Streaming atrai por praticidade e variedade
Levantamento do aplicativo de pesquisas MeSeems mostra que, dos usuários de conteúdo on demand, 55% consideram disponibilidade a principal vantagem
Levantamento do aplicativo de pesquisas MeSeems mostra que, dos usuários de conteúdo on demand, 55% consideram disponibilidade a principal vantagem
Luiz Gustavo Pacete
16 de novembro de 2015 - 3h37
Assistir à novela no táxi, ver o capítulo da série preferida na hora do almoço, rever ou assistir ao reality que não deu para acompanhar antes.
Essas são algumas das principais vantagens de plataformas de streaming como Netflix, NET Now ou Globosat Play, apontadas pelos próprios assinantes.
O estudo feito a pedido do Meio & Mensagem analisou os dados de frequência de consumo das mídias TV aberta, TV a cabo e on demand entre mil entrevistados.
A conclusão é de que a TV aberta ainda é a que tem maior penetração entre o público. Apenas 13% não costumam assistir, enquanto para o on demand esse percentual é de 41%.
Há uma tendência de que os mais jovens, até 30 anos, consumam mais esse tipo de conteúdo que os mais velhos. É o caso do vigilante paulista Diego Luiz de Oliveira, de 25 anos que passou a assinar o R7 Play, plataforma de streaming da Record, para assistir à novela Os Dez Mandamentos.
O serviço de Vídeo on Demand (VOD) da Record, lançado em junho, e o Globo Play, anunciado no início do mês pela Globo, cobram pelo conteúdo. Já o SBT e a Band dispensam a assinatura para ampliarem as possibilidades de projetos com as marcas. A RedeTV! planeja seu streaming para o início de 2016 que também será pago.
Preferências
Em relação ao conteúdo que é mais interessante em cada um dos três canais, as "Notícias Ao Vivo" são o destaque da TV aberta. Os "Filmes" são o principal material da TV a cabo e on demand. Na TV a cabo, o "Conteúdo Educativo’ e os "Eventos ao vivo" são considerados interessantes.
Das pessoas que assistem TV aberta, a maioria também está na TV a cabo. Já entre os respondentes que assistem TV a cabo, 74% também assistem TV aberta. Dentre esse público, cresce o número de pessoas que também assiste conteúdo on demand: 40%.
Entre os entrevistados que consomem conteúdo on demand, 74% assistem TV a cabo, no mesmo exemplo, a penetração da TV aberta cai para 61%.
Nível de satisfação
O conteúdo on demand é o que gera mais satisfação entre os assinantes: 90%. Enquanto a TV a cabo também tem bom índice: 82% de satisfação.
A TV aberta possui apenas meta dos seus usuários satisfeitos, 50% e os insatisfeitos somam mais de um quarto daqueles que consomem conteúdo por esse meio.
Adicionalmente, a pesquisa também identificou entre os respondentes da pesquisa, que as operadoras de TV a cabo mais comuns são NET e Sky. Cada uma tem cerca de um terço dos respondentes como seus clientes.
Entre as marcas de conteúdo on demand, as mais utilizadas são Netflix com 66% da audiência de streaming. O YouTube possui 65% e NET Now 15%. O HBO Go 17% e o Globosat Play 11%.
A TV, o notebook e o smartphone dividem o posto de device mais utilizados para assistir conteúdo on demand: televisão 52%, computador e notebook 51%, smartphone 51% e tablet 12%.
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