As marcas mais valiosas do futebol brasileiro
Flamengo (US$ 99,9 milhões), Palmeiras (US$ 85,1 milhões) e São Paulo (US$ 55,7 milhões) lideram o relatório Brand Finance Futebol 50 2024
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Fernando Murad
17 de julho de 2024 - 5h01
Se dentro de campo Flamengo e Palmeiras têm disputado os principais títulos do continente nos últimos, fora dos gramados o duelo se repete. O rubro-negro é o líder, seguido pelo alviverde, do ranking nacional do relatório global Brand Finance 50 2024, que avalia o valor da marca dos times de futebol.
Apesar de uma queda de 2%, o Flamengo se manteve na primeira colocação da lista, pelo terceiro ano consecutivo, com US$ 99,9 milhões. O índice de força da marca do clube também registrou declínio – passou de 77,8 para 74,9 –, mas continua sendo o mais forte entre as marcas do futebol brasileiro.
De acordo com o relatório, a resiliência é atribuída à garantia de um dos maiores acordos de patrocínio da história do futebol brasileiro com a empresa de apostas Pixbet. No entanto, neste ano o time não conseguiu se manter na lista das 50 marcas de futebol mais valiosas do mundo. No ano passado, o brasileiro foi o único não europeu no ranking mundial.
O Palmeiras se manteve em segundo lugar com aumento de 9% no valor da marca, alcançando US$ 85,1 milhões. Já o índice de força da marca do clube teve queda de 72,8 para 70,4. O São Paulo, por sua vez, foi o responsável pelo maior avanço no ranking: com crescimento de 55%, atingiu US$ 55,7 milhões, passando da quinta para a terceira colocação. O índice de força do tricolor foi de 66,2.
O Red Bull Bragantino entrou no Top 10 na nona posição, com valor de marca de US$ 21 milhões. O Santos, oitavo colocado na edição 2023 e rebaixado para a Série B do Brasileirão, deixou a lista. Completam o ranking Corinthians (US$ 49,1 milhões, em quarto), Grêmio (US$ 34,5 milhões, em quinto), Atlético Mineiro (US$ 34 milhões, em sexto), Internacional (US$ 31,5 milhões, em sétimo), Fluminense (US$ 30,5 milhões, em oitavo) e Athletico Paranaense (US$ 21 milhões, em décimo).
Após perder o trono na edição do ano passado para o Manchester City, o Real Madrid está de volta ao topo do ranking global. O time espanhol registrou aumento de 19% e alcançou valor de marca de US$ 1,8 bilhão. Os merengues lideraram o ranking de 2019 a 2022.
O Manchester City teve um incremento menor, de 10%, e chegou a US$ 1,7 bilhão, voltando para a segunda colocação. O Barcelona se manteve em terceiro lugar no ranking. O valor da marca do time aumentou 16% e foi para US$ 1,65 bilhão.
De acordo com Eduardo Chaves, sócio-diretor da Brand Finance do Brasil, a avaliação das marcas dos cubes de futebol é essencial para o crescimento tanto do time quanto do negócio, pois fortalece o engajamento com os torcedores, atrai patrocinadores e aumenta as receitas provenientes de produtos licenciados e direitos de transmissão.
“A gestão eficaz da marca de um clube de futebol é diretamente associada à sua sustentabilidade financeira. Clubes bem geridos, que investem na evolução de sua marca, tendem a atrair mais investimentos e patrocinadores, resultando em uma base financeira mais sólida. Isso inclui estratégias de marketing, relacionamento com os fãs, parcerias comerciais e inovações tecnológicas”, disse em comunicado.
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