52% das pessoas acima de 60 têm dificuldade de achar produtos
Estudo "Mais Idade", realizado pela Globo, indica que 72% desse público acredita que as lojas não estão preparadas para lidar com a longevidade
52% das pessoas acima de 60 têm dificuldade de achar produtos
Buscar52% das pessoas acima de 60 têm dificuldade de achar produtos
BuscarEstudo "Mais Idade", realizado pela Globo, indica que 72% desse público acredita que as lojas não estão preparadas para lidar com a longevidade
Amanda Schnaider
28 de junho de 2019 - 6h27
As pessoas com 60 anos ou mais, no Brasil, sentem falta de produtos, serviços ou marcas que se aproximem do universo dessa geração. Essa é uma das conclusões do estudo “Mais Idade”, realizado pelas áreas de inteligência de mercado do marketing e de pesquisa da Globo. O levantamento indica insights do novo perfil de consumo e comportamento dos brasileiros de 60 anos ou mais, seus interesses e desejos.
Mais da metade deste público — 52% dos entrevistados — afirma sentir dificuldade em encontrar produtos e serviços que atendam às suas necessidades, enquanto 72% dizem que as lojas não estão preparadas para lidar com a longevidade.
Dados de pesquisa de mercado realizada com as 250 maiores empresas de bens de consumo do mundo, ajudam a explicar. De todas elas, 35 atuam no Brasil com a venda de produtos no autosserviço, mas apenas cinco desses produtos são para o público de 60 anos ou mais. E, a maioria desses produtos são suplementos alimentares, o que não representa o desejo desse grupo de pessoas.
Atualmente, 56% deles buscam por vestuários, calçados e acessórios que façam com que se sintam bem e representados; 40%, por alimentos que atendam a necessidades específicas; 36%, por serviços de turismo; 31%, por cursos em geral; 27%, por produtos de beleza e higiene pessoal; e 22%, por cursos de línguas e idiomas. Este cenário que faz com que esse grupo de pessoas se sintam excluídos, sentimento que ganha força com a representação irreal e desatualizada em peças de publicidade e produtos de entretenimento.
Neste sentido, Flavia Molina, diretora de marketing integrado da Globo, comenta que o que mais chamou sua atenção em relação ao estudo é “a ampla gama de oportunidades que o mercado ainda tem para se conectar e fazer parte da jornada desse público”. Este público movimenta R$ 1,8 trilhão por ano, R$ 15 bilhões apenas no mercado digital, sendo que 57% deles consideram uma ida ao supermercado como um momento de passeio e 42% entendem o momento de compras como sinônimo de prazer. Além disso, o estudo aponta que o atendimento é um dos principais atributos avaliados por esses consumidores, sendo que a cortesia e nível de informação dos vendedores se destacam.
A invisibilidade das mulheres maduras
A diretora reforça que esses são sentimentos que fazem com que cresça a consideração por marcas que façam parte dessa experiência positiva, aumentando a chance de compra de seus produtos. Flavia afirma, ainda, que os resultados da pesquisa trouxeram uma reflexão mais importante: “Começamos a envelhecer no momento em que nascemos, então tentar ignorar essa etapa da vida é uma forma de sermos preconceituosos e negligentes com nós mesmos. A transformação na sociedade brasileira já começou e precisamos nos preparar para fazer parte desse novo momento no Brasil”.
De acordo com Flavia, o estudo, que faz parte de um movimento constante da Globo com diferentes perfis de pessoas, reúne informações de variadas fontes, como pesquisa da Hype60+ e dados da Casa Semio, Instituto Locomotiva, IBGE/PNAD, Kantar IBOPE, Oficina Sophia, SPC & CNDL, Oldiversity e Fórum da Longevidade ESPM. Sendo que, em relação à pesquisa da Hype60+, foram ouvidas mais de 2.200 pessoas, de estados representando as cinco regiões do Brasil, entre junho e julho de 2018.
*Crédito da imagem no topo: Gustavo Scatena/Imagem Paulista/TV Globo
Compartilhe
Veja também
Sportingbet é a primeira casa de apostas a patrocinar a NBA no Brasil
Parceria envolve experiência de jogo, uso da marca da liga em seus produtos, NBA House e integração na transmissão no YouTube
Com naming rights, Grupo CCR apresenta Estação CCR das Artes
Novo espaço cultural em São Paulo será inaugurado no próximo dia 25 de janeiro em meio à celebração dos 471 anos da capital paulista