Após polêmica, Ruffles desiste de projeto no Largo da Batata
Em comunicado, marca da PepsiCo diz que decidiu pela descontinuidade do projeto em São Paulo; subprefeitura havia interrompido ação para analisar a proposta
Após polêmica, Ruffles desiste de projeto no Largo da Batata
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Bárbara Sacchitiello
19 de dezembro de 2024 - 8h43
(Crédito: Reprodução/Facebook)
A PepsiCo, fabricante de Ruffles, divulgou comunicado à imprensa na noite dessa quarta-feira, 18, informando que decidiu descontinuar o projeto de revitalização do Largo da Batata, em São Paulo, que ganharia o apelido de “Largo da Batata Ruffles”.
Anunciada na semana passada, a iniciativa gerou polêmicas. De acordo com a marca, a proposta era revitalizar o espaço do Largo, com a reforma de canteiros e jardins e instalação de novos aparelhos no parque e na academia ao ar-livre. Em troca desses investimentos, o local seria chamado, nas ações de marketing da marca, de “Largo da Batata Ruffles”.
Nas redes sociais, muitas pessoas criticaram o uso do espaço público para uma ação de marketing. Após a publicação de reportagem do portal G1, que apontava que o projeto receberia investimento de R$ 1,1 milhão, mas que tal valor seria utilizado nas obras do local, sem repasse à administração municipal, a Prefeitura declarou que o projeto passaria por uma revisão.
Segundo a administração da cidade, tal projeto de revitalização precisaria do aval da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU). Na ocasião, a PepsiCo declarou que todos os trâmites estavam dentro da Lei e que o acordo teria sido jeito junto à subprefeitura da região de Pinheiros.
A PepsiCo afirmou, ainda, que o projeto de revitalização não se tratava de um acordo de naming rights. Nas redes sociais, nos vídeos e imagens que a empresa havia divulgado sobre a parceria, a marca usou, como chamada de marketing, o nome “Largo da Batata Ruffles”.
No comunicado divulgado nessa quarta-feira, 18, a empresa diz que “decidiu pela descontinuidade do projeto de sua marca Ruffles em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros, para conservação e manutenção do Largo da Batata”.
Segundo a marca, o “objetivo do projeto sempre foi o de oferecer benefícios e melhorias para a população que frequenta o Largo. Lamentamos a percepção que pode ter sido gerada sobre intenções eventualmente diferentes desta”, diz o comunicado.
A nota continua com a companhia reforçando que “tem um histórico de boas práticas de parcerias no estado de São Paulo e em outras regiões do país, e irá repensar a iniciativa como um todo, uma vez que contribuir com o desenvolvimento socioambiental das comunidades continua sendo um forte compromisso da PepsiCo, presente há 70 anos no Brasil. Todas as diretrizes do processo administrativo e leis vigentes foram cumpridas. A PepsiCo é, reconhecidamente, uma das empresas mais éticas do mundo, segundo o Instituto global Ethisphere.”
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