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Marketing

Assaí lança operação de retail media

Unidade da Vila Maria, em São Paulo, foi a primeira a receber os painéis de LED e até 50 outras lojas, em diferentes capitais, receberão os equipamentos até o final do ano


29 de abril de 2024 - 5h05

O Assaí Atacadista, rede com mais de 290 lojas no País, está inaugurando sua operação de retail media. O objetivo da empresa de atacarejo é aproveitar o potencial de negócios dos mais de 35 milhões de clientes que passam pelas suas lojas mensalmente. A unidade da Vila Maria, em São Paulo, foi a primeira a receber os painéis de LED. Até o final deste ano, o Assaí pretende implementar a operação em até 50 lojas em diferentes capitais brasileiras.

A operação da nova área é de responsabilidade do núcleo de trade marketing da varejista. O marketing do Assaí é organizado por núcleos de atuação e por hubs regionais e, para a estratégia de retail media, a empresa está reformulando o grupo para cuidar da nova área. Ambev e Modelez foram as primeiras marcas a anunciar nas telas do Assaí.

Assaí Vila Maria

Unidade do Assaí na Vila Maria, em São Paulo, foi a primeira a receber os painéis de LED (crédito: divulgação)

De acordo com Jonatas Calábria, gerente de marketing do Assaí Atacadista, a nova estratégia de retail media vai ao encontro do novo momento do Assaí. De 2021 a 2023, a rede inaugurou 115 lojas e tem planos de realizar 15 aberturas, em 2024. Além disso, estão projetadas 20 inaugurações para 2025. Como a segunda maior varejista do Brasil, o Assaí alcançou faturamento de R$ 72,8 bilhões em 2023 e se tornou a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros, segundo dados da NielsenIQ Homescan.

Propriedades da estratégia de retail media do Assaí

“Isso, naturalmente, levou a uma maior presença do Assaí em todo o Brasil, o que, por sua vez, tem como consequência direta a conquista de uma nova parcela de públicos e clientes. A estratégia de retail media do Assaí oferece aos anunciantes a oportunidade de alcançar visibilidade, além de direcionar com ênfase para a conversão, permitindo que as marcas ampliem a oferta de produtos dentro de um mesmo espaço. Temos o objetivo de estreitar o nosso relacionamento com nossos parceiros comerciais ao mesmo tempo em que seguimos elevando o nível de serviço para nossos clientes”, afirma Jonatas.

Além das telas, a estratégia de retail media da empresa inclui o aplicativo do Assaí. Lançado em 2023, o app está integrado às oportunidades da área. A empresa já superou a marca de 13 milhões de clientes cadastrados em um ano.

Com salões de vendas que podem atingir até 10 mil metros quadrados, a rede também oferece oportunidades de ativações físicas. Na Páscoa, por exemplo, numa ação de Lacta e Bis, marcas da Mondelez, a rede instalou um pórtico de LED na entrada do Assaí Anhanguera. Além disso, um estande dos chocolates foi montado poucos passos após o pórtico.

Pórtico de Bis no Assaí Anhanguera

Pórtico digital de Bis na loja Assaí Anhanguera: ação especial de Páscoa (crédito: divulgação)

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