, para trazer a atmosfera desse trajeto ao festival em um espaço de três andares, com vista para o Palco Mundo, que remete aos postos de combustíveis americanos e aos ritmos encontrados por toda a rota. O conceito “Sky Rock Station” foi idealizado pelo Banco de Eventos. Em uma inédita parceria com a Harley-Davidson e com Chrys Miranda, fundador do Garage Metallica e um dos mais importantes nomes da customização de motos do Brasil, sete motos serão customizadas durante o evento, uma a cada dia do festival. Cada moto terá um estilo diferente e será batizada com um nome de uma cidade percorrida pela Rota 66: Arizona, Califórnia, Illinois, Kansas, Missouri, Oklahoma e Texas. Elas serão entregues para celebridades no estande da Sky; 14 capacetes Harley-Davidson, personalizados pelo artista Magoo Felix, também estarão entre os presentes da marca.

O espaço da Sky contará, ainda, com um mini palco que terá uma série de pocket shows durante os intervalos das apresentações do Palco Mundo. Wilson Sideral, anfitrião dessa ação, receberá diversos nomes da música, como Rodrigo Suricato, Dado Villa Lobos, Tiago Abravanel, Luana Camarah, Jota Quest, Toni Garrido e Digão (Raimundos). Ainda inspirada na Rota 66 e nos icônicos Cadilacs que são encontrados semienterrados nela, haverá uma estrutura imitando estes automóveis em frente ao espaço. A cada dia, um novo Cadilac receberá a arte do Coletivo A3. O público poderá interagir com ela, preenchendo e colorindo os espaços. Duas Harley-Davidson modelo Forty Eight Branca e Breakoute serão disponibilizadas para que o público possa posar para fotos.

A Sky também ativou seu patrocínio através de uma ação de branded content mobile que culminará no primeiro dia do Rock in Rio. Em parceria com a Ampfy e com produção da La Casa de La Madre, a empresa contou em seis episódios a história de quatro cantores independentes numa viagem rumo ao evento. Gravada em um trajeto pelo litoral que começou na capital paulista, a ação terá sua última etapa no primeiro dia do festival quando os quatro músicos chegarão a Cidade do Rock por volta das 15 horas. Neste momento, se iniciará a filmagem de toda a preparação deles para o show que farão a partir das 18 horas para o público local no espaço da Sky, encerrando o projeto que conta com divulgação nos canais digitais da marca.

Cisco/NBA

 A NBA Fan Zone, apresentada por Cisco, estará dentro da Game XP, uma nova área que vai ocupar duas das arenas olímpicas e estará integrada à Cidade do Rock. Nela, o público encontrará uma exposição de camisas e memorabilia, com itens raros e históricos, como bolas e tênis autografados pelos astros da liga. A Cisco, parceira da NBA, também oferecerá tecnologias de rede e vídeo para ações interativas, entre elas a “Cisco Telepresence”, uma oportunidade aos fãs de participar de bate-papos em tempo real, por meio de videoconferência, com jogadores da NBA. O espaço ocupará uma área de 1.000 metros quadrados em uma das arenas. Do lado de fora, ficará a Experience Bay, uma meia-quadra na qual o público poderá participar de desafios e brincadeiras. Grafite, arte, dança e outras surpresas estão previstas. Durante o evento, os fãs serão convidados a usar a hashtag #NBAnoRockInRio. A Nike é parceira do projeto.

Ipiranga

A Ipiranga é a patrocinadora da montanha-russa, uma das principais atrações do festival e sucesso de público em edições passadas. A marca também terá um filtro exclusivo no Snapchat, ativado por geolocalização apenas para quem estiver na Cidade do Rock. Playlists temáticas sobre o festival também serão lançadas no perfil Ipiranga.

Simulação do espaço da marca Doritos (crédito: divulgação)

Doritos

Pela segunda edição consecutiva, Doritos lançou uma versão especial do snack com três diferentes intensidades de pimenta que estará no mercado até o final de outubro. Na Cidade do Rock, ela levará sete bandas anônimas para se apresentarem em uma garagem montada no gramado do evento. Elas foram escolhidas através de um concurso. Participações especiais de grandes nomes do rock nacional prometem surpreender os integrantes da banda e os fãs.

Sempre Livre

O apoio da Sempre Livre ao Rock in Rio faz parte da estratégia de lançamento da linha premium Adapt Plus. A marca, que esteve presente na última edição do festival no Brasil, estará na Cidade do Rock com as influenciadoras Nah Cardoso, Tatá Estaniecki, Thaynara OG, Camila Loures e Giovanna Ferrarezi. Elas farão postagens em suas redes sociais sobre as suas experiências no evento e sobre os diferenciais da linha Adapt Plus, com a hashtag #sejoga. A Sempre Livre também utilizará o digital de outras formas para ativar seu apoio ao evento: um filtro geolocalizado para Snapchat permitirá que os usuários que estiverem na Cidade do Rock tirem fotos personalizadas com a marca.

Oi

A Oi é patrocinadora do Game Experience, uma das novidades deste ano do Rock in Rio. Para ativar seu patrocínio, a marca dará a oportunidade para seis mil estudantes da rede pública vivenciarem parte da experiência oferecida na Game XP, que acontece em um espaço batizado de Oi Game Arena. No estande da Oi no local haverá um espaço para carregar celulares e Oi Wi-Fi aberto ao público, além de jogos clássicos como Genius, Fliperama, Pula-Pirata e Air Hockey. Um dos destaques da ativação da Oi acontecerá no dia 21 de setembro, quando o surfista Gabriel Medina comentará uma partida de CS:GO que acontecerá no telão gigante do espaço, a maior tela já montada no mundo para eventos do tipo, com 75 metros de comprimento e 20 metros de altura, totalizando 1.400 metros quadrados de projeções. Nela, os melhores gamers do Brasil disputarão jogos como “Injustice 2 “, “Clash royale” “Pro-evolution soccer 2018” e “Just dance”, com narração ao vivo.

Habibs

Apoiadora oficial do Rock in Rio, a rede terá dez pontos de venda distribuídos no evento. Um painel, instalado na loja localizada ao lado do Palco Mundo, exibirá fotos das pessoas que usarem a hashtag #geniodorock nas mídias sociais. O logo do Habib’s também acompanhará o ritmo das músicas com movimentos e cores alinhados à frequência musical.

Maybelline NY

crédito: divulgação

A marca do grupo L’Oréal preparou diversas ativações para o festival, entre elas, um estande exclusivo com um time de maquiadores à disposição do público. Nos cerca de 60 metros quadrados, os produtos de Maybelline estarão disponíveis para testes e também para compra. Haverá, ainda, um espaço exclusivo para produção de fotos interativas. A marca também estará envolvida em outro momento inesquecível durante o evento: todas as noivas que casarão no projeto “Eu vou Casar no Rock in Rio”, em uma Capela em plena Cidade do Rock, serão produzidas com maquiagens Maybelline, pelas mãos de Juliana Rakoza, maquiadora oficial da marca no Brasil.

Leader

A rede Leader Magazine terá um espaço com o tema Clube do Vinil, criado pela VZA Expomídia. A ideia é oferecer um clima descontraído e motivador, remetendo aos áureos tempos dos discos de vinil.

Sadia

A marca lançou uma edição especial do Salamitos, com embalagens personalizadas que levam personagens de rock em seu design. Nos dias do evento, a Sadia promoverá a Salamitos Parade, que será uma ativação com uma banda itinerante com integrantes caracterizados como o produto. Ela circulará pelo evento dando espaço para participação do público, já que a vaga do vocalista estará vaga justamente para ser ocupada por um dos espectadores do Rock in Rio. Ao som de um boom box, as pessoas poderão participar da ação, dublando os sucessos tocados e fotografando com os integrantes, que estarão caracterizados como o produto. A marca também terá um espaço na Cidade do Rock com uma cenografia que lembra um estúdio de música. Nele, o público poderá interagir virtualmente com uma tela com uma reprodução de uma banda de Salamitos.

Microsoft e Intel

A Microsoft e a Intel montaram um truck especial dentro da área GameXP. Nele, os visitantes podem testar e conhecer novos modelos de computadores das melhores marcas. Além disso, na área Xbox, alguns dos maiores games da plataforma estarão disponíveis para que o público jogue enquanto o evento acontece. A ação é assinada pelo Doca Group.

Colgate

Apoiadora do Rock in Rio pela segunda edição consecutiva com o enxaguante bucal Colgate Plax Ice Glacial, a marca contará com espaço interativo na Cidade do Rock. Feito quase inteiramente de telas de LED, ele terá o jogo “Rock Real Match”, idealizado para ajudar o usuário a encontrar o seu par de maior afinidade no festival a partir de perguntas e respostas. Além do público em geral, o espaço receberá influenciadores e celebridades.

Sony Music

Com o objetivo de ativar sua plataforma de shows Filtr LIVE, a Sony estará presente no Rock in Rio com um espaço de 25 m2 na Rock District. Nele, o público terá acesso a uma cabine multissensorial de música, onde poderá ouvir e sentir a música. Isso porquê o espaço é composto por mapping em suas paredes e conta com equipamentos que produzirão efeitos especiais. Outra ação desenvolvida pela Sony será o Filtr Cover: o participante que chegar no local terá quatro opções de capa para escolher, em seguida irá até o chroma key e será clicado em sua pose. Quem participar poderá ter uma playlist customizada no Spotify com a curadoria do Filtr, marca mundial de playlist de propriedade da Sony, tendo a foto do Filtr Cover como capa. A imagem ainda irá para o painel de LED na fachada do espaço.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé

    Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé

    Iniciativa conta a história do Rei do Futebol, além de trazer itens pessoais do jogador

  • Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público

    Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público

    A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário