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Marketing

As 10 marcas mais criativas do ano de 2024

Meio & Mensagem lista os anunciantes que, por meio de ações, campanhas e experiências, conseguiram inovar na forma de transmitir a mensagem aos consumidores


18 de dezembro de 2024 - 17h09

marcas mais criativas

(Crédito: Arte M&M)

São diversos os fatores que tornam uma marca um símbolo de criatividade. A capacidade de oferecer ao público algo que se conecte exatamente com sua necessidade e a de refletir, seja por uma ação ou uma campanha, um movimento social ou cultural, estão entre eles.

As marcas que compõem a lista abaixo, elaborada por Meio & Mensagem, conseguiram, ao longo de 2024, conectar-se com a cultura pop e colocar seu nome na memória dos consumidores de forma particular, promovendo ações que reverberam ou que, de alguma forma, ajudaram a solidificar seu posicionamento.

Confira, abaixo, as 10 marcas mais criativas de 2024:

Bis

Sem dúvidas, um dos pontos altos de Bis, marca que integra o portfólio da Mondelez, foi o case “A origem de Morumbis”, criado pela David, para apresentar o novo nome do estádio Cícero Pompeo de Toledo (Morumbi), cuja compra dos naming rights foi oficializada em dezembro de 2023. Recentemente, a marca de chocolates lançou “Chorrindo de felicidade”, da mesma agência, para anunciar o retorno do produto com sabor limão, que estava fora das prateleiras há cerca de uma década. Além disso, como patrocinadora oficial da CCXP pelo segundo ano consecutivo, Bis criou um jogo de RPG para WhatsApp como parte das iniciativas no evento de games. Neste ano, a Mondelez passou a ter um novo CEO no Brasil, o argentino Maximiliano Cardoso, que assumiu a cadeira em fevereiro. Já em outubro, Renata Vieira, ex-Reckitt Hygiene Comercial, se tornou vice-presidente de marketing, no lugar de Álvaro Garcia.

Brahma

Para ajudar os foliões no Carnaval 2024 a curtirem a folia de forma tranquila, a marca da Ambev distribuiu Brahma Phones nas festas das cidades do Rio de Janeiro e Salvador. Em modelo simples, os aparelhos continham apenas apps de transporte e do Zé Delivery; câmera; ligação; e SMS. Outra ação importante, em parceria com Africa Creative, foi a que fez a modelo brasileira Alessandra Ambrósio usar a camisa do Grêmio, com destaque ao nome da marca, na Paris Fashion Week. No mês passado, em outra iniciativa de marketing, Zeca Pagodinho publicou um vídeo em suas redes sociais em que convidava Bruno Mars a conhecer Xerém, bairro em que mora, na Baixada Fluminense, para que juntos pudessem tomar cerveja. Na época, o norte-americano terminava uma longa turnê no Brasil.

Burger King

Iniciativas criativas em diferentes frentes marcaram o ano do Burger King. Uma das mais recentes foi a estratégia para divulgar as promoções de Black Friday, em que a rede de fast food decidiu enviar um Pix simbólico para os clientes para que, na mensagem, pudesse divulgar suas ofertas. Um dia após o primeiro turno das eleições municipais, em ação idealizada pela David, agência que até então detinha a conta, a marca ofereceu batata frita ou onion rings para quem apresentasse o comprovante de votação. Isso foi feito também para incentivar a adesão dos candidatos ao Enem. Neste ano, a Zamp, detentora do BK, Popeyes, Subway e Starbucks, contratou Paulo Camargo, ex-CEO do McDonald’s no Brasil, para comandar a operação da companhia. No marketing, Igor Puga, executivo com passagens por Enjoei e Santander, assumiu o cargo de CMO. Além dessas mudanças, após processo de concorrência em novembro, a AlmapBBDO assumiu a publicidade de todas as marcas do grupo.

Coca-Cola

Não é novidade que a comunicação da Coca-Cola é sinônimo de criatividade e este ano não foi diferente. Pela primeira vez em seus 130 anos, a marca foi nomeada como Creative Brand of the Year pelo Cannes Lions, com uma das campanhas mais premiadas da edição do evento. “Thanks for Coke-Creating”, da VML Nova York, Kansas e São Paulo, conquistou 8 Leões. Em setembro, a marca estreou a campanha institucional “Unidos pelo País que Queremos”, criada pela Edelman e adaptada pela BananaBr para o mercado local. O trabalho enfatizava o poder das ações coletivas da marca junto às suas organizações parceiras. Também neste ano, a Coca-Cola recebeu o Caboré na categoria Anunciante.

Heineken

Com várias campanhas e ações importantes no decorrer do ano, Heineken continua ocupando um lugar entre as marcas mais criativas do Brasil. Neste ano, no Festival de Criatividade de Cannes, “The Gaming Fridge, cocriação entre os escritórios
da Le Pub de Milão e de São Paulo, conquistou 1 Leão de Prata e 1 de Bronze em Entertainment Lions for Gaming. Patrocinadora da F1, a cerveja, em “The Toast”, também da Le Pub, resolveu brindar o legado de Ayrton Senna. A produção, lançada em outubro, relembrou a vitória do piloto no ano de 1991, quando chegou ao final da corrida com o câmbio travado na sexta marcha. No âmbito das ações, a cervejaria, neste ano, realizou a primeira edição do Beer & Culture, parte da sua plataforma de sustentabilidade e cultura Green Your City, em que reune profissionais da indústria da música e do entretenimento para debater questões que impactam a área.

iFood

Em 2024, o iFood, pelo terceiro ano consecutivo, ocupou a liderança no ranking das marcas mais amadas pelos consumidores do País, de acordo com a pesquisa “As marcas que conquistaram o Brasil”, desenvolvida pela Ecglobal e divulgada no final de setembro. Na comunicação, entre as grandes campanhas, a companhia ganhou 1 Ouro em Creative Commerce e 1 Prata em Entertainment for Sport por “Audience Delivery”, criada pela DM9, para a transmissão do jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo de futebol feminino. Além dessa, outra campanha de grande relevância na audiência foi “É o iFood do iFood”, criada também pela DM9, em que Beatriz Reis, a Bia do Brás, participante do BBB 24, apareceu calada, em contraste ao seu jeito expansivo durante o reality.

Itaú

As comemorações do centenário fizeram de 2024 um ano bastante movimentado para o Itaú. Além de ser responsável pelo show de Madonna na Praia de Copacabana, a instituição financeira lançou várias campanhas e ações importantes. Uma delas foi levar Fernanda Montenegro ao Parque Ibirapuera, no espetáculo em que ela leu Simone de Beauvoir, para celebrar os 80 anos de carreira e 95 de vida da atriz. O banco também foi eleito o cliente mais desejado pelos líderes de agências, segundo levantamento feito por Meio & Mensagem.

Mercado Livre

O Mercado Livre foi apontado como o segundo cliente mais desejado pelas principais agências do País, segundo levantamento do Meio & Mensagem com as 50 lideranças das maiores empresas do segmento. Reconhecida pela criatividade, a marca apresentou campanhas importantes ao longo de 2024. A ação inédita “Tá na mão”, desenvolvida pela
Gut, para a Black Friday 2023, por exemplo, conquistou o Grand Prix de Media no Festival Internacional de Criatividade de Cannes neste ano. Outro ponto alto, no início de novembro, também com criação da Gut, foi a ação “Speed Cupons”, que oferecia desconto em painéis de OOH no Parque do Ibirapuera e Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Os cupons apareceram sincronizados com o carro da Williams durante provas da F1 na pista de Interlagos.

Nubank

No início deste ano, em março, o banco apresentou, em campanha criada pela Wieden+Kennedy SP, a nova marca e posicionamento para o Nubank Ultravioleta, vertical voltada para o segmento de alta renda. Com o conceito “Como deve ser”, a estreia do trabalho ocorreu no intervalo do Jornal Nacional e marcou também a renovação do patrocínio ao programa, que acontece desde o ano passado. Outro trabalho de grande relevância foi o curta-metragem “Planos no Papel”, protagonizado por Leslie David Baker, ator conhecido por interpretar Stanley em The Office. Foi a primeira vez que a marca trouxe uma personalidade internacional para sua comunicação, mas não foi a última do ano. No mês passado, a campanha “Nubanc”, também da W+K SP, contou com o ator Matt LeBlanc, o Joey de Friends, e participação.

O Boticário

Com a campanha “Instinto Paterno”, criada pela AlmapBBDO, em que discutia o período de cinco dias de licença parental estabelecido para os homens, O Boticário levou para casa o Leão de Bronze em Glass no Festival de Cannes deste ano. Para o Natal, o curta “O amor ensina”, lançado no final de novembro, tem provocado grande repercussão nas redes sociais, ao falar sobre cuidado dentro da família. Na edição 2024 do Effie Awards Brasil, o Grupo Boticário conquistou o título de Anunciante do Ano e O Boticário foi nomeada Marca do Ano. Além desses reconhecimentos, Renata Gomide, vice-presidente de consumer do grupo, ganhou o Caboré na categoria Profissional de Marketing.

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