Linha Branca tem IPI menor ate junho
Governo confirma ampliação do prazo de desoneração para fogões, geladeiras, lavadoras de roupa e tanquinhos
Governo confirma ampliação do prazo de desoneração para fogões, geladeiras, lavadoras de roupa e tanquinhos
Janaina Langsdorff
23 de abril de 2012 - 9h00
A desoneração da linha branca será mantida até junho. Inicialmente previsto para valer entre dezembro de 2011 e março de 2012, o benefício acaba de ter a ampliação do seu prazo confirmada pelo governo, que agora discute com representantes do setor a possibilidade de estender a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para fogões (de 4% para zero), geladeiras (de 15% para 5%), máquinas de lavar (20% para 10%) e tanquinhos (de 10% para zero) por mais seis ou nove meses. O objetivo é manter o estímulo ao consumo.
Entre dezembro e fevereiro, as vendas de eletrodomésticos da linha branca cresceram em média 22,63%, segundo dados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) publicados na edição dessa sexta-feira, 23, pelo jornal Folha de S. Paulo. Já a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), estima um acréscimo entre 10% a 15% nas vendas realizadas durante a vigência da medida, puxadas especialmente pelas lavadoras de roupa.
Objetos de desejo
Segundo a pesquisa O Observador – realizada pela Cetelem BGN, empresa do grupo BNP Paribas, em parceria com a Ipsos Public Affairs – os eletrodomésticos são hoje o segundo principal objeto de desejo do brasileiro, atrás somente da intenção de compra de móveis. Das 1,5 mil pessoas entrevistadas no mês de dezembro do ano passado em nove capitais, 30% pretendem adquirir eletrodomésticos e 38% almejam gastar mais com a compra de móveis em 2012. Em terceiro lugar estão as compras ligadas à área de lazer/viagem, seguida por telefone celular, tevê, hi-fi e vídeo, computador doméstico, decoração, carro, ferramentas do tipo “faça você mesmo”, propriedades, motos e equipamentos esportivos.
Compartilhe
Veja também
Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?
Pesquisa da Kids Corp. mapeou as diferenças entre os desejos dos pequenos de diferentes faixas etárias
Largo da Batata Ruffles: marca quer transformar espaço em área de cultura
Com foco em melhorar o Largo da Batata, a marca de batata chips da PepsiCo assina contrato de dois anos que prevê revitalização e zeladoria do espaço