Assinar

As marcas mais compradas e mais lembradas nas favelas

Buscar

As marcas mais compradas e mais lembradas nas favelas

Buscar
Publicidade
Marketing

As marcas mais compradas e mais lembradas nas favelas

Tracking das Favelas, da Nós – Novo Outdoor Social, mapeia a relação dos consumidores de periferias de todo o País com anunciantes de dez categorias de produtos e serviços


15 de outubro de 2024 - 6h30

Quase 17 milhões de pessoas moram em mais de 10 mil favelas distribuídas pelas cinco regiões do País. Nestas áreas funcionam mais de 260 mil comércios com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e o potencial de consumo dessas comunidades alcança a casa de R$ 167 bilhões, segundo levantamento da Nós – Novo Outdoor Social, empresa que atua há 12 anos na área de mídia e pesquisas em comunidades brasileiras.

Os dados evidenciam oportunidades que nem todas as marcas estão sabendo aproveitar. A partir deste contexto, a Nós acaba de lançar o Tracking das Favelas, pesquisa que tem como proposta analisar as marcas mais compradas e mais lembradas pelo público em dez categorias, além dos principais atributos associados a cada uma delas.

“A favela parece um ambiente totalmente desprovido de riqueza, mas não. As pessoas estão no mercado, seja empreendendo ou na área de serviço. Vejo que grande parte do mercado já entendeu, mas esse tracking vem para dar uma sintonia maior para a percepção das marcas para esses bairros”, afirma Emilia Rabello, fundadora e CEO da Nós – Novo Outdoor Social.

Os segmentos analisados são: alimentos, bancos e serviços financeiros, bebidas alcoólicas, bebidas não alcoólicas, entretenimento online, higiene e beleza, operadoras de telefonia, sites de compra, materiais de limpeza e materiais de construção.

As marcas mais lembradas e as mais compradas

Das dez marcas líderes em Top of mind, sete também são as mais compradas (veja o Top 3 de cada uma das categorias abaixo). São elas Nubank (bancos e serviços financeiros), Skol (bebidas alcoólicas), Coca-Cola (bebidas não alcoólicas), YouTube (entretenimento online), Omo (materiais de limpeza), Tigre (materiais de construção) e Shoppe (sites de compra).

Em alimentos, Sadia é a mais lembrada enquanto a Nestlé é a mais comprada. A Claro é Top of Mind em operadoras de telefonia e a Vivo é a mais escolhida. Já Dove é a mais lembrada em higiene e beleza, mas a mais comprada na categoria é O Boticário.

Metodologia

A pesquisa online tem amostra mensal de 800 pessoas moradoras de favelas e comunidades do Brasil. A cada mês, a Nós – Novo Outdoor Social dispara um questionário com sete perguntas para sua base de 200 mil pessoas de cinco mil favelas distribuídas pelo Brasil.

Ao atingir 800 respostas, começa a tabulação dos resultados, e 20% das respostas são checadas. Com isso, a margem de acerto é de 97% e a margem de erro, de 3%. A base de dados e as ferramentas de pesquisa online ficam hospedadas na plataforma da PiniOn.

Os primeiros resultados do Tracking das Favelas foram apresentados na edição 2024 do Maximídia. A partir da edição desta semana do Meio & Mensagem, o jornal publicará, mensalmente, com exclusividade, os principais destaques e insights do levantamento.
Atributos das marcas

Os respondentes da pesquisa também são questionados sobre os principais atributos associados às marcas. No escopo das Top 3 de todas as categorias, os mais citados são: eu confio, valoriza a diversidade, tem qualidade, eu admiro, é transparente, é para todos, é fácil de encontrar, é sustentável, facilita minha vida e me identifico.

O levantamento também identifica as marcas consideradas mais sustentáveis. A líder do ranking, com 60% das citações, é a Coca-Cola, seguida pela Vivo, com 56% das menções. O pódio inclui, ainda, O Boticário, com 46%. Aparecem na sequência, pela ordem, Nubank, Ypê, YouTube, Sadia e Heineken.

Marcas mais compradasoTop of Mind (número de citações)
AlimentosoAlimentos
1Nestlé58,2%o1Sadia623
2Sadia56,2%o2Nestlé205
3Nescau54,4%o3Seara189
Bancos e serviços financeirosoBancos e serviços financeiros
1Nubank47,1%o1Nubank630
2Caixa Econômica34,3%o2Itaú329
3PicPay25,8%o3Bradesco308
Bebidas alcoólicasoBebidas alcoólicas
1Skol39%o1Skol426
2Heineken38,3%o2Brahma302
3Brahma37,1%o3Heineken244
Bebidas não-alcoólicasoBebidas não-alcoólicas
1Coca-Cola77,8%o1Coca-Cola520
2Fanta54,2%o2Fanta38
3Guaraná52%o3Del Valle24
Entretenimento onlineoEntretenimento online
1YouTube51,5%o1YouTube716
2Netflix48,6%o2Instagram378
3WhatsApp48,2%o3TikTok189
Higiene e belezaoHigiene e beleza
1O Boticário54,7%o1Dove324
2Natura49,4%o2Natura254
3Colgate47,3%o3O Boticário227
Materiais de construçãooMateriais de construção
1Tigre67%o1Tigre139
2Coral53%o2Poty59
3Suvinil51%o3Votorantim41
Materiais de limpezaoMateriais de limpeza
1OMO51,4%o1OMO189
2Bombril50,9%o2Veja143
3Tixan Ypê50,2%o3Ypê124
Operadoras de telefoniaoOperadoras de telefonia
1Claro56,3%o1Vivo508
2Vivo54,5%o2Claro496
3TIM52,9%o3TIM462
Sites de compraoSites de compra
1Shopee60,5%o1Shopee657
2Mercado Livre57,5%o2Mercado Livre493
3Magazine Luiza30,8%o3Amazon186

Fonte: Tracking das Favelas, da Nós — Novo Outdoor Social

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mari Maria lança glosses temáticos em parceira com Burger King

    Mari Maria lança glosses temáticos em parceira com Burger King

    Edição limitada será comercializada com combo nas lojas participantes e têm cores que remetem a produtos da loja de fast food

  • Tok&Stok e Mobly: os rumos das marcas após a fusão

    Tok&Stok e Mobly: os rumos das marcas após a fusão

    Apesar de seguirem com operações independentes, marcas querem aproveitar sinergia para reduzir custos e ampliar a demanda por parte dos consumidores